As Situações de Estudo como Estratégias de Educação Ambiental à Abordagem da Problemática dos Riachos Degradados nas Escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalheiro, Laísa Wociechoski
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Nishijima, Toshio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6017
Resumo: A Educação Ambiental possibilita subsídios à sensibilização dos sujeitos à preservação dos recursos naturais como os riachos. O objetivo desta pesquisa é analisar a problemática dos riachos degradados intermediada pela Educação Ambiental em uma escola. A metodologia consistiu no desenvolvimento de uma Situação de Estudo, como estratégia para vivências práticas, com estudantes entre seis e sete anos, do primeiro ano do Ensino Fundamental do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), Ijuí, RS, sobre atitudes que minimizem impactos negativos aos riachos degradados. As atividades aconteceram de maio a junho de 2011 e oportunizaram aos estudantes analisar e repensar sua relação com a natureza e postura frente à preservação dos riachos. Conclui-se que a Situação de Estudo é uma estratégia significativa às abordagens de Educação Ambiental nas escolas e que os trabalhos na EFA sensibilizaram os estudantes à preservação dos ecossistemas de riacho e à proteção da sua biodiversidade.Palavras-chave: Riachos degradados. Situação de Estudo. Educação Ambiental.
id UNESP-3_7bcdafa8b83ef94ae20a6caddc6607a7
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6017
network_acronym_str UNESP-3
network_name_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling As Situações de Estudo como Estratégias de Educação Ambiental à Abordagem da Problemática dos Riachos Degradados nas EscolasA Educação Ambiental possibilita subsídios à sensibilização dos sujeitos à preservação dos recursos naturais como os riachos. O objetivo desta pesquisa é analisar a problemática dos riachos degradados intermediada pela Educação Ambiental em uma escola. A metodologia consistiu no desenvolvimento de uma Situação de Estudo, como estratégia para vivências práticas, com estudantes entre seis e sete anos, do primeiro ano do Ensino Fundamental do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), Ijuí, RS, sobre atitudes que minimizem impactos negativos aos riachos degradados. As atividades aconteceram de maio a junho de 2011 e oportunizaram aos estudantes analisar e repensar sua relação com a natureza e postura frente à preservação dos riachos. Conclui-se que a Situação de Estudo é uma estratégia significativa às abordagens de Educação Ambiental nas escolas e que os trabalhos na EFA sensibilizaram os estudantes à preservação dos ecossistemas de riacho e à proteção da sua biodiversidade.Palavras-chave: Riachos degradados. Situação de Estudo. Educação Ambiental. Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2015-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/601710.18675/2177-580X.vol9.n2.p10-22Pesquisa em Educação Ambiental; v. 9 n. 2 (2014); 10-222177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6017/6513https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6017/9391https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6017/9392Cavalheiro, Laísa WociechoskiNishijima, Toshioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-11T13:49:50Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6017Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2016-03-11T13:49:50Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As Situações de Estudo como Estratégias de Educação Ambiental à Abordagem da Problemática dos Riachos Degradados nas Escolas
title As Situações de Estudo como Estratégias de Educação Ambiental à Abordagem da Problemática dos Riachos Degradados nas Escolas
spellingShingle As Situações de Estudo como Estratégias de Educação Ambiental à Abordagem da Problemática dos Riachos Degradados nas Escolas
Cavalheiro, Laísa Wociechoski
title_short As Situações de Estudo como Estratégias de Educação Ambiental à Abordagem da Problemática dos Riachos Degradados nas Escolas
title_full As Situações de Estudo como Estratégias de Educação Ambiental à Abordagem da Problemática dos Riachos Degradados nas Escolas
title_fullStr As Situações de Estudo como Estratégias de Educação Ambiental à Abordagem da Problemática dos Riachos Degradados nas Escolas
title_full_unstemmed As Situações de Estudo como Estratégias de Educação Ambiental à Abordagem da Problemática dos Riachos Degradados nas Escolas
title_sort As Situações de Estudo como Estratégias de Educação Ambiental à Abordagem da Problemática dos Riachos Degradados nas Escolas
author Cavalheiro, Laísa Wociechoski
author_facet Cavalheiro, Laísa Wociechoski
Nishijima, Toshio
author_role author
author2 Nishijima, Toshio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalheiro, Laísa Wociechoski
Nishijima, Toshio
description A Educação Ambiental possibilita subsídios à sensibilização dos sujeitos à preservação dos recursos naturais como os riachos. O objetivo desta pesquisa é analisar a problemática dos riachos degradados intermediada pela Educação Ambiental em uma escola. A metodologia consistiu no desenvolvimento de uma Situação de Estudo, como estratégia para vivências práticas, com estudantes entre seis e sete anos, do primeiro ano do Ensino Fundamental do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), Ijuí, RS, sobre atitudes que minimizem impactos negativos aos riachos degradados. As atividades aconteceram de maio a junho de 2011 e oportunizaram aos estudantes analisar e repensar sua relação com a natureza e postura frente à preservação dos riachos. Conclui-se que a Situação de Estudo é uma estratégia significativa às abordagens de Educação Ambiental nas escolas e que os trabalhos na EFA sensibilizaram os estudantes à preservação dos ecossistemas de riacho e à proteção da sua biodiversidade.Palavras-chave: Riachos degradados. Situação de Estudo. Educação Ambiental.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6017
10.18675/2177-580X.vol9.n2.p10-22
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6017
identifier_str_mv 10.18675/2177-580X.vol9.n2.p10-22
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6017/6513
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6017/9391
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6017/9392
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental; v. 9 n. 2 (2014); 10-22
2177-580X
reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
collection Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br
_version_ 1800214362773782529