AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR E A MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
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Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/2581 |
Resumo: | Trata-se de estudo que tem como objetivo uma reflexão sobre a ampliação da jornada escolar com base na análise do Programa Mais Educação, instituído pela Portaria Normativa Interministerial n° 17, de 24 de abril de 2007, o qual se constitui como estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada e a organização curricular na perspectiva da educação integral. A problematização do tema reside em situar a discussão em duas questões principais: o direito e a qualidade da educação. Considerando que a educação é um direito de todos e dever do Estado, esta análise se justifica em função de que o direito a uma educação de qualidade deva ser buscado por se tratar de elemento fundamental para a ampliação e para a garantia dos demais direitos humanos e sociais. O estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e por uma análise documental. Conclui-se que, embora o direito à educação esteja sendo contemplado pelas POLÍTICAS EDUCACIONAIS, A UNIVERSALIZAÇÃO AINDA NÃO É UMA REALIDADE E A QUALIDADE, APESAR DE TÃO ALMEJADA, AINDA PARECE DISTANTE. |
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AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR E A MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICAEducação básicaampliação da jornada escolardireito à educaçãoqualidade da educação.Trata-se de estudo que tem como objetivo uma reflexão sobre a ampliação da jornada escolar com base na análise do Programa Mais Educação, instituído pela Portaria Normativa Interministerial n° 17, de 24 de abril de 2007, o qual se constitui como estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada e a organização curricular na perspectiva da educação integral. A problematização do tema reside em situar a discussão em duas questões principais: o direito e a qualidade da educação. Considerando que a educação é um direito de todos e dever do Estado, esta análise se justifica em função de que o direito a uma educação de qualidade deva ser buscado por se tratar de elemento fundamental para a ampliação e para a garantia dos demais direitos humanos e sociais. O estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e por uma análise documental. Conclui-se que, embora o direito à educação esteja sendo contemplado pelas POLÍTICAS EDUCACIONAIS, A UNIVERSALIZAÇÃO AINDA NÃO É UMA REALIDADE E A QUALIDADE, APESAR DE TÃO ALMEJADA, AINDA PARECE DISTANTE.Faculdade de Filosofia e Ciências2022-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/258110.36311/1519-0110.2012.v13n1.2581ORG & DEMO; v. 13 n. 1 (2012); 87-100ORG & DEMO; Vol. 13 No. 1 (2012); 87-100ORG & DEMO; Vol. 13 Núm. 1 (2012); 87-1002238-57031519-0110reponame:Org & Demo (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/2581/2038Copyright (c) 2022 ORG & DEMOhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSILVA, Ana Lucia Ferreira da2022-02-09T00:32:31Zoai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/2581Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemoPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/oaiorgdemo.marilia@unesp.br2238-57031519-0110opendoar:2022-02-09T00:32:31Org & Demo (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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Trata-se de estudo que tem como objetivo uma reflexão sobre a ampliação da jornada escolar com base na análise do Programa Mais Educação, instituído pela Portaria Normativa Interministerial n° 17, de 24 de abril de 2007, o qual se constitui como estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada e a organização curricular na perspectiva da educação integral. A problematização do tema reside em situar a discussão em duas questões principais: o direito e a qualidade da educação. Considerando que a educação é um direito de todos e dever do Estado, esta análise se justifica em função de que o direito a uma educação de qualidade deva ser buscado por se tratar de elemento fundamental para a ampliação e para a garantia dos demais direitos humanos e sociais. O estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e por uma análise documental. Conclui-se que, embora o direito à educação esteja sendo contemplado pelas POLÍTICAS EDUCACIONAIS, A UNIVERSALIZAÇÃO AINDA NÃO É UMA REALIDADE E A QUALIDADE, APESAR DE TÃO ALMEJADA, AINDA PARECE DISTANTE. |
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