Tendências de educação ambiental em livros didáticos de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7794 |
Resumo: | Este artigo evidencia em quais conteúdos curriculares a temática ambiental é discutida identificando as possíveis tendências de Educação Ambiental (EA) presentes em duas coleções de livros didáticos mais adotados em escolas da rede municipal de ensino de Uberlândia, MG, no período de 2008 a 2010. Para a análise da abordagem de ambas as coleções, estabelecemos como parâmetros dois macroeixos que fundamentam o debate da EA: a corrente conservadora e a emancipatória. De modo geral, ambas as coleções, ao discutirem as questões relativas à temática ambiental, ainda tratam as atividades educativas com enfoque informativo, com vistas simplesmente à preservação e conservação da fauna, flora e recursos naturais. Assim, considerando a importância do livro didático e a existência de lacunas quanto à abordagem da EA na ótica da sustentabilidade, registramos a importância da inclusão dessa temática como item eliminatório e classificatório quando da seleção dos livros pelo Programa Nacional do Livro Didático. |
id |
UNESP-3_99469f70381556e8a20b9e318552565d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/7794 |
network_acronym_str |
UNESP-3 |
network_name_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Tendências de educação ambiental em livros didáticos de ciênciasEste artigo evidencia em quais conteúdos curriculares a temática ambiental é discutida identificando as possíveis tendências de Educação Ambiental (EA) presentes em duas coleções de livros didáticos mais adotados em escolas da rede municipal de ensino de Uberlândia, MG, no período de 2008 a 2010. Para a análise da abordagem de ambas as coleções, estabelecemos como parâmetros dois macroeixos que fundamentam o debate da EA: a corrente conservadora e a emancipatória. De modo geral, ambas as coleções, ao discutirem as questões relativas à temática ambiental, ainda tratam as atividades educativas com enfoque informativo, com vistas simplesmente à preservação e conservação da fauna, flora e recursos naturais. Assim, considerando a importância do livro didático e a existência de lacunas quanto à abordagem da EA na ótica da sustentabilidade, registramos a importância da inclusão dessa temática como item eliminatório e classificatório quando da seleção dos livros pelo Programa Nacional do Livro Didático. Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2013-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordtext/plainhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/779410.18675/2177-580X.vol8.n1.p62-75Pesquisa em Educação Ambiental; v. 8 n. 1 (2013); 62-752177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7794/5468https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7794/9752https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7794/9756Silva Mello, AdrianaLonghini, Marcos Danielinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-27T22:52:55Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/7794Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2021-06-27T22:52:55Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tendências de educação ambiental em livros didáticos de ciências |
title |
Tendências de educação ambiental em livros didáticos de ciências |
spellingShingle |
Tendências de educação ambiental em livros didáticos de ciências Silva Mello, Adriana |
title_short |
Tendências de educação ambiental em livros didáticos de ciências |
title_full |
Tendências de educação ambiental em livros didáticos de ciências |
title_fullStr |
Tendências de educação ambiental em livros didáticos de ciências |
title_full_unstemmed |
Tendências de educação ambiental em livros didáticos de ciências |
title_sort |
Tendências de educação ambiental em livros didáticos de ciências |
author |
Silva Mello, Adriana |
author_facet |
Silva Mello, Adriana Longhini, Marcos Daniel |
author_role |
author |
author2 |
Longhini, Marcos Daniel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Mello, Adriana Longhini, Marcos Daniel |
description |
Este artigo evidencia em quais conteúdos curriculares a temática ambiental é discutida identificando as possíveis tendências de Educação Ambiental (EA) presentes em duas coleções de livros didáticos mais adotados em escolas da rede municipal de ensino de Uberlândia, MG, no período de 2008 a 2010. Para a análise da abordagem de ambas as coleções, estabelecemos como parâmetros dois macroeixos que fundamentam o debate da EA: a corrente conservadora e a emancipatória. De modo geral, ambas as coleções, ao discutirem as questões relativas à temática ambiental, ainda tratam as atividades educativas com enfoque informativo, com vistas simplesmente à preservação e conservação da fauna, flora e recursos naturais. Assim, considerando a importância do livro didático e a existência de lacunas quanto à abordagem da EA na ótica da sustentabilidade, registramos a importância da inclusão dessa temática como item eliminatório e classificatório quando da seleção dos livros pelo Programa Nacional do Livro Didático. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7794 10.18675/2177-580X.vol8.n1.p62-75 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7794 |
identifier_str_mv |
10.18675/2177-580X.vol8.n1.p62-75 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7794/5468 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7794/9752 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7794/9756 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword text/plain |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental; v. 8 n. 1 (2013); 62-75 2177-580X reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br |
_version_ |
1800214363397685248 |