Estudo de caso do Programa de Educação Ambiental Fruto da Terra : a pedagogia de projetos como instrumento de educação ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612339 |
Resumo: | Orientadores: Mauricio Compiani, João Luiz de Moraes Hoefel |
id |
UNICAMP-30_62e8e45240f2d781b6e003c61ffd0b4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::770874 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo de caso do Programa de Educação Ambiental Fruto da Terra : a pedagogia de projetos como instrumento de educação ambientalCase study of the environmental education Program Fruit of the Earth : pedagogy of projects as a tool for environmental educationEducação ambientalPedagogia de projetosFormação de professoresEnvironmental educationPedagogy of projectsTeacher trainingOrientadores: Mauricio Compiani, João Luiz de Moraes HoefelDissertação (mestrado) - Universidaded Estadual de Campinas,, Instituto de GeociênciasResumo: A pesquisa aqui relatada é um Estudo de Caso do Programa de Educação Ambiental Fruto da Terra. Foram analisadas estratégias de formação de professores e de ensino-aprendizagem desenvolvidas pelo Programa junto a 17 escolas, do 1º ao 5º anos do ensino fundamental da rede pública municipal de Atibaia-SP, no período de 2003 a 2008. Como estratégias de formação de professores foram realizados cursos, Encontros Municipais de Educação Ambiental, reuniões mensais de estudo e formação junto aos coordenadores pedagógicos das 17 escolas envolvidas e estudos periódicos realizados por estes coordenadores junto às suas equipes de professores, em Horários de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPCs). Como método de ensino-aprendizagem a opção do Programa foi pela pedagogia de projetos como instrumento de educação ambiental crítica. No período estudado é possível perceber a transformação do fazer educativo de muitos professores e a realização de práticas pedagógicas contextualizadas e não disciplinares contribuindo para a formação de sujeitos participativosAbstract: The research reported here is a Case Study of the Environmental Education Program - Fruits of the Earth. Strategies for the teacher training and teaching-learning processes developed by the Program were analyzed in 17 schools, from 1st to 5th year of basic education in public schools of Atibaia -SP, from 2003 to 2008. As strategies teacher training courses, Municipal Environmental Education Meetings, monthly study meetings and training with educational coordinators from the 17 schools involved and regular studies realized by these coordinators with their teachers' team, in periods of Collective Pedagogical Work (HTPC), were conducted. As a method of teaching-learning process the program option was the pedagogy of projects as an instrument of critical environmental education. During the period analyzed it is possible to perceive the transformation of the educational process developed by many educators, and implementation of contextualized and not disciplinary educational practices that contribute to the making up of participatory agentsMestradoMestre em Ensino e História de Ciências da Terra[s.n.]Compiani, Mauricio, 1956-Hoefel, João Luiz de Moraes, 1955-Freitas, Denise deFernandes, Priscila CorreaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCeccon, Sheila Zanchi20102010-05-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf83 f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612339CECCON, Sheila Zanchi. Estudo de caso do Programa de Educação Ambiental Fruto da Terra: a pedagogia de projetos como instrumento de educação ambiental. 2010. 83 f. Dissertação (mestrado) - Universidaded Estadual de Campinas,, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612339. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/770874porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:54:47Zoai::770874Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:54:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo de caso do Programa de Educação Ambiental Fruto da Terra : a pedagogia de projetos como instrumento de educação ambiental Case study of the environmental education Program Fruit of the Earth : pedagogy of projects as a tool for environmental education |
title |
Estudo de caso do Programa de Educação Ambiental Fruto da Terra : a pedagogia de projetos como instrumento de educação ambiental |
spellingShingle |
Estudo de caso do Programa de Educação Ambiental Fruto da Terra : a pedagogia de projetos como instrumento de educação ambiental Ceccon, Sheila Zanchi Educação ambiental Pedagogia de projetos Formação de professores Environmental education Pedagogy of projects Teacher training |
title_short |
Estudo de caso do Programa de Educação Ambiental Fruto da Terra : a pedagogia de projetos como instrumento de educação ambiental |
title_full |
Estudo de caso do Programa de Educação Ambiental Fruto da Terra : a pedagogia de projetos como instrumento de educação ambiental |
title_fullStr |
Estudo de caso do Programa de Educação Ambiental Fruto da Terra : a pedagogia de projetos como instrumento de educação ambiental |
title_full_unstemmed |
Estudo de caso do Programa de Educação Ambiental Fruto da Terra : a pedagogia de projetos como instrumento de educação ambiental |
title_sort |
Estudo de caso do Programa de Educação Ambiental Fruto da Terra : a pedagogia de projetos como instrumento de educação ambiental |
author |
Ceccon, Sheila Zanchi |
author_facet |
Ceccon, Sheila Zanchi |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Compiani, Mauricio, 1956- Hoefel, João Luiz de Moraes, 1955- Freitas, Denise de Fernandes, Priscila Correa Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ceccon, Sheila Zanchi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Pedagogia de projetos Formação de professores Environmental education Pedagogy of projects Teacher training |
topic |
Educação ambiental Pedagogia de projetos Formação de professores Environmental education Pedagogy of projects Teacher training |
description |
Orientadores: Mauricio Compiani, João Luiz de Moraes Hoefel |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-05-05T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612339 CECCON, Sheila Zanchi. Estudo de caso do Programa de Educação Ambiental Fruto da Terra: a pedagogia de projetos como instrumento de educação ambiental. 2010. 83 f. Dissertação (mestrado) - Universidaded Estadual de Campinas,, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612339. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612339 |
identifier_str_mv |
CECCON, Sheila Zanchi. Estudo de caso do Programa de Educação Ambiental Fruto da Terra: a pedagogia de projetos como instrumento de educação ambiental. 2010. 83 f. Dissertação (mestrado) - Universidaded Estadual de Campinas,, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612339. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/770874 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 83 f. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189033204514816 |