JOVENS EM PORTUGAL DISCUTEM EDUCAÇÃO E OS RANKINGS DAS ESCOLAS
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Org & Demo (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/2662 |
Resumo: | Este artigo parte de uma pesquisa sobre cidadanias jovens. Foca alunos do último ano do ensino secundário de uma escola de desempenho médio nos rankings das escolas, em Portugal. A preocupação fundamental são os limites ao exercício de cidadania pelas pessoas jovens, as quais não são suficientemente ouvidas acerca de questões amplas e mais restritas que podem afetar as suas vidas. Com base na discussão teórica da cidadania e da voz, argumentamos que as pessoas jovens têm contributos importantes para dizer e têm direito a ser ouvidas como forma de reconhecimento da sua cidadania. Afirmamos a necessidade de (re)concetualizar a cidadania educacional através da reconfiguração e fragmentação do sujeito em torno das diversas vozes presentes na escola. Para ilustrar o potencial reflexivo de jovens, raparigas e rapazes, apresentamos algumas das suas perspetivas acerca da educação e dos rankings das escolas, bem como algumas das suas reclamações de cidadania através da mudança educacional. |
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