O Professor de Biologia enquanto Educador Ambiental: Delineando o Perfil de um Caso Particular de Sujeito Ecológico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/9651 |
Resumo: | Este artigo se constitui como recorte de nossos estudos empreendidos em dissertação de mestrado, buscando delinear o perfil do professor de Biologia enquanto potencial educador ambiental, um caso particular de “sujeito ecológico”. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa envolvendo docentes do ensino público, no intuito de explorar seu relacionamento pessoal e profissional com a temática ambiental e os fatores que determinaram a sua identificação com a mesma, buscando uma possível aproximação com os ideais que constituem o “sujeito ecológico”. Para a coleta dos dados realizamos entrevistas semi-estruturadas, complementadas por análise documental, precedidas por um questionário exploratório. Os dados obtidos demonstraram uma estreita relação entre o grau de aproximação do professor de Biologia em relação às características que compõem o “sujeito ecológico” e o trabalho docente em relação à temática ambiental, além de apontar possibilidades para a formação dos professores enquanto educadores ambientais. |
id |
UNESP-3_0a82053d15ddcc7be8f4f328c8993835 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9651 |
network_acronym_str |
UNESP-3 |
network_name_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Professor de Biologia enquanto Educador Ambiental: Delineando o Perfil de um Caso Particular de Sujeito EcológicoEste artigo se constitui como recorte de nossos estudos empreendidos em dissertação de mestrado, buscando delinear o perfil do professor de Biologia enquanto potencial educador ambiental, um caso particular de “sujeito ecológico”. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa envolvendo docentes do ensino público, no intuito de explorar seu relacionamento pessoal e profissional com a temática ambiental e os fatores que determinaram a sua identificação com a mesma, buscando uma possível aproximação com os ideais que constituem o “sujeito ecológico”. Para a coleta dos dados realizamos entrevistas semi-estruturadas, complementadas por análise documental, precedidas por um questionário exploratório. Os dados obtidos demonstraram uma estreita relação entre o grau de aproximação do professor de Biologia em relação às características que compõem o “sujeito ecológico” e o trabalho docente em relação à temática ambiental, além de apontar possibilidades para a formação dos professores enquanto educadores ambientais.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2017-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/ziphttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/965110.18675/2177-580X.vol12.n1.p58-70Pesquisa em Educação Ambiental; v. 12 n. 1 (2017); 58-702177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/9651/8071https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/9651/10386Copyright (c) 2017 Pesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Daniela BertolucciCavalari, Rosa Maria Feiteiro2018-08-21T13:51:22Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9651Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2018-08-21T13:51:22Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Professor de Biologia enquanto Educador Ambiental: Delineando o Perfil de um Caso Particular de Sujeito Ecológico |
title |
O Professor de Biologia enquanto Educador Ambiental: Delineando o Perfil de um Caso Particular de Sujeito Ecológico |
spellingShingle |
O Professor de Biologia enquanto Educador Ambiental: Delineando o Perfil de um Caso Particular de Sujeito Ecológico Campos, Daniela Bertolucci |
title_short |
O Professor de Biologia enquanto Educador Ambiental: Delineando o Perfil de um Caso Particular de Sujeito Ecológico |
title_full |
O Professor de Biologia enquanto Educador Ambiental: Delineando o Perfil de um Caso Particular de Sujeito Ecológico |
title_fullStr |
O Professor de Biologia enquanto Educador Ambiental: Delineando o Perfil de um Caso Particular de Sujeito Ecológico |
title_full_unstemmed |
O Professor de Biologia enquanto Educador Ambiental: Delineando o Perfil de um Caso Particular de Sujeito Ecológico |
title_sort |
O Professor de Biologia enquanto Educador Ambiental: Delineando o Perfil de um Caso Particular de Sujeito Ecológico |
author |
Campos, Daniela Bertolucci |
author_facet |
Campos, Daniela Bertolucci Cavalari, Rosa Maria Feiteiro |
author_role |
author |
author2 |
Cavalari, Rosa Maria Feiteiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Daniela Bertolucci Cavalari, Rosa Maria Feiteiro |
description |
Este artigo se constitui como recorte de nossos estudos empreendidos em dissertação de mestrado, buscando delinear o perfil do professor de Biologia enquanto potencial educador ambiental, um caso particular de “sujeito ecológico”. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa envolvendo docentes do ensino público, no intuito de explorar seu relacionamento pessoal e profissional com a temática ambiental e os fatores que determinaram a sua identificação com a mesma, buscando uma possível aproximação com os ideais que constituem o “sujeito ecológico”. Para a coleta dos dados realizamos entrevistas semi-estruturadas, complementadas por análise documental, precedidas por um questionário exploratório. Os dados obtidos demonstraram uma estreita relação entre o grau de aproximação do professor de Biologia em relação às características que compõem o “sujeito ecológico” e o trabalho docente em relação à temática ambiental, além de apontar possibilidades para a formação dos professores enquanto educadores ambientais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/9651 10.18675/2177-580X.vol12.n1.p58-70 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/9651 |
identifier_str_mv |
10.18675/2177-580X.vol12.n1.p58-70 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/9651/8071 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/9651/10386 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Pesquisa em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Pesquisa em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental; v. 12 n. 1 (2017); 58-70 2177-580X reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br |
_version_ |
1800214363746861056 |