Análise das concepções de educação ambiental de livros paradidáticos pertencentes ao acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola 2008

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caretti, Luciana da Silva
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Zuin, Vânia Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6209
Resumo: O Governo Federal implantou em 1997 um programa de fomentoà leitura intitulado Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE),que encaminha acervos de livros paradidáticos às escolas públicasbrasileiras. O presente artigo procurou traçar uma relação entre esseslivros e a educação ambiental (EA) através da análise das obras queabordam questões ambientais pertencentes ao acervo do PNBE 2008.Analisamos três livros e os classificamos de acordo com suasconcepções de EA utilizando as categorias que Silva (2007) sugere arespeito das relações que estabelecemos com o ambiente. Utilizamoscomo metodologia a análise textual discursiva, que transita entre aanálise de conteúdo e a análise do discurso. De antemão, podemosafirmar que, embora tenhamos encontrado maior ocorrência davertente conservadora, os livros apresentam muitas possibilidades parao trabalho com a EA crítica em sala de aula, sendo bons instrumentospara problematizações acerca da temática ambiental e importantesferramentas no processo de formação de leitores.
id UNESP-3_0be53341c427d74c02c59aebb0f0750e
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6209
network_acronym_str UNESP-3
network_name_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Análise das concepções de educação ambiental de livros paradidáticos pertencentes ao acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola 2008O Governo Federal implantou em 1997 um programa de fomentoà leitura intitulado Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE),que encaminha acervos de livros paradidáticos às escolas públicasbrasileiras. O presente artigo procurou traçar uma relação entre esseslivros e a educação ambiental (EA) através da análise das obras queabordam questões ambientais pertencentes ao acervo do PNBE 2008.Analisamos três livros e os classificamos de acordo com suasconcepções de EA utilizando as categorias que Silva (2007) sugere arespeito das relações que estabelecemos com o ambiente. Utilizamoscomo metodologia a análise textual discursiva, que transita entre aanálise de conteúdo e a análise do discurso. De antemão, podemosafirmar que, embora tenhamos encontrado maior ocorrência davertente conservadora, os livros apresentam muitas possibilidades parao trabalho com a EA crítica em sala de aula, sendo bons instrumentospara problematizações acerca da temática ambiental e importantesferramentas no processo de formação de leitores.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2012-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/620910.18675/2177-580X.vol5.n1.p141-169Pesquisa em Educação Ambiental; v. 5 n. 1 (2010); 141-1692177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6209/4557Caretti, Luciana da SilvaZuin, Vânia Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-17T13:58:30Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6209Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2016-03-17T13:58:30Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise das concepções de educação ambiental de livros paradidáticos pertencentes ao acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola 2008
title Análise das concepções de educação ambiental de livros paradidáticos pertencentes ao acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola 2008
spellingShingle Análise das concepções de educação ambiental de livros paradidáticos pertencentes ao acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola 2008
Caretti, Luciana da Silva
title_short Análise das concepções de educação ambiental de livros paradidáticos pertencentes ao acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola 2008
title_full Análise das concepções de educação ambiental de livros paradidáticos pertencentes ao acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola 2008
title_fullStr Análise das concepções de educação ambiental de livros paradidáticos pertencentes ao acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola 2008
title_full_unstemmed Análise das concepções de educação ambiental de livros paradidáticos pertencentes ao acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola 2008
title_sort Análise das concepções de educação ambiental de livros paradidáticos pertencentes ao acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola 2008
author Caretti, Luciana da Silva
author_facet Caretti, Luciana da Silva
Zuin, Vânia Gomes
author_role author
author2 Zuin, Vânia Gomes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caretti, Luciana da Silva
Zuin, Vânia Gomes
description O Governo Federal implantou em 1997 um programa de fomentoà leitura intitulado Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE),que encaminha acervos de livros paradidáticos às escolas públicasbrasileiras. O presente artigo procurou traçar uma relação entre esseslivros e a educação ambiental (EA) através da análise das obras queabordam questões ambientais pertencentes ao acervo do PNBE 2008.Analisamos três livros e os classificamos de acordo com suasconcepções de EA utilizando as categorias que Silva (2007) sugere arespeito das relações que estabelecemos com o ambiente. Utilizamoscomo metodologia a análise textual discursiva, que transita entre aanálise de conteúdo e a análise do discurso. De antemão, podemosafirmar que, embora tenhamos encontrado maior ocorrência davertente conservadora, os livros apresentam muitas possibilidades parao trabalho com a EA crítica em sala de aula, sendo bons instrumentospara problematizações acerca da temática ambiental e importantesferramentas no processo de formação de leitores.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6209
10.18675/2177-580X.vol5.n1.p141-169
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6209
identifier_str_mv 10.18675/2177-580X.vol5.n1.p141-169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6209/4557
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental; v. 5 n. 1 (2010); 141-169
2177-580X
reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
collection Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br
_version_ 1800214363236204544