Um curso de educação ambiental para professores da educação básica e a questão da contextualização do ensino como diretriz metodológica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kato, Danilo Seithi
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: de Carvalho, Natalia Vieira, Kawasaki, Clarice Sumi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6399
Resumo: O presente trabalho identificou as concepções de contextualização do ensino (CE) presentes em um curso de educação ambiental voltado para professores da educação básica do município de Batatais (SP), a partir da avaliação do projeto pedagógico deste curso e das sequências didáticas produzidas pelos professores participantes. A questão da CE surgiu em função da organização da proposta a partir de temas de ciências em uma abordagem contextualizada e regionalizada. Esta pesquisa desenvolveu-se por meio de uma abordagem qualitativa da pesquisa educacional, analisando o conteúdo dos textos relacionados ao curso, a partir de uma categorização proposta por Kato e Kawasaki (2011). Os resultados demonstraram que, apesar do projeto pedagógico propor a CE em suas variadas perspectivas, o mesmo não acontece com as seqüências didáticas produzidas pelos professores participantes, que apresentaram concepções de CE voltadas em sua maioria para a perspectiva do cotidiano do aluno.
id UNESP-3_6377e8cc57bdc138214dcd80ab984eb0
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6399
network_acronym_str UNESP-3
network_name_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Um curso de educação ambiental para professores da educação básica e a questão da contextualização do ensino como diretriz metodológica. O presente trabalho identificou as concepções de contextualização do ensino (CE) presentes em um curso de educação ambiental voltado para professores da educação básica do município de Batatais (SP), a partir da avaliação do projeto pedagógico deste curso e das sequências didáticas produzidas pelos professores participantes. A questão da CE surgiu em função da organização da proposta a partir de temas de ciências em uma abordagem contextualizada e regionalizada. Esta pesquisa desenvolveu-se por meio de uma abordagem qualitativa da pesquisa educacional, analisando o conteúdo dos textos relacionados ao curso, a partir de uma categorização proposta por Kato e Kawasaki (2011). Os resultados demonstraram que, apesar do projeto pedagógico propor a CE em suas variadas perspectivas, o mesmo não acontece com as seqüências didáticas produzidas pelos professores participantes, que apresentaram concepções de CE voltadas em sua maioria para a perspectiva do cotidiano do aluno. Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2014-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/ziphttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/639910.18675/2177-580X.vol8.n2.p76-86Pesquisa em Educação Ambiental; v. 8 n. 2 (2013); 76-862177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6399/6030https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6399/9647Kato, Danilo Seithide Carvalho, Natalia VieiraKawasaki, Clarice Sumiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-14T19:33:43Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6399Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2016-03-14T19:33:43Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um curso de educação ambiental para professores da educação básica e a questão da contextualização do ensino como diretriz metodológica.
title Um curso de educação ambiental para professores da educação básica e a questão da contextualização do ensino como diretriz metodológica.
spellingShingle Um curso de educação ambiental para professores da educação básica e a questão da contextualização do ensino como diretriz metodológica.
Kato, Danilo Seithi
title_short Um curso de educação ambiental para professores da educação básica e a questão da contextualização do ensino como diretriz metodológica.
title_full Um curso de educação ambiental para professores da educação básica e a questão da contextualização do ensino como diretriz metodológica.
title_fullStr Um curso de educação ambiental para professores da educação básica e a questão da contextualização do ensino como diretriz metodológica.
title_full_unstemmed Um curso de educação ambiental para professores da educação básica e a questão da contextualização do ensino como diretriz metodológica.
title_sort Um curso de educação ambiental para professores da educação básica e a questão da contextualização do ensino como diretriz metodológica.
author Kato, Danilo Seithi
author_facet Kato, Danilo Seithi
de Carvalho, Natalia Vieira
Kawasaki, Clarice Sumi
author_role author
author2 de Carvalho, Natalia Vieira
Kawasaki, Clarice Sumi
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kato, Danilo Seithi
de Carvalho, Natalia Vieira
Kawasaki, Clarice Sumi
description O presente trabalho identificou as concepções de contextualização do ensino (CE) presentes em um curso de educação ambiental voltado para professores da educação básica do município de Batatais (SP), a partir da avaliação do projeto pedagógico deste curso e das sequências didáticas produzidas pelos professores participantes. A questão da CE surgiu em função da organização da proposta a partir de temas de ciências em uma abordagem contextualizada e regionalizada. Esta pesquisa desenvolveu-se por meio de uma abordagem qualitativa da pesquisa educacional, analisando o conteúdo dos textos relacionados ao curso, a partir de uma categorização proposta por Kato e Kawasaki (2011). Os resultados demonstraram que, apesar do projeto pedagógico propor a CE em suas variadas perspectivas, o mesmo não acontece com as seqüências didáticas produzidas pelos professores participantes, que apresentaram concepções de CE voltadas em sua maioria para a perspectiva do cotidiano do aluno.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6399
10.18675/2177-580X.vol8.n2.p76-86
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6399
identifier_str_mv 10.18675/2177-580X.vol8.n2.p76-86
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6399/6030
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6399/9647
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental; v. 8 n. 2 (2013); 76-86
2177-580X
reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
collection Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br
_version_ 1800214363286536192