Políticas de permanência estudantil na educação superior contemporânea: a experiência da UTFPR - câmpus Medianeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gómez, Magela Reny Fonticiella [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/191138
Resumo: Esta tese investiga as políticas de Permanência Estudantil com abrangência nacional e institucional, no Câmpus Medianeira da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), instituição pública federal, a partir da expansão do Ensino Superior, no contexto atual. Face à importância dessas políticas aos estudantes de diferentes cursos de graduação, definiu-se, como objetivo geral, a demonstração de programas, projetos e ações implementadas, direcionadas à permanência do aluno, até a conclusão do curso, com a finalidade de averiguar se tais políticas são suficientes para assegurar a permanência dos alunos na instituição, evitando a evasão. A investigação foi desenvolvida pela abordagem metodológica qualitativa e quantitativa, por meio de análise da conjuntura atual da instituição parceira da pesquisa e envolveu consulta ao sistema acadêmico, documentos e dados estatísticos, durante o período de 2010 a 2018. Os resultados das análises empreendidas indicam que as políticas ainda não são eficazes para proporcionar mínimas condições para a permanência do aluno na instituição investigada e, por essa razão, precisam ser reelaboradas e articuladas com todos os segmentos da universidade, principalmente gestores, professores, profissionais da educação e alunos.
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spelling Políticas de permanência estudantil na educação superior contemporânea: a experiência da UTFPR - câmpus MedianeiraStudent permanent policies in contemporary higher education: the UTFPR experience - Medianeira campusPolíticas de permanencia estudantil en la educación superior contemporánea: la experiencia UTFPR - campus MedianeiraEnsino superiorEvasãoPermanência estudantilUTFPRHigher educationEvasionStudent permanenceEsta tese investiga as políticas de Permanência Estudantil com abrangência nacional e institucional, no Câmpus Medianeira da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), instituição pública federal, a partir da expansão do Ensino Superior, no contexto atual. Face à importância dessas políticas aos estudantes de diferentes cursos de graduação, definiu-se, como objetivo geral, a demonstração de programas, projetos e ações implementadas, direcionadas à permanência do aluno, até a conclusão do curso, com a finalidade de averiguar se tais políticas são suficientes para assegurar a permanência dos alunos na instituição, evitando a evasão. A investigação foi desenvolvida pela abordagem metodológica qualitativa e quantitativa, por meio de análise da conjuntura atual da instituição parceira da pesquisa e envolveu consulta ao sistema acadêmico, documentos e dados estatísticos, durante o período de 2010 a 2018. Os resultados das análises empreendidas indicam que as políticas ainda não são eficazes para proporcionar mínimas condições para a permanência do aluno na instituição investigada e, por essa razão, precisam ser reelaboradas e articuladas com todos os segmentos da universidade, principalmente gestores, professores, profissionais da educação e alunos.This thesis aims at investigate the Policies for the Student Permanence in a national scenario and institutional of The Federal University of Technology – UTFPR at Campus Medianeira, a federal and public institution, from the Higher Education expansian, in current context. Due to the importance of these policies directed to the students of different undergraduate courses, it was defined as the main object to demonstrate the programs, projects and actions implemented and headed to the student permanence until the course conclusion. The purpose is find out if these policies are able to maintain the students at the researched institution, avoiding evasion. The investigation was developed by the qualitative and quantitative methodological approach, by analyzing the current conjuncture of the institution, involving consultation to the academic system, documents and statistic data, during the period from 2010 to 2018. The results of the the undertaken analyzes indicate the policies are unable to provide the minimum conditions for the student permanence at the institution and for that reason they need to be reelaborated and articulated with all the segments of the university, mainly regarding to the managers, professors, education profissionals and students.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Torres, Julio Cesar [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gómez, Magela Reny Fonticiella [UNESP]2019-11-29T17:27:10Z2019-11-29T17:27:10Z2019-11-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19113800092747333004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:37:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191138Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:37:53Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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