Estética e Educação Ambiental no paradigma da complexidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6185 |
Resumo: | O artigo objetiva apresentar algumas aproximações entre Estética,Educação Ambiental (EA) e a Epistemologia da Complexidade de EdgarMorin, visando a contribuir para o entendimento da situação socioambientalvigente, na consideração de que as transformações dos valores éticos eestéticos modificam atitudes e comportamentos nas relações dos sujeitos como meio ambiente. A Educação Ambiental, mais do que uma nova forma depensar ou agir, representa a possibilidade de (res)significação e renovação dopróprio pensamento/conhecimento humano. Nesse contexto, a Estéticaapresenta-se como elemento fundamental que viabiliza a compreensão sensíveldos fatores culturais e sociais, possibilitando o surgimento de diferentesmentalidades e comportamentos. Tal abordagem propicia problematizarmos aquestão a partir de sutis deslocamentos, como o poder poético e político deelementos institucionalizados, refletindo sobre as relações entre ética e estética,política e arte, na sociedade contemporânea. |
id |
UNESP-3_9e767fd52f6aa49a20fbad8161094c4f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6185 |
network_acronym_str |
UNESP-3 |
network_name_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estética e Educação Ambiental no paradigma da complexidadeO artigo objetiva apresentar algumas aproximações entre Estética,Educação Ambiental (EA) e a Epistemologia da Complexidade de EdgarMorin, visando a contribuir para o entendimento da situação socioambientalvigente, na consideração de que as transformações dos valores éticos eestéticos modificam atitudes e comportamentos nas relações dos sujeitos como meio ambiente. A Educação Ambiental, mais do que uma nova forma depensar ou agir, representa a possibilidade de (res)significação e renovação dopróprio pensamento/conhecimento humano. Nesse contexto, a Estéticaapresenta-se como elemento fundamental que viabiliza a compreensão sensíveldos fatores culturais e sociais, possibilitando o surgimento de diferentesmentalidades e comportamentos. Tal abordagem propicia problematizarmos aquestão a partir de sutis deslocamentos, como o poder poético e político deelementos institucionalizados, refletindo sobre as relações entre ética e estética,política e arte, na sociedade contemporânea.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2012-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/618510.18675/2177-580X.vol4.n1.p177-193Pesquisa em Educação Ambiental; v. 4 n. 1 (2009); 177-1932177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6185/4536Tavares, Claudia Moraes SilveiraBrandão, Claudia Mariza MattosSchmidt, Elisabeth Brandãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-12-21T17:01:57Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6185Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2015-12-21T17:01:57Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estética e Educação Ambiental no paradigma da complexidade |
title |
Estética e Educação Ambiental no paradigma da complexidade |
spellingShingle |
Estética e Educação Ambiental no paradigma da complexidade Tavares, Claudia Moraes Silveira |
title_short |
Estética e Educação Ambiental no paradigma da complexidade |
title_full |
Estética e Educação Ambiental no paradigma da complexidade |
title_fullStr |
Estética e Educação Ambiental no paradigma da complexidade |
title_full_unstemmed |
Estética e Educação Ambiental no paradigma da complexidade |
title_sort |
Estética e Educação Ambiental no paradigma da complexidade |
author |
Tavares, Claudia Moraes Silveira |
author_facet |
Tavares, Claudia Moraes Silveira Brandão, Claudia Mariza Mattos Schmidt, Elisabeth Brandão |
author_role |
author |
author2 |
Brandão, Claudia Mariza Mattos Schmidt, Elisabeth Brandão |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Claudia Moraes Silveira Brandão, Claudia Mariza Mattos Schmidt, Elisabeth Brandão |
description |
O artigo objetiva apresentar algumas aproximações entre Estética,Educação Ambiental (EA) e a Epistemologia da Complexidade de EdgarMorin, visando a contribuir para o entendimento da situação socioambientalvigente, na consideração de que as transformações dos valores éticos eestéticos modificam atitudes e comportamentos nas relações dos sujeitos como meio ambiente. A Educação Ambiental, mais do que uma nova forma depensar ou agir, representa a possibilidade de (res)significação e renovação dopróprio pensamento/conhecimento humano. Nesse contexto, a Estéticaapresenta-se como elemento fundamental que viabiliza a compreensão sensíveldos fatores culturais e sociais, possibilitando o surgimento de diferentesmentalidades e comportamentos. Tal abordagem propicia problematizarmos aquestão a partir de sutis deslocamentos, como o poder poético e político deelementos institucionalizados, refletindo sobre as relações entre ética e estética,política e arte, na sociedade contemporânea. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6185 10.18675/2177-580X.vol4.n1.p177-193 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6185 |
identifier_str_mv |
10.18675/2177-580X.vol4.n1.p177-193 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6185/4536 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental; v. 4 n. 1 (2009); 177-193 2177-580X reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br |
_version_ |
1800214362868154368 |