SOFRIMENTO NO TRABALHO: UMA PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENSINO
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Org & Demo (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/7443 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo compreender a percepção dos profissionais de ensino frente ao sofrimento no trabalho. Para tal foi realizado um estudo de caso com professores que atuam com os anos finais do ensino fundamental e com o ensino médio, na cidade de Imbituva, no Paraná. Os dados foram coletados mediante entrevista semi-estruturada, com uma interpretação qualitativa dos dados, no mês de agosto de 2014. A análise dos dados deu-se através da Análise dos Núcleos de Significação, que buscam compreender mais intensamente a subjetividade dos entrevistados. O alto índice de rotatividade e absenteísmo apresentado por essa categoria profissional sugere que os mesmos são submetidos a situações degradantes de trabalho desencadeando um processo de sofrimento no trabalho. A partir da análise dos dados pode-se concluir que esses profissionais percebem-se desvalorizados não somente no ambiente de trabalho, bem como no âmbito social, desencadeando sentimento de insatisfação, incerteza e indignação, fatores geradores do sofrimento no trabalho. |
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