Análise das concepções de educação ambiental de livros paradidáticos pertencentes ao acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola 2008
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6209 |
Resumo: | O Governo Federal implantou em 1997 um programa de fomentoà leitura intitulado Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE),que encaminha acervos de livros paradidáticos às escolas públicasbrasileiras. O presente artigo procurou traçar uma relação entre esseslivros e a educação ambiental (EA) através da análise das obras queabordam questões ambientais pertencentes ao acervo do PNBE 2008.Analisamos três livros e os classificamos de acordo com suasconcepções de EA utilizando as categorias que Silva (2007) sugere arespeito das relações que estabelecemos com o ambiente. Utilizamoscomo metodologia a análise textual discursiva, que transita entre aanálise de conteúdo e a análise do discurso. De antemão, podemosafirmar que, embora tenhamos encontrado maior ocorrência davertente conservadora, os livros apresentam muitas possibilidades parao trabalho com a EA crítica em sala de aula, sendo bons instrumentospara problematizações acerca da temática ambiental e importantesferramentas no processo de formação de leitores. |
id |
UNESP-3_0be53341c427d74c02c59aebb0f0750e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6209 |
network_acronym_str |
UNESP-3 |
network_name_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise das concepções de educação ambiental de livros paradidáticos pertencentes ao acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola 2008O Governo Federal implantou em 1997 um programa de fomentoà leitura intitulado Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE),que encaminha acervos de livros paradidáticos às escolas públicasbrasileiras. O presente artigo procurou traçar uma relação entre esseslivros e a educação ambiental (EA) através da análise das obras queabordam questões ambientais pertencentes ao acervo do PNBE 2008.Analisamos três livros e os classificamos de acordo com suasconcepções de EA utilizando as categorias que Silva (2007) sugere arespeito das relações que estabelecemos com o ambiente. Utilizamoscomo metodologia a análise textual discursiva, que transita entre aanálise de conteúdo e a análise do discurso. De antemão, podemosafirmar que, embora tenhamos encontrado maior ocorrência davertente conservadora, os livros apresentam muitas possibilidades parao trabalho com a EA crítica em sala de aula, sendo bons instrumentospara problematizações acerca da temática ambiental e importantesferramentas no processo de formação de leitores.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2012-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/620910.18675/2177-580X.vol5.n1.p141-169Pesquisa em Educação Ambiental; v. 5 n. 1 (2010); 141-1692177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6209/4557Caretti, Luciana da SilvaZuin, Vânia Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-17T13:58:30Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6209Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2016-03-17T13:58:30Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise das concepções de educação ambiental de livros paradidáticos pertencentes ao acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola 2008 |
title |
Análise das concepções de educação ambiental de livros paradidáticos pertencentes ao acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola 2008 |
spellingShingle |
Análise das concepções de educação ambiental de livros paradidáticos pertencentes ao acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola 2008 Caretti, Luciana da Silva |
title_short |
Análise das concepções de educação ambiental de livros paradidáticos pertencentes ao acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola 2008 |
title_full |
Análise das concepções de educação ambiental de livros paradidáticos pertencentes ao acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola 2008 |
title_fullStr |
Análise das concepções de educação ambiental de livros paradidáticos pertencentes ao acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola 2008 |
title_full_unstemmed |
Análise das concepções de educação ambiental de livros paradidáticos pertencentes ao acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola 2008 |
title_sort |
Análise das concepções de educação ambiental de livros paradidáticos pertencentes ao acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola 2008 |
author |
Caretti, Luciana da Silva |
author_facet |
Caretti, Luciana da Silva Zuin, Vânia Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Zuin, Vânia Gomes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caretti, Luciana da Silva Zuin, Vânia Gomes |
description |
O Governo Federal implantou em 1997 um programa de fomentoà leitura intitulado Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE),que encaminha acervos de livros paradidáticos às escolas públicasbrasileiras. O presente artigo procurou traçar uma relação entre esseslivros e a educação ambiental (EA) através da análise das obras queabordam questões ambientais pertencentes ao acervo do PNBE 2008.Analisamos três livros e os classificamos de acordo com suasconcepções de EA utilizando as categorias que Silva (2007) sugere arespeito das relações que estabelecemos com o ambiente. Utilizamoscomo metodologia a análise textual discursiva, que transita entre aanálise de conteúdo e a análise do discurso. De antemão, podemosafirmar que, embora tenhamos encontrado maior ocorrência davertente conservadora, os livros apresentam muitas possibilidades parao trabalho com a EA crítica em sala de aula, sendo bons instrumentospara problematizações acerca da temática ambiental e importantesferramentas no processo de formação de leitores. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6209 10.18675/2177-580X.vol5.n1.p141-169 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6209 |
identifier_str_mv |
10.18675/2177-580X.vol5.n1.p141-169 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6209/4557 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental; v. 5 n. 1 (2010); 141-169 2177-580X reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br |
_version_ |
1800214363236204544 |