AS AÇÕES DO SUPERVISOR DE ENSINO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO PROGRAMA “LER E ESCREVER”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: David, Alessandra
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lourencetti, Gisela Do Carmo, Zoccal, Marcia Suzana Pinto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Org & Demo (Online)
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/7625
Resumo: Resumo: Este trabalho objetiva analisar as ações de formação continuada do supervisor de ensino no Programa Ler e Escrever da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo no HTPC - Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, bibliográfica e documental, com fundamentação em autores da perspectiva crítica. Após as análises verificou-se que os assuntos abordados nos documentos pesquisados se referem exclusivamente às orientações do Programa “Ler e Escrever” e não se cogitou incluir nessas reuniões outras concepções de trabalho pedagógico. Dessa forma, o que deveria ser formação continuada ministrada pelo supervisor de ensino, passa a ser apenas um treinamento, pois o professor é excluído do processo de reflexão e elaboração do currículo e se torna apenas um executor do que foi estabelecido em outras instâncias.
id UNESP-36_601a30232442faaa1b6b5fbe89a89b3c
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/7625
network_acronym_str UNESP-36
network_name_str Org & Demo (Online)
repository_id_str
spelling AS AÇÕES DO SUPERVISOR DE ENSINO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO PROGRAMA “LER E ESCREVER”Resumo: Este trabalho objetiva analisar as ações de formação continuada do supervisor de ensino no Programa Ler e Escrever da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo no HTPC - Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, bibliográfica e documental, com fundamentação em autores da perspectiva crítica. Após as análises verificou-se que os assuntos abordados nos documentos pesquisados se referem exclusivamente às orientações do Programa “Ler e Escrever” e não se cogitou incluir nessas reuniões outras concepções de trabalho pedagógico. Dessa forma, o que deveria ser formação continuada ministrada pelo supervisor de ensino, passa a ser apenas um treinamento, pois o professor é excluído do processo de reflexão e elaboração do currículo e se torna apenas um executor do que foi estabelecido em outras instâncias.Faculdade de Filosofia e Ciências2018-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/762510.36311/1519-0110.2018.v19n2.03.p19ORG & DEMO; v. 19 n. 2 (2018); 19-34ORG & DEMO; Vol. 19 No. 2 (2018); 19-34ORG & DEMO; Vol. 19 Núm. 2 (2018); 19-342238-57031519-0110reponame:Org & Demo (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/7625/5582Copyright (c) 2018 Revista ORG & DEMOinfo:eu-repo/semantics/openAccessDavid, AlessandraLourencetti, Gisela Do CarmoZoccal, Marcia Suzana Pinto2020-07-30T17:01:45Zoai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/7625Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemoPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/oaiorgdemo.marilia@unesp.br2238-57031519-0110opendoar:2020-07-30T17:01:45Org & Demo (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv AS AÇÕES DO SUPERVISOR DE ENSINO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO PROGRAMA “LER E ESCREVER”
title AS AÇÕES DO SUPERVISOR DE ENSINO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO PROGRAMA “LER E ESCREVER”
spellingShingle AS AÇÕES DO SUPERVISOR DE ENSINO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO PROGRAMA “LER E ESCREVER”
David, Alessandra
title_short AS AÇÕES DO SUPERVISOR DE ENSINO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO PROGRAMA “LER E ESCREVER”
title_full AS AÇÕES DO SUPERVISOR DE ENSINO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO PROGRAMA “LER E ESCREVER”
title_fullStr AS AÇÕES DO SUPERVISOR DE ENSINO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO PROGRAMA “LER E ESCREVER”
title_full_unstemmed AS AÇÕES DO SUPERVISOR DE ENSINO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO PROGRAMA “LER E ESCREVER”
title_sort AS AÇÕES DO SUPERVISOR DE ENSINO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO PROGRAMA “LER E ESCREVER”
author David, Alessandra
author_facet David, Alessandra
Lourencetti, Gisela Do Carmo
Zoccal, Marcia Suzana Pinto
author_role author
author2 Lourencetti, Gisela Do Carmo
Zoccal, Marcia Suzana Pinto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv David, Alessandra
Lourencetti, Gisela Do Carmo
Zoccal, Marcia Suzana Pinto
description Resumo: Este trabalho objetiva analisar as ações de formação continuada do supervisor de ensino no Programa Ler e Escrever da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo no HTPC - Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, bibliográfica e documental, com fundamentação em autores da perspectiva crítica. Após as análises verificou-se que os assuntos abordados nos documentos pesquisados se referem exclusivamente às orientações do Programa “Ler e Escrever” e não se cogitou incluir nessas reuniões outras concepções de trabalho pedagógico. Dessa forma, o que deveria ser formação continuada ministrada pelo supervisor de ensino, passa a ser apenas um treinamento, pois o professor é excluído do processo de reflexão e elaboração do currículo e se torna apenas um executor do que foi estabelecido em outras instâncias.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/7625
10.36311/1519-0110.2018.v19n2.03.p19
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/7625
identifier_str_mv 10.36311/1519-0110.2018.v19n2.03.p19
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/7625/5582
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista ORG & DEMO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista ORG & DEMO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv ORG & DEMO; v. 19 n. 2 (2018); 19-34
ORG & DEMO; Vol. 19 No. 2 (2018); 19-34
ORG & DEMO; Vol. 19 Núm. 2 (2018); 19-34
2238-5703
1519-0110
reponame:Org & Demo (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Org & Demo (Online)
collection Org & Demo (Online)
repository.name.fl_str_mv Org & Demo (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv orgdemo.marilia@unesp.br
_version_ 1797049363259719680