As concepções de homem, natureza e trabalho no Curso Técnico em Meio Ambiente do IFSul.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/9611 |
Resumo: | Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa sobre as concepções de homem, natureza e trabalho que relaciona às compreensões de Educação Ambiental e Educação Profissional de doze concluintes do curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal Sul-rio-grandense. Os alunos foram entrevistados e metodologicamente utilizou-se a Análise de Conteúdo. As categorias de análise utilizadas foram: homem, trabalho e natureza. Emergiram as unidades de análise: Homem produz impactos à natureza; Relação trabalho, emprego e natureza e; Perspectiva interdisciplinar. Os resultados mostram que no curso há a compreensão de uma cisão existente entre o homem e a natureza, o trabalho como exploração da natureza causando impactos e a formação relacionada aos interesses do mercado. Estas concepções de homem, natureza e trabalho implicam em perspectivas de uma Educação Ambiental voltada ao mercado através da conscientização para diminuir os impactos ambientais e de uma Educação Profissional voltada às necessidades do processo produtivo. |
id |
UNESP-3_813b5fda7e2a7141f9e76a9d20f4fb13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9611 |
network_acronym_str |
UNESP-3 |
network_name_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As concepções de homem, natureza e trabalho no Curso Técnico em Meio Ambiente do IFSul.Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa sobre as concepções de homem, natureza e trabalho que relaciona às compreensões de Educação Ambiental e Educação Profissional de doze concluintes do curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal Sul-rio-grandense. Os alunos foram entrevistados e metodologicamente utilizou-se a Análise de Conteúdo. As categorias de análise utilizadas foram: homem, trabalho e natureza. Emergiram as unidades de análise: Homem produz impactos à natureza; Relação trabalho, emprego e natureza e; Perspectiva interdisciplinar. Os resultados mostram que no curso há a compreensão de uma cisão existente entre o homem e a natureza, o trabalho como exploração da natureza causando impactos e a formação relacionada aos interesses do mercado. Estas concepções de homem, natureza e trabalho implicam em perspectivas de uma Educação Ambiental voltada ao mercado através da conscientização para diminuir os impactos ambientais e de uma Educação Profissional voltada às necessidades do processo produtivo.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2017-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/961110.18675/2177-580X.vol12.n1.p85-99Pesquisa em Educação Ambiental; v. 12 n. 1 (2017); 85-992177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/9611/8077https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/9611/10612Copyright (c) 2017 Pesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessNogueira, ChristianoMolon, Susana Inês2018-08-21T13:51:22Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9611Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2018-08-21T13:51:22Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As concepções de homem, natureza e trabalho no Curso Técnico em Meio Ambiente do IFSul. |
title |
As concepções de homem, natureza e trabalho no Curso Técnico em Meio Ambiente do IFSul. |
spellingShingle |
As concepções de homem, natureza e trabalho no Curso Técnico em Meio Ambiente do IFSul. Nogueira, Christiano |
title_short |
As concepções de homem, natureza e trabalho no Curso Técnico em Meio Ambiente do IFSul. |
title_full |
As concepções de homem, natureza e trabalho no Curso Técnico em Meio Ambiente do IFSul. |
title_fullStr |
As concepções de homem, natureza e trabalho no Curso Técnico em Meio Ambiente do IFSul. |
title_full_unstemmed |
As concepções de homem, natureza e trabalho no Curso Técnico em Meio Ambiente do IFSul. |
title_sort |
As concepções de homem, natureza e trabalho no Curso Técnico em Meio Ambiente do IFSul. |
author |
Nogueira, Christiano |
author_facet |
Nogueira, Christiano Molon, Susana Inês |
author_role |
author |
author2 |
Molon, Susana Inês |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Christiano Molon, Susana Inês |
description |
Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa sobre as concepções de homem, natureza e trabalho que relaciona às compreensões de Educação Ambiental e Educação Profissional de doze concluintes do curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal Sul-rio-grandense. Os alunos foram entrevistados e metodologicamente utilizou-se a Análise de Conteúdo. As categorias de análise utilizadas foram: homem, trabalho e natureza. Emergiram as unidades de análise: Homem produz impactos à natureza; Relação trabalho, emprego e natureza e; Perspectiva interdisciplinar. Os resultados mostram que no curso há a compreensão de uma cisão existente entre o homem e a natureza, o trabalho como exploração da natureza causando impactos e a formação relacionada aos interesses do mercado. Estas concepções de homem, natureza e trabalho implicam em perspectivas de uma Educação Ambiental voltada ao mercado através da conscientização para diminuir os impactos ambientais e de uma Educação Profissional voltada às necessidades do processo produtivo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/9611 10.18675/2177-580X.vol12.n1.p85-99 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/9611 |
identifier_str_mv |
10.18675/2177-580X.vol12.n1.p85-99 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/9611/8077 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/9611/10612 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Pesquisa em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Pesquisa em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental; v. 12 n. 1 (2017); 85-99 2177-580X reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br |
_version_ |
1800214363743715328 |