Percepções de agricultores do Norte do Rio Grande do Sul sobre a Mudança Climática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dahmer, Isabel
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Decian, Vanderlei Secretti, Zakrzevski, Sônia Beatris Balvedi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/14345
Resumo: A forma com que as sociedades e os indivíduos respondem à Mudança Climática, muitas vezes é dependente da percepção de suas causas e consequências. Este artigo descreve uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de identificar e compreender as percepções de agricultores convencionais e agroecológicos, residentes no Norte do Rio Grande do Sul, sobre causas e repercussões da Mudança Climática. A investigação envolveu 120 agricultores – 60 agroecológicos e 60 convencionais. As informações foram obtidas por meio de uma entrevista semi-estruturada, cujos dados foram submetidos a um processo de análise de conteúdo e análise estatística (descritiva e ao teste de qui-quadrado). Os resultados da pesquisa apontam que a televisão é a principal fonte de informação sobre o tema, sendo mais citada entre os agricultores com maior idade e menor nível de escolarização. A maioria, independentemente da forma de produção, atribui à ação humana a principal causa da Mudança Climática, mas possui uma compreensão limitada e algumas ideias inadequadas sobre as contribuições humanas para um clima em mudança. Percebe impactos da mudança climática à saúde, ao ambiente e à agricultura, mas reconhece com mais facilidade seus impactos à saúde humana. A idade e o nível de instrução influenciam as percepções dos agricultores sobre o tema.    
id UNESP-3_1a43cb2bf4840210fcc2286cf00aaf87
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/14345
network_acronym_str UNESP-3
network_name_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Percepções de agricultores do Norte do Rio Grande do Sul sobre a Mudança ClimáticaA forma com que as sociedades e os indivíduos respondem à Mudança Climática, muitas vezes é dependente da percepção de suas causas e consequências. Este artigo descreve uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de identificar e compreender as percepções de agricultores convencionais e agroecológicos, residentes no Norte do Rio Grande do Sul, sobre causas e repercussões da Mudança Climática. A investigação envolveu 120 agricultores – 60 agroecológicos e 60 convencionais. As informações foram obtidas por meio de uma entrevista semi-estruturada, cujos dados foram submetidos a um processo de análise de conteúdo e análise estatística (descritiva e ao teste de qui-quadrado). Os resultados da pesquisa apontam que a televisão é a principal fonte de informação sobre o tema, sendo mais citada entre os agricultores com maior idade e menor nível de escolarização. A maioria, independentemente da forma de produção, atribui à ação humana a principal causa da Mudança Climática, mas possui uma compreensão limitada e algumas ideias inadequadas sobre as contribuições humanas para um clima em mudança. Percebe impactos da mudança climática à saúde, ao ambiente e à agricultura, mas reconhece com mais facilidade seus impactos à saúde humana. A idade e o nível de instrução influenciam as percepções dos agricultores sobre o tema.    Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2022-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/1434510.18675/2177-580X.2022-14345Pesquisa em Educação Ambiental; v. 17 n. 1 (2022); 151-1732177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/14345/12412Copyright (c) 2022 Pesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessDahmer, IsabelDecian, Vanderlei SecrettiZakrzevski, Sônia Beatris Balvedi2023-02-01T14:23:51Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/14345Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2023-02-01T14:23:51Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções de agricultores do Norte do Rio Grande do Sul sobre a Mudança Climática
title Percepções de agricultores do Norte do Rio Grande do Sul sobre a Mudança Climática
spellingShingle Percepções de agricultores do Norte do Rio Grande do Sul sobre a Mudança Climática
Dahmer, Isabel
title_short Percepções de agricultores do Norte do Rio Grande do Sul sobre a Mudança Climática
title_full Percepções de agricultores do Norte do Rio Grande do Sul sobre a Mudança Climática
title_fullStr Percepções de agricultores do Norte do Rio Grande do Sul sobre a Mudança Climática
title_full_unstemmed Percepções de agricultores do Norte do Rio Grande do Sul sobre a Mudança Climática
title_sort Percepções de agricultores do Norte do Rio Grande do Sul sobre a Mudança Climática
author Dahmer, Isabel
author_facet Dahmer, Isabel
Decian, Vanderlei Secretti
Zakrzevski, Sônia Beatris Balvedi
author_role author
author2 Decian, Vanderlei Secretti
Zakrzevski, Sônia Beatris Balvedi
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dahmer, Isabel
Decian, Vanderlei Secretti
Zakrzevski, Sônia Beatris Balvedi
description A forma com que as sociedades e os indivíduos respondem à Mudança Climática, muitas vezes é dependente da percepção de suas causas e consequências. Este artigo descreve uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de identificar e compreender as percepções de agricultores convencionais e agroecológicos, residentes no Norte do Rio Grande do Sul, sobre causas e repercussões da Mudança Climática. A investigação envolveu 120 agricultores – 60 agroecológicos e 60 convencionais. As informações foram obtidas por meio de uma entrevista semi-estruturada, cujos dados foram submetidos a um processo de análise de conteúdo e análise estatística (descritiva e ao teste de qui-quadrado). Os resultados da pesquisa apontam que a televisão é a principal fonte de informação sobre o tema, sendo mais citada entre os agricultores com maior idade e menor nível de escolarização. A maioria, independentemente da forma de produção, atribui à ação humana a principal causa da Mudança Climática, mas possui uma compreensão limitada e algumas ideias inadequadas sobre as contribuições humanas para um clima em mudança. Percebe impactos da mudança climática à saúde, ao ambiente e à agricultura, mas reconhece com mais facilidade seus impactos à saúde humana. A idade e o nível de instrução influenciam as percepções dos agricultores sobre o tema.    
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/14345
10.18675/2177-580X.2022-14345
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/14345
identifier_str_mv 10.18675/2177-580X.2022-14345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/14345/12412
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Pesquisa em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Pesquisa em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental; v. 17 n. 1 (2022); 151-173
2177-580X
reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
collection Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br
_version_ 1800214364237594624