Análise de concepções e visões de professores de ciências sobre educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, Ana Lucia Gomes Cavalcanti
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Amaral, Edenia Maria Ribeiro do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6239
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar concepções sobre Educação Ambiental apresentadas por professores de Ciências do Ensino Fundamental e avaliar perspectivas de Educação Ambiental evidenciadas quando esses professores descrevem a abordagem de temas ambientais em suas aulas. Para isso foi aplicado um questionário a 12 professores de Ciências do município de Escada/PE e as respostas foram analisadas a partir da cartografia proposta por Sauvé (2005). Um percentual relevante desses professores apresentou ideias vagas sobre Educação Ambiental, o que sugere a ausência de uma concepção estruturada; outros revelaram concepções conservacionistas e críticas de Educação Ambiental. Os dados indicam que majoritariamente os professores parecem relacionar a formação para a cidadania ambiental a uma perspectiva conservacionista do ambiente quando declaram realizar atividades didáticas nas quais os alunos são apenas espectadores e executores de tarefas preestabelecidas. Esse tipo de postura contraria abordagens inovadoras apontadas pela literatura sobre a Educação Ambiental na escola.
id UNESP-3_0575f64336f2fe614d539bc90b072c0a
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6239
network_acronym_str UNESP-3
network_name_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Análise de concepções e visões de professores de ciências sobre educação ambientalEste trabalho teve como objetivo analisar concepções sobre Educação Ambiental apresentadas por professores de Ciências do Ensino Fundamental e avaliar perspectivas de Educação Ambiental evidenciadas quando esses professores descrevem a abordagem de temas ambientais em suas aulas. Para isso foi aplicado um questionário a 12 professores de Ciências do município de Escada/PE e as respostas foram analisadas a partir da cartografia proposta por Sauvé (2005). Um percentual relevante desses professores apresentou ideias vagas sobre Educação Ambiental, o que sugere a ausência de uma concepção estruturada; outros revelaram concepções conservacionistas e críticas de Educação Ambiental. Os dados indicam que majoritariamente os professores parecem relacionar a formação para a cidadania ambiental a uma perspectiva conservacionista do ambiente quando declaram realizar atividades didáticas nas quais os alunos são apenas espectadores e executores de tarefas preestabelecidas. Esse tipo de postura contraria abordagens inovadoras apontadas pela literatura sobre a Educação Ambiental na escola.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2012-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/623910.18675/2177-580X.vol6.n2.p119-136Pesquisa em Educação Ambiental; v. 6 n. 2 (2011); 119-1362177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6239/4584Neto, Ana Lucia Gomes CavalcantiAmaral, Edenia Maria Ribeiro doinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-15T14:12:39Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6239Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2016-03-15T14:12:39Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de concepções e visões de professores de ciências sobre educação ambiental
title Análise de concepções e visões de professores de ciências sobre educação ambiental
spellingShingle Análise de concepções e visões de professores de ciências sobre educação ambiental
Neto, Ana Lucia Gomes Cavalcanti
title_short Análise de concepções e visões de professores de ciências sobre educação ambiental
title_full Análise de concepções e visões de professores de ciências sobre educação ambiental
title_fullStr Análise de concepções e visões de professores de ciências sobre educação ambiental
title_full_unstemmed Análise de concepções e visões de professores de ciências sobre educação ambiental
title_sort Análise de concepções e visões de professores de ciências sobre educação ambiental
author Neto, Ana Lucia Gomes Cavalcanti
author_facet Neto, Ana Lucia Gomes Cavalcanti
Amaral, Edenia Maria Ribeiro do
author_role author
author2 Amaral, Edenia Maria Ribeiro do
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neto, Ana Lucia Gomes Cavalcanti
Amaral, Edenia Maria Ribeiro do
description Este trabalho teve como objetivo analisar concepções sobre Educação Ambiental apresentadas por professores de Ciências do Ensino Fundamental e avaliar perspectivas de Educação Ambiental evidenciadas quando esses professores descrevem a abordagem de temas ambientais em suas aulas. Para isso foi aplicado um questionário a 12 professores de Ciências do município de Escada/PE e as respostas foram analisadas a partir da cartografia proposta por Sauvé (2005). Um percentual relevante desses professores apresentou ideias vagas sobre Educação Ambiental, o que sugere a ausência de uma concepção estruturada; outros revelaram concepções conservacionistas e críticas de Educação Ambiental. Os dados indicam que majoritariamente os professores parecem relacionar a formação para a cidadania ambiental a uma perspectiva conservacionista do ambiente quando declaram realizar atividades didáticas nas quais os alunos são apenas espectadores e executores de tarefas preestabelecidas. Esse tipo de postura contraria abordagens inovadoras apontadas pela literatura sobre a Educação Ambiental na escola.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6239
10.18675/2177-580X.vol6.n2.p119-136
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6239
identifier_str_mv 10.18675/2177-580X.vol6.n2.p119-136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6239/4584
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental; v. 6 n. 2 (2011); 119-136
2177-580X
reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
collection Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br
_version_ 1800214363273953280