Estética e Educação Ambiental no paradigma da complexidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Claudia Moraes Silveira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Brandão, Claudia Mariza Mattos, Schmidt, Elisabeth Brandão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6185
Resumo: O artigo objetiva apresentar algumas aproximações entre Estética,Educação Ambiental (EA) e a Epistemologia da Complexidade de EdgarMorin, visando a contribuir para o entendimento da situação socioambientalvigente, na consideração de que as transformações dos valores éticos eestéticos modificam atitudes e comportamentos nas relações dos sujeitos como meio ambiente. A Educação Ambiental, mais do que uma nova forma depensar ou agir, representa a possibilidade de (res)significação e renovação dopróprio pensamento/conhecimento humano. Nesse contexto, a Estéticaapresenta-se como elemento fundamental que viabiliza a compreensão sensíveldos fatores culturais e sociais, possibilitando o surgimento de diferentesmentalidades e comportamentos. Tal abordagem propicia problematizarmos aquestão a partir de sutis deslocamentos, como o poder poético e político deelementos institucionalizados, refletindo sobre as relações entre ética e estética,política e arte, na sociedade contemporânea.
id UNESP-3_9e767fd52f6aa49a20fbad8161094c4f
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6185
network_acronym_str UNESP-3
network_name_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Estética e Educação Ambiental no paradigma da complexidadeO artigo objetiva apresentar algumas aproximações entre Estética,Educação Ambiental (EA) e a Epistemologia da Complexidade de EdgarMorin, visando a contribuir para o entendimento da situação socioambientalvigente, na consideração de que as transformações dos valores éticos eestéticos modificam atitudes e comportamentos nas relações dos sujeitos como meio ambiente. A Educação Ambiental, mais do que uma nova forma depensar ou agir, representa a possibilidade de (res)significação e renovação dopróprio pensamento/conhecimento humano. Nesse contexto, a Estéticaapresenta-se como elemento fundamental que viabiliza a compreensão sensíveldos fatores culturais e sociais, possibilitando o surgimento de diferentesmentalidades e comportamentos. Tal abordagem propicia problematizarmos aquestão a partir de sutis deslocamentos, como o poder poético e político deelementos institucionalizados, refletindo sobre as relações entre ética e estética,política e arte, na sociedade contemporânea.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2012-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/618510.18675/2177-580X.vol4.n1.p177-193Pesquisa em Educação Ambiental; v. 4 n. 1 (2009); 177-1932177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6185/4536Tavares, Claudia Moraes SilveiraBrandão, Claudia Mariza MattosSchmidt, Elisabeth Brandãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-12-21T17:01:57Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6185Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2015-12-21T17:01:57Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estética e Educação Ambiental no paradigma da complexidade
title Estética e Educação Ambiental no paradigma da complexidade
spellingShingle Estética e Educação Ambiental no paradigma da complexidade
Tavares, Claudia Moraes Silveira
title_short Estética e Educação Ambiental no paradigma da complexidade
title_full Estética e Educação Ambiental no paradigma da complexidade
title_fullStr Estética e Educação Ambiental no paradigma da complexidade
title_full_unstemmed Estética e Educação Ambiental no paradigma da complexidade
title_sort Estética e Educação Ambiental no paradigma da complexidade
author Tavares, Claudia Moraes Silveira
author_facet Tavares, Claudia Moraes Silveira
Brandão, Claudia Mariza Mattos
Schmidt, Elisabeth Brandão
author_role author
author2 Brandão, Claudia Mariza Mattos
Schmidt, Elisabeth Brandão
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Claudia Moraes Silveira
Brandão, Claudia Mariza Mattos
Schmidt, Elisabeth Brandão
description O artigo objetiva apresentar algumas aproximações entre Estética,Educação Ambiental (EA) e a Epistemologia da Complexidade de EdgarMorin, visando a contribuir para o entendimento da situação socioambientalvigente, na consideração de que as transformações dos valores éticos eestéticos modificam atitudes e comportamentos nas relações dos sujeitos como meio ambiente. A Educação Ambiental, mais do que uma nova forma depensar ou agir, representa a possibilidade de (res)significação e renovação dopróprio pensamento/conhecimento humano. Nesse contexto, a Estéticaapresenta-se como elemento fundamental que viabiliza a compreensão sensíveldos fatores culturais e sociais, possibilitando o surgimento de diferentesmentalidades e comportamentos. Tal abordagem propicia problematizarmos aquestão a partir de sutis deslocamentos, como o poder poético e político deelementos institucionalizados, refletindo sobre as relações entre ética e estética,política e arte, na sociedade contemporânea.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6185
10.18675/2177-580X.vol4.n1.p177-193
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6185
identifier_str_mv 10.18675/2177-580X.vol4.n1.p177-193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6185/4536
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental; v. 4 n. 1 (2009); 177-193
2177-580X
reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
collection Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br
_version_ 1800214362868154368