Um curso de educação ambiental para professores da educação básica e a questão da contextualização do ensino como diretriz metodológica.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6399 |
Resumo: | O presente trabalho identificou as concepções de contextualização do ensino (CE) presentes em um curso de educação ambiental voltado para professores da educação básica do município de Batatais (SP), a partir da avaliação do projeto pedagógico deste curso e das sequências didáticas produzidas pelos professores participantes. A questão da CE surgiu em função da organização da proposta a partir de temas de ciências em uma abordagem contextualizada e regionalizada. Esta pesquisa desenvolveu-se por meio de uma abordagem qualitativa da pesquisa educacional, analisando o conteúdo dos textos relacionados ao curso, a partir de uma categorização proposta por Kato e Kawasaki (2011). Os resultados demonstraram que, apesar do projeto pedagógico propor a CE em suas variadas perspectivas, o mesmo não acontece com as seqüências didáticas produzidas pelos professores participantes, que apresentaram concepções de CE voltadas em sua maioria para a perspectiva do cotidiano do aluno. |
id |
UNESP-3_6377e8cc57bdc138214dcd80ab984eb0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6399 |
network_acronym_str |
UNESP-3 |
network_name_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um curso de educação ambiental para professores da educação básica e a questão da contextualização do ensino como diretriz metodológica. O presente trabalho identificou as concepções de contextualização do ensino (CE) presentes em um curso de educação ambiental voltado para professores da educação básica do município de Batatais (SP), a partir da avaliação do projeto pedagógico deste curso e das sequências didáticas produzidas pelos professores participantes. A questão da CE surgiu em função da organização da proposta a partir de temas de ciências em uma abordagem contextualizada e regionalizada. Esta pesquisa desenvolveu-se por meio de uma abordagem qualitativa da pesquisa educacional, analisando o conteúdo dos textos relacionados ao curso, a partir de uma categorização proposta por Kato e Kawasaki (2011). Os resultados demonstraram que, apesar do projeto pedagógico propor a CE em suas variadas perspectivas, o mesmo não acontece com as seqüências didáticas produzidas pelos professores participantes, que apresentaram concepções de CE voltadas em sua maioria para a perspectiva do cotidiano do aluno. Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2014-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/ziphttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/639910.18675/2177-580X.vol8.n2.p76-86Pesquisa em Educação Ambiental; v. 8 n. 2 (2013); 76-862177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6399/6030https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6399/9647Kato, Danilo Seithide Carvalho, Natalia VieiraKawasaki, Clarice Sumiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-14T19:33:43Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6399Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2016-03-14T19:33:43Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um curso de educação ambiental para professores da educação básica e a questão da contextualização do ensino como diretriz metodológica. |
title |
Um curso de educação ambiental para professores da educação básica e a questão da contextualização do ensino como diretriz metodológica. |
spellingShingle |
Um curso de educação ambiental para professores da educação básica e a questão da contextualização do ensino como diretriz metodológica. Kato, Danilo Seithi |
title_short |
Um curso de educação ambiental para professores da educação básica e a questão da contextualização do ensino como diretriz metodológica. |
title_full |
Um curso de educação ambiental para professores da educação básica e a questão da contextualização do ensino como diretriz metodológica. |
title_fullStr |
Um curso de educação ambiental para professores da educação básica e a questão da contextualização do ensino como diretriz metodológica. |
title_full_unstemmed |
Um curso de educação ambiental para professores da educação básica e a questão da contextualização do ensino como diretriz metodológica. |
title_sort |
Um curso de educação ambiental para professores da educação básica e a questão da contextualização do ensino como diretriz metodológica. |
author |
Kato, Danilo Seithi |
author_facet |
Kato, Danilo Seithi de Carvalho, Natalia Vieira Kawasaki, Clarice Sumi |
author_role |
author |
author2 |
de Carvalho, Natalia Vieira Kawasaki, Clarice Sumi |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kato, Danilo Seithi de Carvalho, Natalia Vieira Kawasaki, Clarice Sumi |
description |
O presente trabalho identificou as concepções de contextualização do ensino (CE) presentes em um curso de educação ambiental voltado para professores da educação básica do município de Batatais (SP), a partir da avaliação do projeto pedagógico deste curso e das sequências didáticas produzidas pelos professores participantes. A questão da CE surgiu em função da organização da proposta a partir de temas de ciências em uma abordagem contextualizada e regionalizada. Esta pesquisa desenvolveu-se por meio de uma abordagem qualitativa da pesquisa educacional, analisando o conteúdo dos textos relacionados ao curso, a partir de uma categorização proposta por Kato e Kawasaki (2011). Os resultados demonstraram que, apesar do projeto pedagógico propor a CE em suas variadas perspectivas, o mesmo não acontece com as seqüências didáticas produzidas pelos professores participantes, que apresentaram concepções de CE voltadas em sua maioria para a perspectiva do cotidiano do aluno. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6399 10.18675/2177-580X.vol8.n2.p76-86 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6399 |
identifier_str_mv |
10.18675/2177-580X.vol8.n2.p76-86 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6399/6030 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6399/9647 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental; v. 8 n. 2 (2013); 76-86 2177-580X reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br |
_version_ |
1800214363286536192 |