Discussões entre Professores sobre a Natureza Disciplinar ou Interdisciplinar da Educação Ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes de Farias Filho, Everaldo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: de Oliveira Farias, Carmen Roselaine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/9436
Resumo: Este artigo visa analisar as percepções de professores de uma escola pública de Pernambuco sobre as propostas da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA) acerca da inserção da Educação Ambiental (EA) em contextos escolares. Através da técnica do grupo focal, os professores participantes da pesquisa foram estimulados a refletir e expor suas percepções sobre a natureza disciplinar ou interdisciplinar da EA. Após a análise dos dados, constatamos que, mesmo apresentando concepções diferentes, a maior parte dos professores pesquisados afirma que a EA deve ser inserida na escola de forma interdisciplinar, através de projetos contínuos. Essa percepção é justificada pela abrangência de conhecimentos das múltiplas áreas e saberes necessários à resolução dos problemas ambientais. Em contraponto, uma minoria dos docentes defende a criação de uma disciplina de EA no currículo escolar.Palavras-chave: Educação Ambiental; Ensino Fundamental; Políticas de Educação Ambiental.
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