Tendências de educação ambiental em livros didáticos de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Mello, Adriana
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Longhini, Marcos Daniel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7794
Resumo: Este artigo evidencia em quais conteúdos curriculares a temática ambiental é discutida identificando as possíveis tendências de Educação Ambiental (EA) presentes em duas coleções de livros didáticos mais adotados em escolas da rede municipal de ensino de Uberlândia, MG, no período de 2008 a 2010. Para a análise da abordagem de ambas as coleções, estabelecemos como parâmetros dois macroeixos que fundamentam o debate da EA: a corrente conservadora e a emancipatória. De modo geral, ambas as coleções, ao discutirem as questões relativas à temática ambiental, ainda tratam as atividades educativas com enfoque informativo, com vistas simplesmente à preservação e conservação da fauna, flora e recursos naturais. Assim, considerando a importância do livro didático e a existência de lacunas quanto à abordagem da EA na ótica da sustentabilidade, registramos a importância da inclusão dessa temática como item eliminatório e classificatório quando da seleção dos livros pelo Programa Nacional do Livro Didático. 
id UNESP-3_99469f70381556e8a20b9e318552565d
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/7794
network_acronym_str UNESP-3
network_name_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Tendências de educação ambiental em livros didáticos de ciênciasEste artigo evidencia em quais conteúdos curriculares a temática ambiental é discutida identificando as possíveis tendências de Educação Ambiental (EA) presentes em duas coleções de livros didáticos mais adotados em escolas da rede municipal de ensino de Uberlândia, MG, no período de 2008 a 2010. Para a análise da abordagem de ambas as coleções, estabelecemos como parâmetros dois macroeixos que fundamentam o debate da EA: a corrente conservadora e a emancipatória. De modo geral, ambas as coleções, ao discutirem as questões relativas à temática ambiental, ainda tratam as atividades educativas com enfoque informativo, com vistas simplesmente à preservação e conservação da fauna, flora e recursos naturais. Assim, considerando a importância do livro didático e a existência de lacunas quanto à abordagem da EA na ótica da sustentabilidade, registramos a importância da inclusão dessa temática como item eliminatório e classificatório quando da seleção dos livros pelo Programa Nacional do Livro Didático. Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2013-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordtext/plainhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/779410.18675/2177-580X.vol8.n1.p62-75Pesquisa em Educação Ambiental; v. 8 n. 1 (2013); 62-752177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7794/5468https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7794/9752https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7794/9756Silva Mello, AdrianaLonghini, Marcos Danielinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-27T22:52:55Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/7794Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2021-06-27T22:52:55Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tendências de educação ambiental em livros didáticos de ciências
title Tendências de educação ambiental em livros didáticos de ciências
spellingShingle Tendências de educação ambiental em livros didáticos de ciências
Silva Mello, Adriana
title_short Tendências de educação ambiental em livros didáticos de ciências
title_full Tendências de educação ambiental em livros didáticos de ciências
title_fullStr Tendências de educação ambiental em livros didáticos de ciências
title_full_unstemmed Tendências de educação ambiental em livros didáticos de ciências
title_sort Tendências de educação ambiental em livros didáticos de ciências
author Silva Mello, Adriana
author_facet Silva Mello, Adriana
Longhini, Marcos Daniel
author_role author
author2 Longhini, Marcos Daniel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Mello, Adriana
Longhini, Marcos Daniel
description Este artigo evidencia em quais conteúdos curriculares a temática ambiental é discutida identificando as possíveis tendências de Educação Ambiental (EA) presentes em duas coleções de livros didáticos mais adotados em escolas da rede municipal de ensino de Uberlândia, MG, no período de 2008 a 2010. Para a análise da abordagem de ambas as coleções, estabelecemos como parâmetros dois macroeixos que fundamentam o debate da EA: a corrente conservadora e a emancipatória. De modo geral, ambas as coleções, ao discutirem as questões relativas à temática ambiental, ainda tratam as atividades educativas com enfoque informativo, com vistas simplesmente à preservação e conservação da fauna, flora e recursos naturais. Assim, considerando a importância do livro didático e a existência de lacunas quanto à abordagem da EA na ótica da sustentabilidade, registramos a importância da inclusão dessa temática como item eliminatório e classificatório quando da seleção dos livros pelo Programa Nacional do Livro Didático. 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7794
10.18675/2177-580X.vol8.n1.p62-75
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7794
identifier_str_mv 10.18675/2177-580X.vol8.n1.p62-75
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7794/5468
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7794/9752
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7794/9756
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
text/plain
dc.publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental; v. 8 n. 1 (2013); 62-75
2177-580X
reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
collection Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br
_version_ 1800214363397685248