Democracia e participação nas escolas públicas brasileiras: as possibilidades da eleição direta para gestores escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Org & Demo (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/4069 |
Resumo: | Depois de um longo período de ditadura militar, os brasileiros, após a redemocratização ao final dos anos de 1980, experimentaram a possibilidade de eleger seus representantes políticos. Essa experiência de democracia e cidadania contidas no processo eleitoral agora se configura como um dos principais desafios para tornar as escolas públicas brasileiras mais democráticas e participativas,através da eleição dos gestores escolares. A proposta deste trabalho é discutir os aspectos históricos do processo de eleição de representantes no Brasil e as possibilidades das eleições diretas para gestor escolar. Num primeiro momento resgatando a luta da sociedade brasileira em busca de uma efetiva participação política e, posteriormente, apontando os limites e as possibilidades da introdução da eleição direta para gestores escolares, como mecanismo de consolidação de uma escola mais democrática. |
id |
UNESP-36_98edb298cdb10be2949fcc293b773518 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/4069 |
network_acronym_str |
UNESP-36 |
network_name_str |
Org & Demo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Democracia e participação nas escolas públicas brasileiras: as possibilidades da eleição direta para gestores escolaresdemocraciaeleiçãogestores escolaresescolas democráticasDepois de um longo período de ditadura militar, os brasileiros, após a redemocratização ao final dos anos de 1980, experimentaram a possibilidade de eleger seus representantes políticos. Essa experiência de democracia e cidadania contidas no processo eleitoral agora se configura como um dos principais desafios para tornar as escolas públicas brasileiras mais democráticas e participativas,através da eleição dos gestores escolares. A proposta deste trabalho é discutir os aspectos históricos do processo de eleição de representantes no Brasil e as possibilidades das eleições diretas para gestor escolar. Num primeiro momento resgatando a luta da sociedade brasileira em busca de uma efetiva participação política e, posteriormente, apontando os limites e as possibilidades da introdução da eleição direta para gestores escolares, como mecanismo de consolidação de uma escola mais democrática.Faculdade de Filosofia e Ciências2022-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/406910.36311/1519-0110.2014.v15n1.4069ORG & DEMO; v. 15 n. 1 (2014)ORG & DEMO; Vol. 15 No. 1 (2014)ORG & DEMO; Vol. 15 Núm. 1 (2014)2238-57031519-0110reponame:Org & Demo (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/4069/2992Copyright (c) 2022 ORG & DEMOhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRESENDE, Fernanda Motta de PaulaANTONINI, Vanessa Lara2022-02-18T12:18:17Zoai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/4069Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemoPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/oaiorgdemo.marilia@unesp.br2238-57031519-0110opendoar:2022-02-18T12:18:17Org & Demo (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Democracia e participação nas escolas públicas brasileiras: as possibilidades da eleição direta para gestores escolares |
title |
Democracia e participação nas escolas públicas brasileiras: as possibilidades da eleição direta para gestores escolares |
spellingShingle |
Democracia e participação nas escolas públicas brasileiras: as possibilidades da eleição direta para gestores escolares RESENDE, Fernanda Motta de Paula democracia eleição gestores escolares escolas democráticas |
title_short |
Democracia e participação nas escolas públicas brasileiras: as possibilidades da eleição direta para gestores escolares |
title_full |
Democracia e participação nas escolas públicas brasileiras: as possibilidades da eleição direta para gestores escolares |
title_fullStr |
Democracia e participação nas escolas públicas brasileiras: as possibilidades da eleição direta para gestores escolares |
title_full_unstemmed |
Democracia e participação nas escolas públicas brasileiras: as possibilidades da eleição direta para gestores escolares |
title_sort |
Democracia e participação nas escolas públicas brasileiras: as possibilidades da eleição direta para gestores escolares |
author |
RESENDE, Fernanda Motta de Paula |
author_facet |
RESENDE, Fernanda Motta de Paula ANTONINI, Vanessa Lara |
author_role |
author |
author2 |
ANTONINI, Vanessa Lara |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RESENDE, Fernanda Motta de Paula ANTONINI, Vanessa Lara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
democracia eleição gestores escolares escolas democráticas |
topic |
democracia eleição gestores escolares escolas democráticas |
description |
Depois de um longo período de ditadura militar, os brasileiros, após a redemocratização ao final dos anos de 1980, experimentaram a possibilidade de eleger seus representantes políticos. Essa experiência de democracia e cidadania contidas no processo eleitoral agora se configura como um dos principais desafios para tornar as escolas públicas brasileiras mais democráticas e participativas,através da eleição dos gestores escolares. A proposta deste trabalho é discutir os aspectos históricos do processo de eleição de representantes no Brasil e as possibilidades das eleições diretas para gestor escolar. Num primeiro momento resgatando a luta da sociedade brasileira em busca de uma efetiva participação política e, posteriormente, apontando os limites e as possibilidades da introdução da eleição direta para gestores escolares, como mecanismo de consolidação de uma escola mais democrática. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/4069 10.36311/1519-0110.2014.v15n1.4069 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/4069 |
identifier_str_mv |
10.36311/1519-0110.2014.v15n1.4069 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/4069/2992 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 ORG & DEMO http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 ORG & DEMO http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
ORG & DEMO; v. 15 n. 1 (2014) ORG & DEMO; Vol. 15 No. 1 (2014) ORG & DEMO; Vol. 15 Núm. 1 (2014) 2238-5703 1519-0110 reponame:Org & Demo (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Org & Demo (Online) |
collection |
Org & Demo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Org & Demo (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
orgdemo.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797049362830852096 |