Estudo de Caso do Programa de Educação Ambiental Fruto da Terra: a pedagogia de projetos como estratégia para a educação ambiental crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ceccon, Sheila
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Compiani, Maurício, Hoeffel, João Luiz de Moraes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6179
Resumo: A pesquisa aqui relatada é um estudo de caso do Programa de EducaçãoAmbiental Fruto da Terra, tendo como foco a pedagogia de projetos e aconstrução da educação ambiental crítica. Foram analisadas estratégias deformação de professores e de ensino-aprendizagem desenvolvidas peloprograma junto a 17 escolas, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da redepública municipal de Atibaia – SP, no período de 2003 a 2008. Comoestratégias de formação de professores, foram realizados cursos, EncontrosMunicipais de Educação Ambiental, reuniões mensais de estudo e formaçãojunto aos coordenadores pedagógicos das 17 escolas envolvidas e estudosperiódicos realizados por esses coordenadores junto às suas equipes deprofessores, em Horários de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPCs). Comométodo de ensino-aprendizagem e instrumento de educação ambiental crítica, aopção do programa foi pela pedagogia de projetos. No período estudado, épossível perceber transformação do fazer educativo de muitos educadores e arealização de práticas pedagógicas contextualizadas e não disciplinares,contribuindo para a formação de sujeitos participativos.
id UNESP-3_ae673aa4bffabf44653fceb6dc5bc7cf
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6179
network_acronym_str UNESP-3
network_name_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Estudo de Caso do Programa de Educação Ambiental Fruto da Terra: a pedagogia de projetos como estratégia para a educação ambiental críticaA pesquisa aqui relatada é um estudo de caso do Programa de EducaçãoAmbiental Fruto da Terra, tendo como foco a pedagogia de projetos e aconstrução da educação ambiental crítica. Foram analisadas estratégias deformação de professores e de ensino-aprendizagem desenvolvidas peloprograma junto a 17 escolas, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da redepública municipal de Atibaia – SP, no período de 2003 a 2008. Comoestratégias de formação de professores, foram realizados cursos, EncontrosMunicipais de Educação Ambiental, reuniões mensais de estudo e formaçãojunto aos coordenadores pedagógicos das 17 escolas envolvidas e estudosperiódicos realizados por esses coordenadores junto às suas equipes deprofessores, em Horários de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPCs). Comométodo de ensino-aprendizagem e instrumento de educação ambiental crítica, aopção do programa foi pela pedagogia de projetos. No período estudado, épossível perceber transformação do fazer educativo de muitos educadores e arealização de práticas pedagógicas contextualizadas e não disciplinares,contribuindo para a formação de sujeitos participativos.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2012-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/617910.18675/2177-580X.vol4.n1.p37-62Pesquisa em Educação Ambiental; v. 4 n. 1 (2009); 37-622177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6179/4530Ceccon, SheilaCompiani, MaurícioHoeffel, João Luiz de Moraesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-17T14:09:12Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6179Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2016-03-17T14:09:12Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de Caso do Programa de Educação Ambiental Fruto da Terra: a pedagogia de projetos como estratégia para a educação ambiental crítica
title Estudo de Caso do Programa de Educação Ambiental Fruto da Terra: a pedagogia de projetos como estratégia para a educação ambiental crítica
spellingShingle Estudo de Caso do Programa de Educação Ambiental Fruto da Terra: a pedagogia de projetos como estratégia para a educação ambiental crítica
Ceccon, Sheila
title_short Estudo de Caso do Programa de Educação Ambiental Fruto da Terra: a pedagogia de projetos como estratégia para a educação ambiental crítica
title_full Estudo de Caso do Programa de Educação Ambiental Fruto da Terra: a pedagogia de projetos como estratégia para a educação ambiental crítica
title_fullStr Estudo de Caso do Programa de Educação Ambiental Fruto da Terra: a pedagogia de projetos como estratégia para a educação ambiental crítica
title_full_unstemmed Estudo de Caso do Programa de Educação Ambiental Fruto da Terra: a pedagogia de projetos como estratégia para a educação ambiental crítica
title_sort Estudo de Caso do Programa de Educação Ambiental Fruto da Terra: a pedagogia de projetos como estratégia para a educação ambiental crítica
author Ceccon, Sheila
author_facet Ceccon, Sheila
Compiani, Maurício
Hoeffel, João Luiz de Moraes
author_role author
author2 Compiani, Maurício
Hoeffel, João Luiz de Moraes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ceccon, Sheila
Compiani, Maurício
Hoeffel, João Luiz de Moraes
description A pesquisa aqui relatada é um estudo de caso do Programa de EducaçãoAmbiental Fruto da Terra, tendo como foco a pedagogia de projetos e aconstrução da educação ambiental crítica. Foram analisadas estratégias deformação de professores e de ensino-aprendizagem desenvolvidas peloprograma junto a 17 escolas, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da redepública municipal de Atibaia – SP, no período de 2003 a 2008. Comoestratégias de formação de professores, foram realizados cursos, EncontrosMunicipais de Educação Ambiental, reuniões mensais de estudo e formaçãojunto aos coordenadores pedagógicos das 17 escolas envolvidas e estudosperiódicos realizados por esses coordenadores junto às suas equipes deprofessores, em Horários de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPCs). Comométodo de ensino-aprendizagem e instrumento de educação ambiental crítica, aopção do programa foi pela pedagogia de projetos. No período estudado, épossível perceber transformação do fazer educativo de muitos educadores e arealização de práticas pedagógicas contextualizadas e não disciplinares,contribuindo para a formação de sujeitos participativos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6179
10.18675/2177-580X.vol4.n1.p37-62
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6179
identifier_str_mv 10.18675/2177-580X.vol4.n1.p37-62
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6179/4530
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental; v. 4 n. 1 (2009); 37-62
2177-580X
reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
collection Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br
_version_ 1800214362859765760