Discussões entre Professores sobre a Natureza Disciplinar ou Interdisciplinar da Educação Ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/9436 |
Resumo: | Este artigo visa analisar as percepções de professores de uma escola pública de Pernambuco sobre as propostas da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA) acerca da inserção da Educação Ambiental (EA) em contextos escolares. Através da técnica do grupo focal, os professores participantes da pesquisa foram estimulados a refletir e expor suas percepções sobre a natureza disciplinar ou interdisciplinar da EA. Após a análise dos dados, constatamos que, mesmo apresentando concepções diferentes, a maior parte dos professores pesquisados afirma que a EA deve ser inserida na escola de forma interdisciplinar, através de projetos contínuos. Essa percepção é justificada pela abrangência de conhecimentos das múltiplas áreas e saberes necessários à resolução dos problemas ambientais. Em contraponto, uma minoria dos docentes defende a criação de uma disciplina de EA no currículo escolar.Palavras-chave: Educação Ambiental; Ensino Fundamental; Políticas de Educação Ambiental. |
id |
UNESP-3_3f9f66bbfc763bfa2623f570343b0ae2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9436 |
network_acronym_str |
UNESP-3 |
network_name_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Discussões entre Professores sobre a Natureza Disciplinar ou Interdisciplinar da Educação AmbientalEste artigo visa analisar as percepções de professores de uma escola pública de Pernambuco sobre as propostas da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA) acerca da inserção da Educação Ambiental (EA) em contextos escolares. Através da técnica do grupo focal, os professores participantes da pesquisa foram estimulados a refletir e expor suas percepções sobre a natureza disciplinar ou interdisciplinar da EA. Após a análise dos dados, constatamos que, mesmo apresentando concepções diferentes, a maior parte dos professores pesquisados afirma que a EA deve ser inserida na escola de forma interdisciplinar, através de projetos contínuos. Essa percepção é justificada pela abrangência de conhecimentos das múltiplas áreas e saberes necessários à resolução dos problemas ambientais. Em contraponto, uma minoria dos docentes defende a criação de uma disciplina de EA no currículo escolar.Palavras-chave: Educação Ambiental; Ensino Fundamental; Políticas de Educação Ambiental.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2015-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/943610.18675/2177-580X.vol10.n2.p9-21Pesquisa em Educação Ambiental; v. 10 n. 2 (2015); 9-212177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/9436/7310https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/9436/10333Copyright (c) 2015 Pesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes de Farias Filho, Everaldode Oliveira Farias, Carmen Roselaine2016-03-11T13:14:26Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9436Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2016-03-11T13:14:26Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discussões entre Professores sobre a Natureza Disciplinar ou Interdisciplinar da Educação Ambiental |
title |
Discussões entre Professores sobre a Natureza Disciplinar ou Interdisciplinar da Educação Ambiental |
spellingShingle |
Discussões entre Professores sobre a Natureza Disciplinar ou Interdisciplinar da Educação Ambiental Nunes de Farias Filho, Everaldo |
title_short |
Discussões entre Professores sobre a Natureza Disciplinar ou Interdisciplinar da Educação Ambiental |
title_full |
Discussões entre Professores sobre a Natureza Disciplinar ou Interdisciplinar da Educação Ambiental |
title_fullStr |
Discussões entre Professores sobre a Natureza Disciplinar ou Interdisciplinar da Educação Ambiental |
title_full_unstemmed |
Discussões entre Professores sobre a Natureza Disciplinar ou Interdisciplinar da Educação Ambiental |
title_sort |
Discussões entre Professores sobre a Natureza Disciplinar ou Interdisciplinar da Educação Ambiental |
author |
Nunes de Farias Filho, Everaldo |
author_facet |
Nunes de Farias Filho, Everaldo de Oliveira Farias, Carmen Roselaine |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira Farias, Carmen Roselaine |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes de Farias Filho, Everaldo de Oliveira Farias, Carmen Roselaine |
description |
Este artigo visa analisar as percepções de professores de uma escola pública de Pernambuco sobre as propostas da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA) acerca da inserção da Educação Ambiental (EA) em contextos escolares. Através da técnica do grupo focal, os professores participantes da pesquisa foram estimulados a refletir e expor suas percepções sobre a natureza disciplinar ou interdisciplinar da EA. Após a análise dos dados, constatamos que, mesmo apresentando concepções diferentes, a maior parte dos professores pesquisados afirma que a EA deve ser inserida na escola de forma interdisciplinar, através de projetos contínuos. Essa percepção é justificada pela abrangência de conhecimentos das múltiplas áreas e saberes necessários à resolução dos problemas ambientais. Em contraponto, uma minoria dos docentes defende a criação de uma disciplina de EA no currículo escolar.Palavras-chave: Educação Ambiental; Ensino Fundamental; Políticas de Educação Ambiental. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/9436 10.18675/2177-580X.vol10.n2.p9-21 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/9436 |
identifier_str_mv |
10.18675/2177-580X.vol10.n2.p9-21 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/9436/7310 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/9436/10333 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Pesquisa em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Pesquisa em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental; v. 10 n. 2 (2015); 9-21 2177-580X reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br |
_version_ |
1800214363739521024 |