POLÍTICA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA MULHERES MIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALANIZ, Erika Porceli
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: MANTOVANI, Talita Rafaele D’Agostini, LUVIZOTTO, Caroline Kraus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Org & Demo (Online)
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/6114
Resumo: Objetivamos com esse artigo discutir as contradições presentes na proposta do Programa Mulheres Mil (PMM), voltado à proissionalização de nível básico das mulheres consideradas em situação de vulnerabilidade social. A institucionalização do PMM é uma estratégia de focalização da política pública no contexto de racionalização do Estado, ocasionando corte de gastos de políticas sociais que tenham viés universalizante. Trata-se de pesquisa bibliográica e documental, cuja análise enfatiza as dimensões contraditórias da proposta de formação proissional no PMM com base no contexto de reforma da educação proissional desde 1990. Dentre os aspectos do PMMevidenciados estão: a) não articulação com a ampliação dos níveis da escolaridade; b) atividades formativas pautadas no trabalho simples e não relacionadas aos avanços tecnológicos; e c) a inserção em setores precarizados do mundo do trabalho.
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