Assédio Moral e Resiliência no Ensino Público
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2018 |
Other Authors: | , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Org & Demo (Online) |
Download full: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/4983 |
Summary: | As organizações são constituídas por ambientes de poder, subordinação e controle. Essas características propiciam o surgimento de adversidades e distúrbios nos relacionamentos entre os indivíduos inseridos nesse contexto. O assédio moral é um dos comportamentos disfuncionais que emergem nesses ambientes e que pode provocar uma sucessão de impasses, doenças e perturbações. Neste estudo, buscou-se conhecer a correlação existente entre os construtos “percepção de assédio moral” e “resiliência humana” em professores do ensino público, nos níveis fundamental e médio. Os resultados evidenciaram o relacionamento entre os construtos a partir da correlação entre algumas variáveis, totalizando 20 correlações significativas. Os achados demostram que difamações, exclusões e críticas em público são pontos cruciais na percepção de assédio moral pelos professores e que essas variáveis estão associadas à realização das atividades, à disciplina e à energia do profissional. |
id |
UNESP-36_2877c352d445e130db5f5eb321e2ed30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/4983 |
network_acronym_str |
UNESP-36 |
network_name_str |
Org & Demo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Assédio Moral e Resiliência no Ensino PúblicoAssédio MoralResiliênciaSofrimento no trabalho.As organizações são constituídas por ambientes de poder, subordinação e controle. Essas características propiciam o surgimento de adversidades e distúrbios nos relacionamentos entre os indivíduos inseridos nesse contexto. O assédio moral é um dos comportamentos disfuncionais que emergem nesses ambientes e que pode provocar uma sucessão de impasses, doenças e perturbações. Neste estudo, buscou-se conhecer a correlação existente entre os construtos “percepção de assédio moral” e “resiliência humana” em professores do ensino público, nos níveis fundamental e médio. Os resultados evidenciaram o relacionamento entre os construtos a partir da correlação entre algumas variáveis, totalizando 20 correlações significativas. Os achados demostram que difamações, exclusões e críticas em público são pontos cruciais na percepção de assédio moral pelos professores e que essas variáveis estão associadas à realização das atividades, à disciplina e à energia do profissional. Faculdade de Filosofia e Ciências2018-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/498310.36311/1519-0110.2018.v19n1.04.p45ORG & DEMO; v. 19 n. 1 (2018); 45-60ORG & DEMO; Vol. 19 No. 1 (2018); 45-60ORG & DEMO; Vol. 19 Núm. 1 (2018); 45-602238-57031519-0110reponame:Org & Demo (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/4983/5357Copyright (c) 2018 Revista ORG & DEMOinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Juliana LopesPinto, Francisco RobertoCâmara, Samuel Façanha2020-07-30T17:01:53Zoai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/4983Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemoPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/oaiorgdemo.marilia@unesp.br2238-57031519-0110opendoar:2020-07-30T17:01:53Org & Demo (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Assédio Moral e Resiliência no Ensino Público |
title |
Assédio Moral e Resiliência no Ensino Público |
spellingShingle |
Assédio Moral e Resiliência no Ensino Público Moraes, Juliana Lopes Assédio Moral Resiliência Sofrimento no trabalho. |
title_short |
Assédio Moral e Resiliência no Ensino Público |
title_full |
Assédio Moral e Resiliência no Ensino Público |
title_fullStr |
Assédio Moral e Resiliência no Ensino Público |
title_full_unstemmed |
Assédio Moral e Resiliência no Ensino Público |
title_sort |
Assédio Moral e Resiliência no Ensino Público |
author |
Moraes, Juliana Lopes |
author_facet |
Moraes, Juliana Lopes Pinto, Francisco Roberto Câmara, Samuel Façanha |
author_role |
author |
author2 |
Pinto, Francisco Roberto Câmara, Samuel Façanha |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Juliana Lopes Pinto, Francisco Roberto Câmara, Samuel Façanha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Assédio Moral Resiliência Sofrimento no trabalho. |
topic |
Assédio Moral Resiliência Sofrimento no trabalho. |
description |
As organizações são constituídas por ambientes de poder, subordinação e controle. Essas características propiciam o surgimento de adversidades e distúrbios nos relacionamentos entre os indivíduos inseridos nesse contexto. O assédio moral é um dos comportamentos disfuncionais que emergem nesses ambientes e que pode provocar uma sucessão de impasses, doenças e perturbações. Neste estudo, buscou-se conhecer a correlação existente entre os construtos “percepção de assédio moral” e “resiliência humana” em professores do ensino público, nos níveis fundamental e médio. Os resultados evidenciaram o relacionamento entre os construtos a partir da correlação entre algumas variáveis, totalizando 20 correlações significativas. Os achados demostram que difamações, exclusões e críticas em público são pontos cruciais na percepção de assédio moral pelos professores e que essas variáveis estão associadas à realização das atividades, à disciplina e à energia do profissional. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/4983 10.36311/1519-0110.2018.v19n1.04.p45 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/4983 |
identifier_str_mv |
10.36311/1519-0110.2018.v19n1.04.p45 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/4983/5357 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista ORG & DEMO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista ORG & DEMO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
ORG & DEMO; v. 19 n. 1 (2018); 45-60 ORG & DEMO; Vol. 19 No. 1 (2018); 45-60 ORG & DEMO; Vol. 19 Núm. 1 (2018); 45-60 2238-5703 1519-0110 reponame:Org & Demo (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Org & Demo (Online) |
collection |
Org & Demo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Org & Demo (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
orgdemo.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797049362844483584 |