O Potencial dos Filmes na Formação de Valores Sustentáveis em Educadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/11994 |
Resumo: | Considerando o cenário socioambiental atual, resultante da adoção de valores que colaboram para a insustentabilidade socioambiental, este estudo de natureza exploratória e qualitativa, aborda a educação em valores como caminho para a sustentabilidade integral. Para tanto, realizou-se uma formação EaD, a partir de um grupo fechado em uma Rede Social (Facebook®) e cuja finalidade era avaliar o potencial de filmes como promotores de mudanças de valores e virtudes sustentáveis. Para avaliação dessas possíveis mudanças, foi utilizado o questionário FIS - Felicidade Interna Sustentável. Os resultados apontaram uma melhoria em quase todos os domínios, destacando-se os maiores índices para Saúde e Vitalidade: 8,73% e Bem-Estar Psicológico: 7,44% e os menores índices para Padrão de Vida e Meio Ambiente: 3,82% e Relações Humanas: 0,30%. Ficou evidente que, em termos ambientais, as mudanças têm início no âmbito biopsíquico, apontando a importância de revitalização dessas dimensões como um caminho para sociedades felizes e sustentáveis. Palavras-chave: Filmes. Valores Humanos. Sustentabilidade. |
id |
UNESP-3_0bc5f522088177c05366bdc486a2e31f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/11994 |
network_acronym_str |
UNESP-3 |
network_name_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Potencial dos Filmes na Formação de Valores Sustentáveis em EducadoresConsiderando o cenário socioambiental atual, resultante da adoção de valores que colaboram para a insustentabilidade socioambiental, este estudo de natureza exploratória e qualitativa, aborda a educação em valores como caminho para a sustentabilidade integral. Para tanto, realizou-se uma formação EaD, a partir de um grupo fechado em uma Rede Social (Facebook®) e cuja finalidade era avaliar o potencial de filmes como promotores de mudanças de valores e virtudes sustentáveis. Para avaliação dessas possíveis mudanças, foi utilizado o questionário FIS - Felicidade Interna Sustentável. Os resultados apontaram uma melhoria em quase todos os domínios, destacando-se os maiores índices para Saúde e Vitalidade: 8,73% e Bem-Estar Psicológico: 7,44% e os menores índices para Padrão de Vida e Meio Ambiente: 3,82% e Relações Humanas: 0,30%. Ficou evidente que, em termos ambientais, as mudanças têm início no âmbito biopsíquico, apontando a importância de revitalização dessas dimensões como um caminho para sociedades felizes e sustentáveis. Palavras-chave: Filmes. Valores Humanos. Sustentabilidade.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2019-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/1199410.18675/2177-580X.vol14.n1.p144-157Pesquisa em Educação Ambiental; v. 14 n. 1 (2019); 144-1572177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/11994/11269Copyright (c) 2019 Pesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Ivana de CamposSchwartz, Gisele Maria2020-01-29T13:30:57Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/11994Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2020-01-29T13:30:57Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Potencial dos Filmes na Formação de Valores Sustentáveis em Educadores |
title |
O Potencial dos Filmes na Formação de Valores Sustentáveis em Educadores |
spellingShingle |
O Potencial dos Filmes na Formação de Valores Sustentáveis em Educadores Ribeiro, Ivana de Campos |
title_short |
O Potencial dos Filmes na Formação de Valores Sustentáveis em Educadores |
title_full |
O Potencial dos Filmes na Formação de Valores Sustentáveis em Educadores |
title_fullStr |
O Potencial dos Filmes na Formação de Valores Sustentáveis em Educadores |
title_full_unstemmed |
O Potencial dos Filmes na Formação de Valores Sustentáveis em Educadores |
title_sort |
O Potencial dos Filmes na Formação de Valores Sustentáveis em Educadores |
author |
Ribeiro, Ivana de Campos |
author_facet |
Ribeiro, Ivana de Campos Schwartz, Gisele Maria |
author_role |
author |
author2 |
Schwartz, Gisele Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Ivana de Campos Schwartz, Gisele Maria |
description |
Considerando o cenário socioambiental atual, resultante da adoção de valores que colaboram para a insustentabilidade socioambiental, este estudo de natureza exploratória e qualitativa, aborda a educação em valores como caminho para a sustentabilidade integral. Para tanto, realizou-se uma formação EaD, a partir de um grupo fechado em uma Rede Social (Facebook®) e cuja finalidade era avaliar o potencial de filmes como promotores de mudanças de valores e virtudes sustentáveis. Para avaliação dessas possíveis mudanças, foi utilizado o questionário FIS - Felicidade Interna Sustentável. Os resultados apontaram uma melhoria em quase todos os domínios, destacando-se os maiores índices para Saúde e Vitalidade: 8,73% e Bem-Estar Psicológico: 7,44% e os menores índices para Padrão de Vida e Meio Ambiente: 3,82% e Relações Humanas: 0,30%. Ficou evidente que, em termos ambientais, as mudanças têm início no âmbito biopsíquico, apontando a importância de revitalização dessas dimensões como um caminho para sociedades felizes e sustentáveis. Palavras-chave: Filmes. Valores Humanos. Sustentabilidade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/11994 10.18675/2177-580X.vol14.n1.p144-157 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/11994 |
identifier_str_mv |
10.18675/2177-580X.vol14.n1.p144-157 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/11994/11269 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pesquisa em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pesquisa em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental; v. 14 n. 1 (2019); 144-157 2177-580X reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br |
_version_ |
1800214363786706944 |