Autogestão e lógica de mercado: a experiência da Colônia Cecília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BEHR, Ricardo Roberto
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: PAULA, Ana Paula Paes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Org & Demo (Online)
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/4641
Resumo: O objetivo desta pensata é descrever e analisar a implantação e declínio da Colônia Cecília no Brasil tendo em vista o que quanto esta experiência pode nos auxiliar a refletir criticamente sobre a teoria organizacional contemporânea, principalmente no que se refere às práticas autogestionárias e à economia solidária. Para isto foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a história da Colônia Cecília, bem como feita uma visita ao que restou da mesma em Palmeira no Paraná, onde foram gravados os depoimentos de Ewaldo eEliziane Agotanni, que preservam a tradição anarquista do fabrico artesanal do vinho. A pensata está estruturada da seguinte forma: em primeiro lugar, realizamos uma discussão da implantação da Colônia Cecília e dos princípios anarquistas. Em seguida apresentamos a forma como era tratada a hierarquia entre os colonos e a importância do amor livre na tentativa de romper com qualquer tipo de opressão, bem como as dificuldades enfrentadas na constituição da Colônia. Discutimos então os fatores que desencadearam o declínio e o fim da experiência, apontando o seu legado. Na conclusão fazemos um sumário sobre este experimento anarquista e encaminhamos questões paraa reflexão e a crítica das atuais tentativas de organização autogestionária, gerando uma agenda de pesquisa.
id UNESP-36_48090322fc74e866b386e44702601c83
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/4641
network_acronym_str UNESP-36
network_name_str Org & Demo (Online)
repository_id_str
spelling Autogestão e lógica de mercado: a experiência da Colônia CecíliaautogestãoautonomiaanarquismoColônia CecíliahistóriaO objetivo desta pensata é descrever e analisar a implantação e declínio da Colônia Cecília no Brasil tendo em vista o que quanto esta experiência pode nos auxiliar a refletir criticamente sobre a teoria organizacional contemporânea, principalmente no que se refere às práticas autogestionárias e à economia solidária. Para isto foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a história da Colônia Cecília, bem como feita uma visita ao que restou da mesma em Palmeira no Paraná, onde foram gravados os depoimentos de Ewaldo eEliziane Agotanni, que preservam a tradição anarquista do fabrico artesanal do vinho. A pensata está estruturada da seguinte forma: em primeiro lugar, realizamos uma discussão da implantação da Colônia Cecília e dos princípios anarquistas. Em seguida apresentamos a forma como era tratada a hierarquia entre os colonos e a importância do amor livre na tentativa de romper com qualquer tipo de opressão, bem como as dificuldades enfrentadas na constituição da Colônia. Discutimos então os fatores que desencadearam o declínio e o fim da experiência, apontando o seu legado. Na conclusão fazemos um sumário sobre este experimento anarquista e encaminhamos questões paraa reflexão e a crítica das atuais tentativas de organização autogestionária, gerando uma agenda de pesquisa.Faculdade de Filosofia e Ciências2015-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/464110.36311/1519-0110.2014.v15n2.4641ORG & DEMO; v. 15 n. 2 (2014)ORG & DEMO; Vol. 15 No. 2 (2014)ORG & DEMO; Vol. 15 Núm. 2 (2014)2238-57031519-0110reponame:Org & Demo (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/4641/3402Copyright (c) 2015 Revista ORG & DEMOhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBEHR, Ricardo RobertoPAULA, Ana Paula Paes de2022-02-18T12:26:05Zoai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/4641Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemoPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/oaiorgdemo.marilia@unesp.br2238-57031519-0110opendoar:2022-02-18T12:26:05Org & Demo (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Autogestão e lógica de mercado: a experiência da Colônia Cecília
title Autogestão e lógica de mercado: a experiência da Colônia Cecília
spellingShingle Autogestão e lógica de mercado: a experiência da Colônia Cecília
BEHR, Ricardo Roberto
autogestão
autonomia
anarquismo
Colônia Cecília
história
title_short Autogestão e lógica de mercado: a experiência da Colônia Cecília
title_full Autogestão e lógica de mercado: a experiência da Colônia Cecília
title_fullStr Autogestão e lógica de mercado: a experiência da Colônia Cecília
title_full_unstemmed Autogestão e lógica de mercado: a experiência da Colônia Cecília
title_sort Autogestão e lógica de mercado: a experiência da Colônia Cecília
author BEHR, Ricardo Roberto
author_facet BEHR, Ricardo Roberto
PAULA, Ana Paula Paes de
author_role author
author2 PAULA, Ana Paula Paes de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BEHR, Ricardo Roberto
PAULA, Ana Paula Paes de
dc.subject.por.fl_str_mv autogestão
autonomia
anarquismo
Colônia Cecília
história
topic autogestão
autonomia
anarquismo
Colônia Cecília
história
description O objetivo desta pensata é descrever e analisar a implantação e declínio da Colônia Cecília no Brasil tendo em vista o que quanto esta experiência pode nos auxiliar a refletir criticamente sobre a teoria organizacional contemporânea, principalmente no que se refere às práticas autogestionárias e à economia solidária. Para isto foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a história da Colônia Cecília, bem como feita uma visita ao que restou da mesma em Palmeira no Paraná, onde foram gravados os depoimentos de Ewaldo eEliziane Agotanni, que preservam a tradição anarquista do fabrico artesanal do vinho. A pensata está estruturada da seguinte forma: em primeiro lugar, realizamos uma discussão da implantação da Colônia Cecília e dos princípios anarquistas. Em seguida apresentamos a forma como era tratada a hierarquia entre os colonos e a importância do amor livre na tentativa de romper com qualquer tipo de opressão, bem como as dificuldades enfrentadas na constituição da Colônia. Discutimos então os fatores que desencadearam o declínio e o fim da experiência, apontando o seu legado. Na conclusão fazemos um sumário sobre este experimento anarquista e encaminhamos questões paraa reflexão e a crítica das atuais tentativas de organização autogestionária, gerando uma agenda de pesquisa.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/4641
10.36311/1519-0110.2014.v15n2.4641
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/4641
identifier_str_mv 10.36311/1519-0110.2014.v15n2.4641
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/4641/3402
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista ORG & DEMO
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista ORG & DEMO
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv ORG & DEMO; v. 15 n. 2 (2014)
ORG & DEMO; Vol. 15 No. 2 (2014)
ORG & DEMO; Vol. 15 Núm. 2 (2014)
2238-5703
1519-0110
reponame:Org & Demo (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Org & Demo (Online)
collection Org & Demo (Online)
repository.name.fl_str_mv Org & Demo (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv orgdemo.marilia@unesp.br
_version_ 1797049362832949248