Percepções e Representações Socioambientais de estudantes brasileiros e portugueses sobre o Meio Ambiente evidenciadas em desenhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fridrich, Gilivã Antonio
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Serramo Lopez, Luiz Carlos, Camarotti, Maria de Fátima, Dias, António José Guerner, de Souza, Thiago Siqueira Paiva, Azeredo, Luane Maria Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/14539
Resumo: The human interaction with the environment could be understood as an initial condition of our species in a biophilic relationship with influences our family, community and school context. This research analyzed the perceptions and social and environment representations of Brazilian and Portuguese students, in relation to environment and the elements that constituted, through drawings. The quantitative and qualitative methodology was used utilizing the content and discretionary analysis applied to 343 students, enrolled in a total of 13 public municipal schools in Brazilian and Portuguese cities. The systematic analysis of the drawings found that the students represents the environmental problematic referencing the human beings as protagonist. One of the current anthropic problems, we emphasize the solid waste as one of the major factors of social and environmental impact. We verify in the students a big pro-environmental concern. Regardless of regions and countries, students transcend the need for behavioral changes and the paradigms in humans with the environment.
id UNESP-3_2910ddb4e2ed905ed7068ab219c00f7f
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/14539
network_acronym_str UNESP-3
network_name_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Percepções e Representações Socioambientais de estudantes brasileiros e portugueses sobre o Meio Ambiente evidenciadas em desenhosThe human interaction with the environment could be understood as an initial condition of our species in a biophilic relationship with influences our family, community and school context. This research analyzed the perceptions and social and environment representations of Brazilian and Portuguese students, in relation to environment and the elements that constituted, through drawings. The quantitative and qualitative methodology was used utilizing the content and discretionary analysis applied to 343 students, enrolled in a total of 13 public municipal schools in Brazilian and Portuguese cities. The systematic analysis of the drawings found that the students represents the environmental problematic referencing the human beings as protagonist. One of the current anthropic problems, we emphasize the solid waste as one of the major factors of social and environmental impact. We verify in the students a big pro-environmental concern. Regardless of regions and countries, students transcend the need for behavioral changes and the paradigms in humans with the environment.La interacción humana con el medio ambiente puede entenderse como una condición inicial de nuestra especie en una relación biofílica con influencias en contextos familiares, comunitarios y escolares. Esta investigación analizó las percepciones y representaciones sociales y ambientales de los estudiantes brasileños y portugueses, en relación con el medio ambiente y los elementos que lo constituyen, a través de dibujos. La metodología cuantitativa y cualitativa con análisis de contenido, categórico y discrecional. Participaron 343 estudiantes, matriculados en un total de 13 escuelas públicas municipales en ciudades brasileñas y portuguesas. Con un análisis sistemático de los dibujos se descubrió que los estudiantes representan el problema ambiental, haciendo referencia al ser humano como protagonista. Uno de los problemas antrópicos actuales son los desechos sólidos como uno de los principales factores de impacto social y ambiental. Los estudiantes tienen grandes preocupaciones proambientales. Independientemente de las regiones y países, los estudiantes trascienden la necesidad de cambios de comportamiento y paradigmas en humanos con el medio ambiente.A interação humana com o meio pode ser compreendida como uma condição inicial de nossa espécie numa relação biofílica com influências nos contextos familiares, comunitários e escolares. Esta investigação analisou as percepções e representações socioambientais de estudantes brasileiros e portugueses, em relação ao meio ambiente e os elementos que o constitui, através de desenhos. Utilizou-se a metodologia quanti-qualitativa com o uso da análise de conteúdo e discricional, aplicada em 343 estudantes, matriculados num total de 13 escolas municipais públicas de cidades brasileiras e portuguesas. Com análise sistemática dos desenhos constatou-se que os estudantes representam a problemática ambiental, referenciando o ser humano como protagonista. Um dos problemas atuais antrópico, ressalta-se os resíduos sólidos como um dos grandes fatores de impacto socioambiental. Verifica-se nos estudantes grandes preocupações pró-ambientais. Independente das regiões e países os estudantes transcendem a necessidade de mudanças comportamentais e de paradigmas nos humanos com o meio ambiente.  Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2020-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/1453910.18675/2177-580X.2020-14539Pesquisa em Educação Ambiental; v. 15 n. 2 (2020); 168-1882177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/14539/11809Copyright (c) 2020 Pesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFridrich, Gilivã AntonioSerramo Lopez, Luiz Carlos Camarotti, Maria de Fátima Dias, António José Guerner de Souza, Thiago Siqueira Paiva Azeredo, Luane Maria Melo 2021-07-01T01:59:51Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/14539Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2021-07-01T01:59:51Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções e Representações Socioambientais de estudantes brasileiros e portugueses sobre o Meio Ambiente evidenciadas em desenhos
title Percepções e Representações Socioambientais de estudantes brasileiros e portugueses sobre o Meio Ambiente evidenciadas em desenhos
spellingShingle Percepções e Representações Socioambientais de estudantes brasileiros e portugueses sobre o Meio Ambiente evidenciadas em desenhos
Fridrich, Gilivã Antonio
title_short Percepções e Representações Socioambientais de estudantes brasileiros e portugueses sobre o Meio Ambiente evidenciadas em desenhos
title_full Percepções e Representações Socioambientais de estudantes brasileiros e portugueses sobre o Meio Ambiente evidenciadas em desenhos
title_fullStr Percepções e Representações Socioambientais de estudantes brasileiros e portugueses sobre o Meio Ambiente evidenciadas em desenhos
title_full_unstemmed Percepções e Representações Socioambientais de estudantes brasileiros e portugueses sobre o Meio Ambiente evidenciadas em desenhos
title_sort Percepções e Representações Socioambientais de estudantes brasileiros e portugueses sobre o Meio Ambiente evidenciadas em desenhos
author Fridrich, Gilivã Antonio
author_facet Fridrich, Gilivã Antonio
Serramo Lopez, Luiz Carlos
Camarotti, Maria de Fátima
Dias, António José Guerner
de Souza, Thiago Siqueira Paiva
Azeredo, Luane Maria Melo
author_role author
author2 Serramo Lopez, Luiz Carlos
Camarotti, Maria de Fátima
Dias, António José Guerner
de Souza, Thiago Siqueira Paiva
Azeredo, Luane Maria Melo
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fridrich, Gilivã Antonio
Serramo Lopez, Luiz Carlos
Camarotti, Maria de Fátima
Dias, António José Guerner
de Souza, Thiago Siqueira Paiva
Azeredo, Luane Maria Melo
description The human interaction with the environment could be understood as an initial condition of our species in a biophilic relationship with influences our family, community and school context. This research analyzed the perceptions and social and environment representations of Brazilian and Portuguese students, in relation to environment and the elements that constituted, through drawings. The quantitative and qualitative methodology was used utilizing the content and discretionary analysis applied to 343 students, enrolled in a total of 13 public municipal schools in Brazilian and Portuguese cities. The systematic analysis of the drawings found that the students represents the environmental problematic referencing the human beings as protagonist. One of the current anthropic problems, we emphasize the solid waste as one of the major factors of social and environmental impact. We verify in the students a big pro-environmental concern. Regardless of regions and countries, students transcend the need for behavioral changes and the paradigms in humans with the environment.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/14539
10.18675/2177-580X.2020-14539
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/14539
identifier_str_mv 10.18675/2177-580X.2020-14539
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/14539/11809
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Pesquisa em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Pesquisa em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental; v. 15 n. 2 (2020); 168-188
2177-580X
reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
collection Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br
_version_ 1800214364241788928