ATIVIDADES EXTRACURRICULARES E POLÍTICAS DE AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR: COMPARAÇÃO ENTRE BRASIL E ESPANHA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Mota Darós Parente, Cláudia
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
DOI: 10.22481/praxisedu.v16i41.6638
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6638
Resumo: O presente artigo tem como objetivo comparar a oferta de atividades extracurriculares no Brasil e na Espanha, no contexto de formulação e implementação de políticas de ampliação da jornada escolar. A análise focalizou as atividades extracurriculares que compõem as políticas de educação em tempo integral (Brasil) e as atividades extracurriculares após a jornada escolar (Espanha). A comparação entre os dois países foi feita com base nas legislações nacionais e num modelo de análise contendo 12 aspectos da formulação e da implementação de políticas. As normatizações nacionais indicam que as atividades extracurriculares contribuem para a formação integral e estabelecem elevada autonomia às unidades federativas (Brasil) e às escolas (Espanha). No caso brasileiro, as atividades extracurriculares no âmbito da educação em tempo integral são gratuitas, estão sob a responsabilidade dos profissionais da educação e ocorrem de forma integrada ao currículo escolar obrigatório. No caso espanhol, as atividades extracurriculares são custeadas pelas famílias, estão sob a responsabilidade de diferentes profissionais e ocorrem após a jornada escolar compulsória. A comparação entre Brasil e Espanha mostra que as estratégias político-pedagógicas de ampliação da jornada escolar estão diretamente associadas à função social da escola em cada país e à forma como articulam alguns elementos, entre os quais: educação formal e não formal, escolar e não escolar, curricular e extracurricular, compulsório e facultativo.
id UESB-7_5d3e1ebd695d388ff28ffd1fc27db1bd
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6638
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
spelling ATIVIDADES EXTRACURRICULARES E POLÍTICAS DE AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR: COMPARAÇÃO ENTRE BRASIL E ESPANHAEXTRACURRICULAR ACTIVITIES AND EXTENDED SCHOOL DAY POLICIES: COMPARISON BETWEEN BRAZIL AND SPAINACTIVIDADES EXTRAESCOLARES Y POLÍTICAS DE AMPLIACIÓN DE LA JORNADA ESCOLAR: COMPARACIÓN ENTRE BRASIL Y ESPAÑAAmpliación de la jornada escolarActividades extraescolaresEducación a tiempo completoExtended school dayExtracurricular activitiesFull-time educationAmpliação da jornada escolarAtividades extracurricularesEducação em tempo integralO presente artigo tem como objetivo comparar a oferta de atividades extracurriculares no Brasil e na Espanha, no contexto de formulação e implementação de políticas de ampliação da jornada escolar. A análise focalizou as atividades extracurriculares que compõem as políticas de educação em tempo integral (Brasil) e as atividades extracurriculares após a jornada escolar (Espanha). A comparação entre os dois países foi feita com base nas legislações nacionais e num modelo de análise contendo 12 aspectos da formulação e da implementação de políticas. As normatizações nacionais indicam que as atividades extracurriculares contribuem para a formação integral e estabelecem elevada autonomia às unidades federativas (Brasil) e às escolas (Espanha). No caso brasileiro, as atividades extracurriculares no âmbito da educação em tempo integral são gratuitas, estão sob a responsabilidade dos profissionais da educação e ocorrem de forma integrada ao currículo escolar obrigatório. No caso espanhol, as atividades extracurriculares são custeadas pelas famílias, estão sob a responsabilidade de diferentes profissionais e ocorrem após a jornada escolar compulsória. A comparação entre Brasil e Espanha mostra que as estratégias político-pedagógicas de ampliação da jornada escolar estão diretamente associadas à função social da escola em cada país e à forma como articulam alguns elementos, entre os quais: educação formal e não formal, escolar e não escolar, curricular e extracurricular, compulsório e facultativo.This article aims to compare the offer of extracurricular activities in Brazil and Spain, in the context of formulating and implementing of extended school day policies. The analysis has focused on extracurricular activities that make up the full-time education policies (Brazil) and extracurricular activities after school hours (Spain). The comparison between the two countries was based on national legislation and an analysis model containing 12 aspects of policy formulation and implementation. National regulations indicate that extracurricular activities contribute to integral formation and establish high autonomy for federative units (Brazil) and schools (Spain). In the Brazilian case, extracurricular activities within the scope of full-time education are free, are under the responsibility of education professionals and are integrated with the compulsory school curriculum. In the Spanish case, extracurricular activities are paid by families, are under the responsibility of different professionals and occur after the compulsory school day. The comparison between Brazil and Spain shows that the strategies that make up the extended school day policies are directly associated with the social function of the school in each country and with the way in which they relation to some elements, among which: formal and non-formal education, school and non-school space, curricular and extracurricular, compulsory and optional.Este artículo tiene como objetivo comparar la oferta de actividades extraescolares en Brasil y España, en el contexto de la formulación e implementación de políticas de ampliación de la jornada escolar. El análisis se centró en actividades extraescolares vinculadas a políticas de educación a tiempo completo (Brasil) y actividades extraescolares después del horario lectivo (España). La comparación entre los dos países se basó en la legislación nacional y en un modelo de análisis compuesto por 12 aspectos de formulación e implementación de políticas. Las regulaciones nacionales indican que las actividades extraescolares contribuyen a la educación integral y establecen una elevada autonomía para las unidades federativas (Brasil) y las escuelas (España). En el caso brasileño, las actividades extraescolares dentro del ámbito de la educación a tiempo completo son gratuitas, están bajo la responsabilidad de los profesionales de la educación y se realizan de manera integrada al currículo escolar compulsorio. En el caso español, las actividades extraescolares son costeadas por las familias, están bajo la responsabilidad de diferentes profesionales y ocurren después del horario lectivo. La comparación entre Brasil y España muestra que las estrategias político-pedagógicas para expandir la jornada escolar están directamente asociadas con la función social de la escuela en cada país y con la forma como relacionan algunos elementos, entre los cuales: educación formal y no formal, escolar y no escolar, curricular y extracurricular, obligatoria y opcional.Edições UESB2020-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/663810.22481/praxisedu.v16i41.6638Práxis Educacional; v. 16 n. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 567-590Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 567-590Práxis Educacional; Vol. 16 No. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 567-5902178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6638/90Copyright (c) 2020 Práxis Educacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess da Mota Darós Parente, Cláudia2021-03-22T23:22:39Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6638Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:22:39Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv ATIVIDADES EXTRACURRICULARES E POLÍTICAS DE AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR: COMPARAÇÃO ENTRE BRASIL E ESPANHA
EXTRACURRICULAR ACTIVITIES AND EXTENDED SCHOOL DAY POLICIES: COMPARISON BETWEEN BRAZIL AND SPAIN
ACTIVIDADES EXTRAESCOLARES Y POLÍTICAS DE AMPLIACIÓN DE LA JORNADA ESCOLAR: COMPARACIÓN ENTRE BRASIL Y ESPAÑA
title ATIVIDADES EXTRACURRICULARES E POLÍTICAS DE AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR: COMPARAÇÃO ENTRE BRASIL E ESPANHA
spellingShingle ATIVIDADES EXTRACURRICULARES E POLÍTICAS DE AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR: COMPARAÇÃO ENTRE BRASIL E ESPANHA
ATIVIDADES EXTRACURRICULARES E POLÍTICAS DE AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR: COMPARAÇÃO ENTRE BRASIL E ESPANHA
da Mota Darós Parente, Cláudia
Ampliación de la jornada escolar
Actividades extraescolares
Educación a tiempo completo
Extended school day
Extracurricular activities
Full-time education
Ampliação da jornada escolar
Atividades extracurriculares
Educação em tempo integral
da Mota Darós Parente, Cláudia
Ampliación de la jornada escolar
Actividades extraescolares
Educación a tiempo completo
Extended school day
Extracurricular activities
Full-time education
Ampliação da jornada escolar
Atividades extracurriculares
Educação em tempo integral
title_short ATIVIDADES EXTRACURRICULARES E POLÍTICAS DE AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR: COMPARAÇÃO ENTRE BRASIL E ESPANHA
title_full ATIVIDADES EXTRACURRICULARES E POLÍTICAS DE AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR: COMPARAÇÃO ENTRE BRASIL E ESPANHA
title_fullStr ATIVIDADES EXTRACURRICULARES E POLÍTICAS DE AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR: COMPARAÇÃO ENTRE BRASIL E ESPANHA
ATIVIDADES EXTRACURRICULARES E POLÍTICAS DE AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR: COMPARAÇÃO ENTRE BRASIL E ESPANHA
title_full_unstemmed ATIVIDADES EXTRACURRICULARES E POLÍTICAS DE AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR: COMPARAÇÃO ENTRE BRASIL E ESPANHA
ATIVIDADES EXTRACURRICULARES E POLÍTICAS DE AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR: COMPARAÇÃO ENTRE BRASIL E ESPANHA
title_sort ATIVIDADES EXTRACURRICULARES E POLÍTICAS DE AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR: COMPARAÇÃO ENTRE BRASIL E ESPANHA
author da Mota Darós Parente, Cláudia
author_facet da Mota Darós Parente, Cláudia
da Mota Darós Parente, Cláudia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Mota Darós Parente, Cláudia
dc.subject.por.fl_str_mv Ampliación de la jornada escolar
Actividades extraescolares
Educación a tiempo completo
Extended school day
Extracurricular activities
Full-time education
Ampliação da jornada escolar
Atividades extracurriculares
Educação em tempo integral
topic Ampliación de la jornada escolar
Actividades extraescolares
Educación a tiempo completo
Extended school day
Extracurricular activities
Full-time education
Ampliação da jornada escolar
Atividades extracurriculares
Educação em tempo integral
description O presente artigo tem como objetivo comparar a oferta de atividades extracurriculares no Brasil e na Espanha, no contexto de formulação e implementação de políticas de ampliação da jornada escolar. A análise focalizou as atividades extracurriculares que compõem as políticas de educação em tempo integral (Brasil) e as atividades extracurriculares após a jornada escolar (Espanha). A comparação entre os dois países foi feita com base nas legislações nacionais e num modelo de análise contendo 12 aspectos da formulação e da implementação de políticas. As normatizações nacionais indicam que as atividades extracurriculares contribuem para a formação integral e estabelecem elevada autonomia às unidades federativas (Brasil) e às escolas (Espanha). No caso brasileiro, as atividades extracurriculares no âmbito da educação em tempo integral são gratuitas, estão sob a responsabilidade dos profissionais da educação e ocorrem de forma integrada ao currículo escolar obrigatório. No caso espanhol, as atividades extracurriculares são custeadas pelas famílias, estão sob a responsabilidade de diferentes profissionais e ocorrem após a jornada escolar compulsória. A comparação entre Brasil e Espanha mostra que as estratégias político-pedagógicas de ampliação da jornada escolar estão diretamente associadas à função social da escola em cada país e à forma como articulam alguns elementos, entre os quais: educação formal e não formal, escolar e não escolar, curricular e extracurricular, compulsório e facultativo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6638
10.22481/praxisedu.v16i41.6638
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6638
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v16i41.6638
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6638/90
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Práxis Educacional
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Práxis Educacional
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 16 n. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 567-590
Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 567-590
Práxis Educacional; Vol. 16 No. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 567-590
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1822180385607385088
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.22481/praxisedu.v16i41.6638