As Situações de Estudo como Estratégias de Educação Ambiental à Abordagem da Problemática dos Riachos Degradados nas Escolas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6017 |
Resumo: | A Educação Ambiental possibilita subsídios à sensibilização dos sujeitos à preservação dos recursos naturais como os riachos. O objetivo desta pesquisa é analisar a problemática dos riachos degradados intermediada pela Educação Ambiental em uma escola. A metodologia consistiu no desenvolvimento de uma Situação de Estudo, como estratégia para vivências práticas, com estudantes entre seis e sete anos, do primeiro ano do Ensino Fundamental do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), Ijuí, RS, sobre atitudes que minimizem impactos negativos aos riachos degradados. As atividades aconteceram de maio a junho de 2011 e oportunizaram aos estudantes analisar e repensar sua relação com a natureza e postura frente à preservação dos riachos. Conclui-se que a Situação de Estudo é uma estratégia significativa às abordagens de Educação Ambiental nas escolas e que os trabalhos na EFA sensibilizaram os estudantes à preservação dos ecossistemas de riacho e à proteção da sua biodiversidade.Palavras-chave: Riachos degradados. Situação de Estudo. Educação Ambiental. |
id |
UNESP-3_7bcdafa8b83ef94ae20a6caddc6607a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6017 |
network_acronym_str |
UNESP-3 |
network_name_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As Situações de Estudo como Estratégias de Educação Ambiental à Abordagem da Problemática dos Riachos Degradados nas EscolasA Educação Ambiental possibilita subsídios à sensibilização dos sujeitos à preservação dos recursos naturais como os riachos. O objetivo desta pesquisa é analisar a problemática dos riachos degradados intermediada pela Educação Ambiental em uma escola. A metodologia consistiu no desenvolvimento de uma Situação de Estudo, como estratégia para vivências práticas, com estudantes entre seis e sete anos, do primeiro ano do Ensino Fundamental do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), Ijuí, RS, sobre atitudes que minimizem impactos negativos aos riachos degradados. As atividades aconteceram de maio a junho de 2011 e oportunizaram aos estudantes analisar e repensar sua relação com a natureza e postura frente à preservação dos riachos. Conclui-se que a Situação de Estudo é uma estratégia significativa às abordagens de Educação Ambiental nas escolas e que os trabalhos na EFA sensibilizaram os estudantes à preservação dos ecossistemas de riacho e à proteção da sua biodiversidade.Palavras-chave: Riachos degradados. Situação de Estudo. Educação Ambiental. Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2015-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/601710.18675/2177-580X.vol9.n2.p10-22Pesquisa em Educação Ambiental; v. 9 n. 2 (2014); 10-222177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6017/6513https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6017/9391https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6017/9392Cavalheiro, Laísa WociechoskiNishijima, Toshioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-11T13:49:50Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6017Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2016-03-11T13:49:50Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As Situações de Estudo como Estratégias de Educação Ambiental à Abordagem da Problemática dos Riachos Degradados nas Escolas |
title |
As Situações de Estudo como Estratégias de Educação Ambiental à Abordagem da Problemática dos Riachos Degradados nas Escolas |
spellingShingle |
As Situações de Estudo como Estratégias de Educação Ambiental à Abordagem da Problemática dos Riachos Degradados nas Escolas Cavalheiro, Laísa Wociechoski |
title_short |
As Situações de Estudo como Estratégias de Educação Ambiental à Abordagem da Problemática dos Riachos Degradados nas Escolas |
title_full |
As Situações de Estudo como Estratégias de Educação Ambiental à Abordagem da Problemática dos Riachos Degradados nas Escolas |
title_fullStr |
As Situações de Estudo como Estratégias de Educação Ambiental à Abordagem da Problemática dos Riachos Degradados nas Escolas |
title_full_unstemmed |
As Situações de Estudo como Estratégias de Educação Ambiental à Abordagem da Problemática dos Riachos Degradados nas Escolas |
title_sort |
As Situações de Estudo como Estratégias de Educação Ambiental à Abordagem da Problemática dos Riachos Degradados nas Escolas |
author |
Cavalheiro, Laísa Wociechoski |
author_facet |
Cavalheiro, Laísa Wociechoski Nishijima, Toshio |
author_role |
author |
author2 |
Nishijima, Toshio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalheiro, Laísa Wociechoski Nishijima, Toshio |
description |
A Educação Ambiental possibilita subsídios à sensibilização dos sujeitos à preservação dos recursos naturais como os riachos. O objetivo desta pesquisa é analisar a problemática dos riachos degradados intermediada pela Educação Ambiental em uma escola. A metodologia consistiu no desenvolvimento de uma Situação de Estudo, como estratégia para vivências práticas, com estudantes entre seis e sete anos, do primeiro ano do Ensino Fundamental do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), Ijuí, RS, sobre atitudes que minimizem impactos negativos aos riachos degradados. As atividades aconteceram de maio a junho de 2011 e oportunizaram aos estudantes analisar e repensar sua relação com a natureza e postura frente à preservação dos riachos. Conclui-se que a Situação de Estudo é uma estratégia significativa às abordagens de Educação Ambiental nas escolas e que os trabalhos na EFA sensibilizaram os estudantes à preservação dos ecossistemas de riacho e à proteção da sua biodiversidade.Palavras-chave: Riachos degradados. Situação de Estudo. Educação Ambiental. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6017 10.18675/2177-580X.vol9.n2.p10-22 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6017 |
identifier_str_mv |
10.18675/2177-580X.vol9.n2.p10-22 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6017/6513 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6017/9391 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6017/9392 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental; v. 9 n. 2 (2014); 10-22 2177-580X reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br |
_version_ |
1800214362773782529 |