O Potencial dos Filmes na Formação de Valores Sustentáveis em Educadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Ivana de Campos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Schwartz, Gisele Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/11994
Resumo: Considerando o cenário socioambiental atual, resultante da adoção de valores que colaboram para a insustentabilidade socioambiental, este estudo de natureza exploratória e qualitativa, aborda a educação em valores como caminho para a sustentabilidade integral. Para tanto, realizou-se uma formação EaD, a partir de um grupo fechado em uma Rede Social (Facebook®) e cuja finalidade era avaliar o potencial de filmes como promotores de mudanças de valores e virtudes sustentáveis. Para avaliação dessas possíveis mudanças, foi utilizado o questionário FIS - Felicidade Interna Sustentável. Os resultados apontaram uma melhoria em quase todos os domínios, destacando-se os maiores índices para Saúde e Vitalidade: 8,73% e Bem-Estar Psicológico: 7,44% e os menores índices para Padrão de Vida e Meio Ambiente: 3,82% e Relações Humanas: 0,30%. Ficou evidente que, em termos ambientais, as mudanças têm início no âmbito biopsíquico, apontando a importância de revitalização dessas dimensões como um caminho para sociedades felizes e sustentáveis. Palavras-chave: Filmes. Valores Humanos. Sustentabilidade.
id UNESP-3_0bc5f522088177c05366bdc486a2e31f
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/11994
network_acronym_str UNESP-3
network_name_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling O Potencial dos Filmes na Formação de Valores Sustentáveis em EducadoresConsiderando o cenário socioambiental atual, resultante da adoção de valores que colaboram para a insustentabilidade socioambiental, este estudo de natureza exploratória e qualitativa, aborda a educação em valores como caminho para a sustentabilidade integral. Para tanto, realizou-se uma formação EaD, a partir de um grupo fechado em uma Rede Social (Facebook®) e cuja finalidade era avaliar o potencial de filmes como promotores de mudanças de valores e virtudes sustentáveis. Para avaliação dessas possíveis mudanças, foi utilizado o questionário FIS - Felicidade Interna Sustentável. Os resultados apontaram uma melhoria em quase todos os domínios, destacando-se os maiores índices para Saúde e Vitalidade: 8,73% e Bem-Estar Psicológico: 7,44% e os menores índices para Padrão de Vida e Meio Ambiente: 3,82% e Relações Humanas: 0,30%. Ficou evidente que, em termos ambientais, as mudanças têm início no âmbito biopsíquico, apontando a importância de revitalização dessas dimensões como um caminho para sociedades felizes e sustentáveis. Palavras-chave: Filmes. Valores Humanos. Sustentabilidade.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2019-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/1199410.18675/2177-580X.vol14.n1.p144-157Pesquisa em Educação Ambiental; v. 14 n. 1 (2019); 144-1572177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/11994/11269Copyright (c) 2019 Pesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Ivana de CamposSchwartz, Gisele Maria2020-01-29T13:30:57Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/11994Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2020-01-29T13:30:57Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Potencial dos Filmes na Formação de Valores Sustentáveis em Educadores
title O Potencial dos Filmes na Formação de Valores Sustentáveis em Educadores
spellingShingle O Potencial dos Filmes na Formação de Valores Sustentáveis em Educadores
Ribeiro, Ivana de Campos
title_short O Potencial dos Filmes na Formação de Valores Sustentáveis em Educadores
title_full O Potencial dos Filmes na Formação de Valores Sustentáveis em Educadores
title_fullStr O Potencial dos Filmes na Formação de Valores Sustentáveis em Educadores
title_full_unstemmed O Potencial dos Filmes na Formação de Valores Sustentáveis em Educadores
title_sort O Potencial dos Filmes na Formação de Valores Sustentáveis em Educadores
author Ribeiro, Ivana de Campos
author_facet Ribeiro, Ivana de Campos
Schwartz, Gisele Maria
author_role author
author2 Schwartz, Gisele Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Ivana de Campos
Schwartz, Gisele Maria
description Considerando o cenário socioambiental atual, resultante da adoção de valores que colaboram para a insustentabilidade socioambiental, este estudo de natureza exploratória e qualitativa, aborda a educação em valores como caminho para a sustentabilidade integral. Para tanto, realizou-se uma formação EaD, a partir de um grupo fechado em uma Rede Social (Facebook®) e cuja finalidade era avaliar o potencial de filmes como promotores de mudanças de valores e virtudes sustentáveis. Para avaliação dessas possíveis mudanças, foi utilizado o questionário FIS - Felicidade Interna Sustentável. Os resultados apontaram uma melhoria em quase todos os domínios, destacando-se os maiores índices para Saúde e Vitalidade: 8,73% e Bem-Estar Psicológico: 7,44% e os menores índices para Padrão de Vida e Meio Ambiente: 3,82% e Relações Humanas: 0,30%. Ficou evidente que, em termos ambientais, as mudanças têm início no âmbito biopsíquico, apontando a importância de revitalização dessas dimensões como um caminho para sociedades felizes e sustentáveis. Palavras-chave: Filmes. Valores Humanos. Sustentabilidade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/11994
10.18675/2177-580X.vol14.n1.p144-157
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/11994
identifier_str_mv 10.18675/2177-580X.vol14.n1.p144-157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/11994/11269
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Pesquisa em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Pesquisa em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental; v. 14 n. 1 (2019); 144-157
2177-580X
reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
collection Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br
_version_ 1800214363786706944