Representações sociais, estigmas e cultura no espaço comum de pequenas organizações: um estudo em um Centro Comercial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FIGUEIREDO, Marina Dantas de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: CAVEDON, Neusa Rolita, SILVA, Alfredo Rodrigues Leite da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Org & Demo (Online)
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/4642
Resumo: O presente artigo busca compreender os processos nos quais a convivência de grupos diversos constrói noções do senso comum estigmatizadas, que se incorporam à cultura em pequenas organizações que compartilham espaços comerciais. Com esse intuído a discussão proposta foi articulada em torno de um estudo sobre a construção de representações sociais no contexto de pequenas organizações que compartilham espaços em um centro comercial em Porto Alegre. A coleta de dados foi realizada por meio técnica da observação participante e de 19 entrevistas não estruturadas, além de pesquisa documental. Esses dados foram articulados em uma análise etnográfica que permitiu constatar o compartilhamento de influências oriundas de representações circulantes na sociedade, em rebatimentos específicos no tocante aos interesses envolvidos no espaço comum às organizações. Tais interesses permitiram identificar dois grupos: “bons frequentadores” e “maus frequentadores”. Ao interagirem com o espaço, os membros desses grupos, em conjuntocom as pessoas nas organizações nele inseridos, remetem a novas representações sociais, por vezes carregadas de significações negativase estigmatizantes com impactos profundos nas relações pessoais e organizacionais estabelecidas naquele locus permeando as culturas nasorganizações envolvidas.
id UNESP-36_9238c8e816ac7b45065ecc0cf8583cf5
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/4642
network_acronym_str UNESP-36
network_name_str Org & Demo (Online)
repository_id_str
spelling Representações sociais, estigmas e cultura no espaço comum de pequenas organizações: um estudo em um Centro Comercialrepresentação socialestigmacultura organizacionalhomossexualidadeetnografia.O presente artigo busca compreender os processos nos quais a convivência de grupos diversos constrói noções do senso comum estigmatizadas, que se incorporam à cultura em pequenas organizações que compartilham espaços comerciais. Com esse intuído a discussão proposta foi articulada em torno de um estudo sobre a construção de representações sociais no contexto de pequenas organizações que compartilham espaços em um centro comercial em Porto Alegre. A coleta de dados foi realizada por meio técnica da observação participante e de 19 entrevistas não estruturadas, além de pesquisa documental. Esses dados foram articulados em uma análise etnográfica que permitiu constatar o compartilhamento de influências oriundas de representações circulantes na sociedade, em rebatimentos específicos no tocante aos interesses envolvidos no espaço comum às organizações. Tais interesses permitiram identificar dois grupos: “bons frequentadores” e “maus frequentadores”. Ao interagirem com o espaço, os membros desses grupos, em conjuntocom as pessoas nas organizações nele inseridos, remetem a novas representações sociais, por vezes carregadas de significações negativase estigmatizantes com impactos profundos nas relações pessoais e organizacionais estabelecidas naquele locus permeando as culturas nasorganizações envolvidas.Faculdade de Filosofia e Ciências2015-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/464210.36311/1519-0110.2014.v15n2.4642ORG & DEMO; v. 15 n. 2 (2014)ORG & DEMO; Vol. 15 No. 2 (2014)ORG & DEMO; Vol. 15 Núm. 2 (2014)2238-57031519-0110reponame:Org & Demo (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/4642/3403Copyright (c) 2015 Revista ORG & DEMOhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFIGUEIREDO, Marina Dantas deCAVEDON, Neusa RolitaSILVA, Alfredo Rodrigues Leite da2022-02-18T12:27:43Zoai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/4642Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemoPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/oaiorgdemo.marilia@unesp.br2238-57031519-0110opendoar:2022-02-18T12:27:43Org & Demo (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações sociais, estigmas e cultura no espaço comum de pequenas organizações: um estudo em um Centro Comercial
title Representações sociais, estigmas e cultura no espaço comum de pequenas organizações: um estudo em um Centro Comercial
spellingShingle Representações sociais, estigmas e cultura no espaço comum de pequenas organizações: um estudo em um Centro Comercial
FIGUEIREDO, Marina Dantas de
representação social
estigma
cultura organizacional
homossexualidade
etnografia.
title_short Representações sociais, estigmas e cultura no espaço comum de pequenas organizações: um estudo em um Centro Comercial
title_full Representações sociais, estigmas e cultura no espaço comum de pequenas organizações: um estudo em um Centro Comercial
title_fullStr Representações sociais, estigmas e cultura no espaço comum de pequenas organizações: um estudo em um Centro Comercial
title_full_unstemmed Representações sociais, estigmas e cultura no espaço comum de pequenas organizações: um estudo em um Centro Comercial
title_sort Representações sociais, estigmas e cultura no espaço comum de pequenas organizações: um estudo em um Centro Comercial
author FIGUEIREDO, Marina Dantas de
author_facet FIGUEIREDO, Marina Dantas de
CAVEDON, Neusa Rolita
SILVA, Alfredo Rodrigues Leite da
author_role author
author2 CAVEDON, Neusa Rolita
SILVA, Alfredo Rodrigues Leite da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv FIGUEIREDO, Marina Dantas de
CAVEDON, Neusa Rolita
SILVA, Alfredo Rodrigues Leite da
dc.subject.por.fl_str_mv representação social
estigma
cultura organizacional
homossexualidade
etnografia.
topic representação social
estigma
cultura organizacional
homossexualidade
etnografia.
description O presente artigo busca compreender os processos nos quais a convivência de grupos diversos constrói noções do senso comum estigmatizadas, que se incorporam à cultura em pequenas organizações que compartilham espaços comerciais. Com esse intuído a discussão proposta foi articulada em torno de um estudo sobre a construção de representações sociais no contexto de pequenas organizações que compartilham espaços em um centro comercial em Porto Alegre. A coleta de dados foi realizada por meio técnica da observação participante e de 19 entrevistas não estruturadas, além de pesquisa documental. Esses dados foram articulados em uma análise etnográfica que permitiu constatar o compartilhamento de influências oriundas de representações circulantes na sociedade, em rebatimentos específicos no tocante aos interesses envolvidos no espaço comum às organizações. Tais interesses permitiram identificar dois grupos: “bons frequentadores” e “maus frequentadores”. Ao interagirem com o espaço, os membros desses grupos, em conjuntocom as pessoas nas organizações nele inseridos, remetem a novas representações sociais, por vezes carregadas de significações negativase estigmatizantes com impactos profundos nas relações pessoais e organizacionais estabelecidas naquele locus permeando as culturas nasorganizações envolvidas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/4642
10.36311/1519-0110.2014.v15n2.4642
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/4642
identifier_str_mv 10.36311/1519-0110.2014.v15n2.4642
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/4642/3403
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista ORG & DEMO
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista ORG & DEMO
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv ORG & DEMO; v. 15 n. 2 (2014)
ORG & DEMO; Vol. 15 No. 2 (2014)
ORG & DEMO; Vol. 15 Núm. 2 (2014)
2238-5703
1519-0110
reponame:Org & Demo (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Org & Demo (Online)
collection Org & Demo (Online)
repository.name.fl_str_mv Org & Demo (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv orgdemo.marilia@unesp.br
_version_ 1797049362835046400