O Professor de Biologia enquanto Educador Ambiental: Delineando o Perfil de um Caso Particular de Sujeito Ecológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Daniela Bertolucci
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Cavalari, Rosa Maria Feiteiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/9651
Resumo: Este artigo se constitui como recorte de nossos estudos empreendidos em dissertação de mestrado, buscando delinear o perfil do professor de Biologia enquanto potencial educador ambiental, um caso particular de “sujeito ecológico”. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa envolvendo docentes do ensino público, no intuito de explorar seu relacionamento pessoal e profissional com a temática ambiental e os fatores que determinaram a sua identificação com a mesma, buscando uma possível aproximação com os ideais que constituem o “sujeito ecológico”. Para a coleta dos dados realizamos entrevistas semi-estruturadas, complementadas por análise documental, precedidas por um questionário exploratório. Os dados obtidos demonstraram uma estreita relação entre o grau de aproximação do professor de Biologia em relação às características que compõem o “sujeito ecológico” e o trabalho docente em relação à temática ambiental, além de apontar possibilidades para a formação dos professores enquanto educadores ambientais.
id UNESP-3_0a82053d15ddcc7be8f4f328c8993835
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9651
network_acronym_str UNESP-3
network_name_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling O Professor de Biologia enquanto Educador Ambiental: Delineando o Perfil de um Caso Particular de Sujeito EcológicoEste artigo se constitui como recorte de nossos estudos empreendidos em dissertação de mestrado, buscando delinear o perfil do professor de Biologia enquanto potencial educador ambiental, um caso particular de “sujeito ecológico”. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa envolvendo docentes do ensino público, no intuito de explorar seu relacionamento pessoal e profissional com a temática ambiental e os fatores que determinaram a sua identificação com a mesma, buscando uma possível aproximação com os ideais que constituem o “sujeito ecológico”. Para a coleta dos dados realizamos entrevistas semi-estruturadas, complementadas por análise documental, precedidas por um questionário exploratório. Os dados obtidos demonstraram uma estreita relação entre o grau de aproximação do professor de Biologia em relação às características que compõem o “sujeito ecológico” e o trabalho docente em relação à temática ambiental, além de apontar possibilidades para a formação dos professores enquanto educadores ambientais.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2017-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/ziphttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/965110.18675/2177-580X.vol12.n1.p58-70Pesquisa em Educação Ambiental; v. 12 n. 1 (2017); 58-702177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/9651/8071https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/9651/10386Copyright (c) 2017 Pesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Daniela BertolucciCavalari, Rosa Maria Feiteiro2018-08-21T13:51:22Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9651Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2018-08-21T13:51:22Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Professor de Biologia enquanto Educador Ambiental: Delineando o Perfil de um Caso Particular de Sujeito Ecológico
title O Professor de Biologia enquanto Educador Ambiental: Delineando o Perfil de um Caso Particular de Sujeito Ecológico
spellingShingle O Professor de Biologia enquanto Educador Ambiental: Delineando o Perfil de um Caso Particular de Sujeito Ecológico
Campos, Daniela Bertolucci
title_short O Professor de Biologia enquanto Educador Ambiental: Delineando o Perfil de um Caso Particular de Sujeito Ecológico
title_full O Professor de Biologia enquanto Educador Ambiental: Delineando o Perfil de um Caso Particular de Sujeito Ecológico
title_fullStr O Professor de Biologia enquanto Educador Ambiental: Delineando o Perfil de um Caso Particular de Sujeito Ecológico
title_full_unstemmed O Professor de Biologia enquanto Educador Ambiental: Delineando o Perfil de um Caso Particular de Sujeito Ecológico
title_sort O Professor de Biologia enquanto Educador Ambiental: Delineando o Perfil de um Caso Particular de Sujeito Ecológico
author Campos, Daniela Bertolucci
author_facet Campos, Daniela Bertolucci
Cavalari, Rosa Maria Feiteiro
author_role author
author2 Cavalari, Rosa Maria Feiteiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Daniela Bertolucci
Cavalari, Rosa Maria Feiteiro
description Este artigo se constitui como recorte de nossos estudos empreendidos em dissertação de mestrado, buscando delinear o perfil do professor de Biologia enquanto potencial educador ambiental, um caso particular de “sujeito ecológico”. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa envolvendo docentes do ensino público, no intuito de explorar seu relacionamento pessoal e profissional com a temática ambiental e os fatores que determinaram a sua identificação com a mesma, buscando uma possível aproximação com os ideais que constituem o “sujeito ecológico”. Para a coleta dos dados realizamos entrevistas semi-estruturadas, complementadas por análise documental, precedidas por um questionário exploratório. Os dados obtidos demonstraram uma estreita relação entre o grau de aproximação do professor de Biologia em relação às características que compõem o “sujeito ecológico” e o trabalho docente em relação à temática ambiental, além de apontar possibilidades para a formação dos professores enquanto educadores ambientais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/9651
10.18675/2177-580X.vol12.n1.p58-70
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/9651
identifier_str_mv 10.18675/2177-580X.vol12.n1.p58-70
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/9651/8071
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/9651/10386
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Pesquisa em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Pesquisa em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental; v. 12 n. 1 (2017); 58-70
2177-580X
reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
collection Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br
_version_ 1788170882322006016