Assédio Moral e Resiliência no Ensino Público

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Main Author: Moraes, Juliana Lopes
Publication Date: 2018
Other Authors: Pinto, Francisco Roberto, Câmara, Samuel Façanha
Format: Article
Language: por
Source: Org & Demo (Online)
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Summary: As organizações são constituídas por ambientes de poder, subordinação e controle. Essas características propiciam o surgimento de adversidades e distúrbios nos relacionamentos entre os indivíduos inseridos nesse contexto. O assédio moral é um dos comportamentos disfuncionais que emergem nesses ambientes e que pode provocar uma sucessão de impasses, doenças e perturbações. Neste estudo, buscou-se conhecer a correlação existente entre os construtos “percepção de assédio moral” e “resiliência humana” em professores do ensino público, nos níveis fundamental e médio. Os resultados evidenciaram o relacionamento entre os construtos a partir da correlação entre algumas variáveis, totalizando 20 correlações significativas. Os achados demostram que difamações, exclusões e críticas em público são pontos cruciais na percepção de assédio moral pelos professores e que essas variáveis estão associadas à realização das atividades, à disciplina e à energia do profissional. 
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