Estudo de Caso do Programa de Educação Ambiental Fruto da Terra: a pedagogia de projetos como estratégia para a educação ambiental crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6179 |
Resumo: | A pesquisa aqui relatada é um estudo de caso do Programa de EducaçãoAmbiental Fruto da Terra, tendo como foco a pedagogia de projetos e aconstrução da educação ambiental crítica. Foram analisadas estratégias deformação de professores e de ensino-aprendizagem desenvolvidas peloprograma junto a 17 escolas, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da redepública municipal de Atibaia – SP, no período de 2003 a 2008. Comoestratégias de formação de professores, foram realizados cursos, EncontrosMunicipais de Educação Ambiental, reuniões mensais de estudo e formaçãojunto aos coordenadores pedagógicos das 17 escolas envolvidas e estudosperiódicos realizados por esses coordenadores junto às suas equipes deprofessores, em Horários de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPCs). Comométodo de ensino-aprendizagem e instrumento de educação ambiental crítica, aopção do programa foi pela pedagogia de projetos. No período estudado, épossível perceber transformação do fazer educativo de muitos educadores e arealização de práticas pedagógicas contextualizadas e não disciplinares,contribuindo para a formação de sujeitos participativos. |
id |
UNESP-3_ae673aa4bffabf44653fceb6dc5bc7cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6179 |
network_acronym_str |
UNESP-3 |
network_name_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo de Caso do Programa de Educação Ambiental Fruto da Terra: a pedagogia de projetos como estratégia para a educação ambiental críticaA pesquisa aqui relatada é um estudo de caso do Programa de EducaçãoAmbiental Fruto da Terra, tendo como foco a pedagogia de projetos e aconstrução da educação ambiental crítica. Foram analisadas estratégias deformação de professores e de ensino-aprendizagem desenvolvidas peloprograma junto a 17 escolas, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da redepública municipal de Atibaia – SP, no período de 2003 a 2008. Comoestratégias de formação de professores, foram realizados cursos, EncontrosMunicipais de Educação Ambiental, reuniões mensais de estudo e formaçãojunto aos coordenadores pedagógicos das 17 escolas envolvidas e estudosperiódicos realizados por esses coordenadores junto às suas equipes deprofessores, em Horários de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPCs). Comométodo de ensino-aprendizagem e instrumento de educação ambiental crítica, aopção do programa foi pela pedagogia de projetos. No período estudado, épossível perceber transformação do fazer educativo de muitos educadores e arealização de práticas pedagógicas contextualizadas e não disciplinares,contribuindo para a formação de sujeitos participativos.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2012-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/617910.18675/2177-580X.vol4.n1.p37-62Pesquisa em Educação Ambiental; v. 4 n. 1 (2009); 37-622177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6179/4530Ceccon, SheilaCompiani, MaurícioHoeffel, João Luiz de Moraesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-17T14:09:12Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6179Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2016-03-17T14:09:12Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo de Caso do Programa de Educação Ambiental Fruto da Terra: a pedagogia de projetos como estratégia para a educação ambiental crítica |
title |
Estudo de Caso do Programa de Educação Ambiental Fruto da Terra: a pedagogia de projetos como estratégia para a educação ambiental crítica |
spellingShingle |
Estudo de Caso do Programa de Educação Ambiental Fruto da Terra: a pedagogia de projetos como estratégia para a educação ambiental crítica Ceccon, Sheila |
title_short |
Estudo de Caso do Programa de Educação Ambiental Fruto da Terra: a pedagogia de projetos como estratégia para a educação ambiental crítica |
title_full |
Estudo de Caso do Programa de Educação Ambiental Fruto da Terra: a pedagogia de projetos como estratégia para a educação ambiental crítica |
title_fullStr |
Estudo de Caso do Programa de Educação Ambiental Fruto da Terra: a pedagogia de projetos como estratégia para a educação ambiental crítica |
title_full_unstemmed |
Estudo de Caso do Programa de Educação Ambiental Fruto da Terra: a pedagogia de projetos como estratégia para a educação ambiental crítica |
title_sort |
Estudo de Caso do Programa de Educação Ambiental Fruto da Terra: a pedagogia de projetos como estratégia para a educação ambiental crítica |
author |
Ceccon, Sheila |
author_facet |
Ceccon, Sheila Compiani, Maurício Hoeffel, João Luiz de Moraes |
author_role |
author |
author2 |
Compiani, Maurício Hoeffel, João Luiz de Moraes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ceccon, Sheila Compiani, Maurício Hoeffel, João Luiz de Moraes |
description |
A pesquisa aqui relatada é um estudo de caso do Programa de EducaçãoAmbiental Fruto da Terra, tendo como foco a pedagogia de projetos e aconstrução da educação ambiental crítica. Foram analisadas estratégias deformação de professores e de ensino-aprendizagem desenvolvidas peloprograma junto a 17 escolas, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da redepública municipal de Atibaia – SP, no período de 2003 a 2008. Comoestratégias de formação de professores, foram realizados cursos, EncontrosMunicipais de Educação Ambiental, reuniões mensais de estudo e formaçãojunto aos coordenadores pedagógicos das 17 escolas envolvidas e estudosperiódicos realizados por esses coordenadores junto às suas equipes deprofessores, em Horários de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPCs). Comométodo de ensino-aprendizagem e instrumento de educação ambiental crítica, aopção do programa foi pela pedagogia de projetos. No período estudado, épossível perceber transformação do fazer educativo de muitos educadores e arealização de práticas pedagógicas contextualizadas e não disciplinares,contribuindo para a formação de sujeitos participativos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6179 10.18675/2177-580X.vol4.n1.p37-62 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6179 |
identifier_str_mv |
10.18675/2177-580X.vol4.n1.p37-62 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6179/4530 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental; v. 4 n. 1 (2009); 37-62 2177-580X reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br |
_version_ |
1800214362859765760 |