Trajetórias da Construção da Identidade de Professoras do Ensino Básico como Educadoras Ambientais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Di Tullio, Ariane
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Oliveira, Haydée Torres de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/8309
Resumo: Diante da expansão da educação ambiental (EA) no ensino formal, buscamos compreender as trajetórias por meio das quais professoras no ensino básico se aproximaram da EA, bem como os processos de construção da suas identidades como educadoras ambientais. Utilizamos como referencial teórico a hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer e a pedagogia dialógica de Paulo Freire, sendo que as narrativas das entrevistadas foram analisadas à luz da análise textual discursiva. Percebemos que as professoras têm se aproximado da EA principalmente pela via profissional, ainda que suas vivências pessoais tenham tido importância nessas escolhas. A inserção da dimensão ambiental nas práticas pedagógicas e/ou a busca de formação contribuem para a construção de suas identidades como educadoras ambientais, ainda que heterogêneas e provisórias, sujeitas às oportunidades de atuação. As práticas também possibilitam sua identificação com os valores do ideário ambientalista em âmbitos profissional e pessoal.
id UNESP-3_98f28fa9fbcd2e111101ea1b2d6bc779
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8309
network_acronym_str UNESP-3
network_name_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Trajetórias da Construção da Identidade de Professoras do Ensino Básico como Educadoras AmbientaisDiante da expansão da educação ambiental (EA) no ensino formal, buscamos compreender as trajetórias por meio das quais professoras no ensino básico se aproximaram da EA, bem como os processos de construção da suas identidades como educadoras ambientais. Utilizamos como referencial teórico a hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer e a pedagogia dialógica de Paulo Freire, sendo que as narrativas das entrevistadas foram analisadas à luz da análise textual discursiva. Percebemos que as professoras têm se aproximado da EA principalmente pela via profissional, ainda que suas vivências pessoais tenham tido importância nessas escolhas. A inserção da dimensão ambiental nas práticas pedagógicas e/ou a busca de formação contribuem para a construção de suas identidades como educadoras ambientais, ainda que heterogêneas e provisórias, sujeitas às oportunidades de atuação. As práticas também possibilitam sua identificação com os valores do ideário ambientalista em âmbitos profissional e pessoal.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2017-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/830910.18675/2177-580X.vol12.n1.p42-57Pesquisa em Educação Ambiental; v. 12 n. 1 (2017); 42-572177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/8309/8070https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/8309/10016Copyright (c) 2017 Pesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessDi Tullio, ArianeOliveira, Haydée Torres de2018-08-21T13:51:22Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8309Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2018-08-21T13:51:22Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Trajetórias da Construção da Identidade de Professoras do Ensino Básico como Educadoras Ambientais
title Trajetórias da Construção da Identidade de Professoras do Ensino Básico como Educadoras Ambientais
spellingShingle Trajetórias da Construção da Identidade de Professoras do Ensino Básico como Educadoras Ambientais
Di Tullio, Ariane
title_short Trajetórias da Construção da Identidade de Professoras do Ensino Básico como Educadoras Ambientais
title_full Trajetórias da Construção da Identidade de Professoras do Ensino Básico como Educadoras Ambientais
title_fullStr Trajetórias da Construção da Identidade de Professoras do Ensino Básico como Educadoras Ambientais
title_full_unstemmed Trajetórias da Construção da Identidade de Professoras do Ensino Básico como Educadoras Ambientais
title_sort Trajetórias da Construção da Identidade de Professoras do Ensino Básico como Educadoras Ambientais
author Di Tullio, Ariane
author_facet Di Tullio, Ariane
Oliveira, Haydée Torres de
author_role author
author2 Oliveira, Haydée Torres de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Di Tullio, Ariane
Oliveira, Haydée Torres de
description Diante da expansão da educação ambiental (EA) no ensino formal, buscamos compreender as trajetórias por meio das quais professoras no ensino básico se aproximaram da EA, bem como os processos de construção da suas identidades como educadoras ambientais. Utilizamos como referencial teórico a hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer e a pedagogia dialógica de Paulo Freire, sendo que as narrativas das entrevistadas foram analisadas à luz da análise textual discursiva. Percebemos que as professoras têm se aproximado da EA principalmente pela via profissional, ainda que suas vivências pessoais tenham tido importância nessas escolhas. A inserção da dimensão ambiental nas práticas pedagógicas e/ou a busca de formação contribuem para a construção de suas identidades como educadoras ambientais, ainda que heterogêneas e provisórias, sujeitas às oportunidades de atuação. As práticas também possibilitam sua identificação com os valores do ideário ambientalista em âmbitos profissional e pessoal.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/8309
10.18675/2177-580X.vol12.n1.p42-57
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/8309
identifier_str_mv 10.18675/2177-580X.vol12.n1.p42-57
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/8309/8070
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/8309/10016
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Pesquisa em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Pesquisa em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental; v. 12 n. 1 (2017); 42-57
2177-580X
reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
collection Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br
_version_ 1800214363713306624