PROGRAMA PROGESTÃO E A GESTÃO DEMOCRÁTICA
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Org & Demo (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/61 |
Resumo: | O estudo investiga a percepção dos diretores das escolas estaduais da cidade de Marília/SP a respeito do desenvolvimento do Programa Progestão do governo do Estado de São Paulo. Pretendeu-se diagnosticar, sob o ponto de vista de seus atores principais, os possíveis desdobramentos para suas práticas e formação e verificar se o Programa contribuiu com o desenvolvimento de uma gestão democrática nas escolas. A investigação desenvolveu-se em uma abordagem qualitativa de pesquisa e privilegiou como procedimentos metodológicos o levantamento, junto à Diretoria de ensino de Marília, de todas as escolas pertencentes ao Programa, a análise dos seus documentos, entrevistas semi-estruturadas com o supervisor de ensino e com os diretores das escolas estaduais das séries iniciais do ensino fundamental. Observou-se, na percepção dos diretores, dificuldade de relação estreita entre os conteúdos do Programa Progestão e as práticas do cotidiano escolar e também de desenvolvimento de uma gestão democrática, uma vez que a legislação e as inúmeras exigências acabam barrando algumas ações. Além disso, identificouse a falta de autonomia, sobretudo, financeira que a escola apresenta. |
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O estudo investiga a percepção dos diretores das escolas estaduais da cidade de Marília/SP a respeito do desenvolvimento do Programa Progestão do governo do Estado de São Paulo. Pretendeu-se diagnosticar, sob o ponto de vista de seus atores principais, os possíveis desdobramentos para suas práticas e formação e verificar se o Programa contribuiu com o desenvolvimento de uma gestão democrática nas escolas. A investigação desenvolveu-se em uma abordagem qualitativa de pesquisa e privilegiou como procedimentos metodológicos o levantamento, junto à Diretoria de ensino de Marília, de todas as escolas pertencentes ao Programa, a análise dos seus documentos, entrevistas semi-estruturadas com o supervisor de ensino e com os diretores das escolas estaduais das séries iniciais do ensino fundamental. Observou-se, na percepção dos diretores, dificuldade de relação estreita entre os conteúdos do Programa Progestão e as práticas do cotidiano escolar e também de desenvolvimento de uma gestão democrática, uma vez que a legislação e as inúmeras exigências acabam barrando algumas ações. Além disso, identificouse a falta de autonomia, sobretudo, financeira que a escola apresenta. |
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