Democracia e participação nas escolas públicas brasileiras: as possibilidades da eleição direta para gestores escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RESENDE, Fernanda Motta de Paula
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: ANTONINI, Vanessa Lara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Org & Demo (Online)
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/4069
Resumo: Depois de um longo período de ditadura militar, os brasileiros, após a redemocratização ao final dos anos de 1980, experimentaram a possibilidade de eleger seus representantes políticos. Essa experiência de democracia e cidadania contidas no processo eleitoral agora se configura como um dos principais desafios para tornar as escolas públicas brasileiras mais democráticas e participativas,através da eleição dos gestores escolares. A proposta deste trabalho é discutir os aspectos históricos do processo de eleição de representantes no Brasil e as possibilidades das eleições diretas para gestor escolar. Num primeiro momento resgatando a luta da sociedade brasileira em busca de uma efetiva participação política e, posteriormente, apontando os limites e as possibilidades da introdução da eleição direta para gestores escolares, como mecanismo de consolidação de uma escola mais democrática.
id UNESP-36_98edb298cdb10be2949fcc293b773518
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/4069
network_acronym_str UNESP-36
network_name_str Org & Demo (Online)
repository_id_str
spelling Democracia e participação nas escolas públicas brasileiras: as possibilidades da eleição direta para gestores escolaresdemocraciaeleiçãogestores escolaresescolas democráticasDepois de um longo período de ditadura militar, os brasileiros, após a redemocratização ao final dos anos de 1980, experimentaram a possibilidade de eleger seus representantes políticos. Essa experiência de democracia e cidadania contidas no processo eleitoral agora se configura como um dos principais desafios para tornar as escolas públicas brasileiras mais democráticas e participativas,através da eleição dos gestores escolares. A proposta deste trabalho é discutir os aspectos históricos do processo de eleição de representantes no Brasil e as possibilidades das eleições diretas para gestor escolar. Num primeiro momento resgatando a luta da sociedade brasileira em busca de uma efetiva participação política e, posteriormente, apontando os limites e as possibilidades da introdução da eleição direta para gestores escolares, como mecanismo de consolidação de uma escola mais democrática.Faculdade de Filosofia e Ciências2022-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/406910.36311/1519-0110.2014.v15n1.4069ORG & DEMO; v. 15 n. 1 (2014)ORG & DEMO; Vol. 15 No. 1 (2014)ORG & DEMO; Vol. 15 Núm. 1 (2014)2238-57031519-0110reponame:Org & Demo (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/4069/2992Copyright (c) 2022 ORG & DEMOhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRESENDE, Fernanda Motta de PaulaANTONINI, Vanessa Lara2022-02-18T12:18:17Zoai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/4069Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemoPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/oaiorgdemo.marilia@unesp.br2238-57031519-0110opendoar:2022-02-18T12:18:17Org & Demo (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Democracia e participação nas escolas públicas brasileiras: as possibilidades da eleição direta para gestores escolares
title Democracia e participação nas escolas públicas brasileiras: as possibilidades da eleição direta para gestores escolares
spellingShingle Democracia e participação nas escolas públicas brasileiras: as possibilidades da eleição direta para gestores escolares
RESENDE, Fernanda Motta de Paula
democracia
eleição
gestores escolares
escolas democráticas
title_short Democracia e participação nas escolas públicas brasileiras: as possibilidades da eleição direta para gestores escolares
title_full Democracia e participação nas escolas públicas brasileiras: as possibilidades da eleição direta para gestores escolares
title_fullStr Democracia e participação nas escolas públicas brasileiras: as possibilidades da eleição direta para gestores escolares
title_full_unstemmed Democracia e participação nas escolas públicas brasileiras: as possibilidades da eleição direta para gestores escolares
title_sort Democracia e participação nas escolas públicas brasileiras: as possibilidades da eleição direta para gestores escolares
author RESENDE, Fernanda Motta de Paula
author_facet RESENDE, Fernanda Motta de Paula
ANTONINI, Vanessa Lara
author_role author
author2 ANTONINI, Vanessa Lara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RESENDE, Fernanda Motta de Paula
ANTONINI, Vanessa Lara
dc.subject.por.fl_str_mv democracia
eleição
gestores escolares
escolas democráticas
topic democracia
eleição
gestores escolares
escolas democráticas
description Depois de um longo período de ditadura militar, os brasileiros, após a redemocratização ao final dos anos de 1980, experimentaram a possibilidade de eleger seus representantes políticos. Essa experiência de democracia e cidadania contidas no processo eleitoral agora se configura como um dos principais desafios para tornar as escolas públicas brasileiras mais democráticas e participativas,através da eleição dos gestores escolares. A proposta deste trabalho é discutir os aspectos históricos do processo de eleição de representantes no Brasil e as possibilidades das eleições diretas para gestor escolar. Num primeiro momento resgatando a luta da sociedade brasileira em busca de uma efetiva participação política e, posteriormente, apontando os limites e as possibilidades da introdução da eleição direta para gestores escolares, como mecanismo de consolidação de uma escola mais democrática.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/4069
10.36311/1519-0110.2014.v15n1.4069
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/4069
identifier_str_mv 10.36311/1519-0110.2014.v15n1.4069
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/4069/2992
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 ORG & DEMO
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 ORG & DEMO
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv ORG & DEMO; v. 15 n. 1 (2014)
ORG & DEMO; Vol. 15 No. 1 (2014)
ORG & DEMO; Vol. 15 Núm. 1 (2014)
2238-5703
1519-0110
reponame:Org & Demo (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Org & Demo (Online)
collection Org & Demo (Online)
repository.name.fl_str_mv Org & Demo (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv orgdemo.marilia@unesp.br
_version_ 1797049362830852096