Estudo de caso do Programa de Educação Ambiental Fruto da Terra : a pedagogia de projetos como instrumento de educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ceccon, Sheila Zanchi
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612339
Resumo: Orientadores: Mauricio Compiani, João Luiz de Moraes Hoefel
id UNICAMP-30_62e8e45240f2d781b6e003c61ffd0b4b
oai_identifier_str oai::770874
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Estudo de caso do Programa de Educação Ambiental Fruto da Terra : a pedagogia de projetos como instrumento de educação ambientalCase study of the environmental education Program Fruit of the Earth : pedagogy of projects as a tool for environmental educationEducação ambientalPedagogia de projetosFormação de professoresEnvironmental educationPedagogy of projectsTeacher trainingOrientadores: Mauricio Compiani, João Luiz de Moraes HoefelDissertação (mestrado) - Universidaded Estadual de Campinas,, Instituto de GeociênciasResumo: A pesquisa aqui relatada é um Estudo de Caso do Programa de Educação Ambiental Fruto da Terra. Foram analisadas estratégias de formação de professores e de ensino-aprendizagem desenvolvidas pelo Programa junto a 17 escolas, do 1º ao 5º anos do ensino fundamental da rede pública municipal de Atibaia-SP, no período de 2003 a 2008. Como estratégias de formação de professores foram realizados cursos, Encontros Municipais de Educação Ambiental, reuniões mensais de estudo e formação junto aos coordenadores pedagógicos das 17 escolas envolvidas e estudos periódicos realizados por estes coordenadores junto às suas equipes de professores, em Horários de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPCs). Como método de ensino-aprendizagem a opção do Programa foi pela pedagogia de projetos como instrumento de educação ambiental crítica. No período estudado é possível perceber a transformação do fazer educativo de muitos professores e a realização de práticas pedagógicas contextualizadas e não disciplinares contribuindo para a formação de sujeitos participativosAbstract: The research reported here is a Case Study of the Environmental Education Program - Fruits of the Earth. Strategies for the teacher training and teaching-learning processes developed by the Program were analyzed in 17 schools, from 1st to 5th year of basic education in public schools of Atibaia -SP, from 2003 to 2008. As strategies teacher training courses, Municipal Environmental Education Meetings, monthly study meetings and training with educational coordinators from the 17 schools involved and regular studies realized by these coordinators with their teachers' team, in periods of Collective Pedagogical Work (HTPC), were conducted. As a method of teaching-learning process the program option was the pedagogy of projects as an instrument of critical environmental education. During the period analyzed it is possible to perceive the transformation of the educational process developed by many educators, and implementation of contextualized and not disciplinary educational practices that contribute to the making up of participatory agentsMestradoMestre em Ensino e História de Ciências da Terra[s.n.]Compiani, Mauricio, 1956-Hoefel, João Luiz de Moraes, 1955-Freitas, Denise deFernandes, Priscila CorreaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCeccon, Sheila Zanchi20102010-05-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf83 f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612339CECCON, Sheila Zanchi. Estudo de caso do Programa de Educação Ambiental Fruto da Terra: a pedagogia de projetos como instrumento de educação ambiental. 2010. 83 f. Dissertação (mestrado) - Universidaded Estadual de Campinas,, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612339. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/770874porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:54:47Zoai::770874Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:54:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de caso do Programa de Educação Ambiental Fruto da Terra : a pedagogia de projetos como instrumento de educação ambiental
Case study of the environmental education Program Fruit of the Earth : pedagogy of projects as a tool for environmental education
title Estudo de caso do Programa de Educação Ambiental Fruto da Terra : a pedagogia de projetos como instrumento de educação ambiental
spellingShingle Estudo de caso do Programa de Educação Ambiental Fruto da Terra : a pedagogia de projetos como instrumento de educação ambiental
Ceccon, Sheila Zanchi
Educação ambiental
Pedagogia de projetos
Formação de professores
Environmental education
Pedagogy of projects
Teacher training
title_short Estudo de caso do Programa de Educação Ambiental Fruto da Terra : a pedagogia de projetos como instrumento de educação ambiental
title_full Estudo de caso do Programa de Educação Ambiental Fruto da Terra : a pedagogia de projetos como instrumento de educação ambiental
title_fullStr Estudo de caso do Programa de Educação Ambiental Fruto da Terra : a pedagogia de projetos como instrumento de educação ambiental
title_full_unstemmed Estudo de caso do Programa de Educação Ambiental Fruto da Terra : a pedagogia de projetos como instrumento de educação ambiental
title_sort Estudo de caso do Programa de Educação Ambiental Fruto da Terra : a pedagogia de projetos como instrumento de educação ambiental
author Ceccon, Sheila Zanchi
author_facet Ceccon, Sheila Zanchi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Compiani, Mauricio, 1956-
Hoefel, João Luiz de Moraes, 1955-
Freitas, Denise de
Fernandes, Priscila Correa
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Ceccon, Sheila Zanchi
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Pedagogia de projetos
Formação de professores
Environmental education
Pedagogy of projects
Teacher training
topic Educação ambiental
Pedagogia de projetos
Formação de professores
Environmental education
Pedagogy of projects
Teacher training
description Orientadores: Mauricio Compiani, João Luiz de Moraes Hoefel
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-05-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612339
CECCON, Sheila Zanchi. Estudo de caso do Programa de Educação Ambiental Fruto da Terra: a pedagogia de projetos como instrumento de educação ambiental. 2010. 83 f. Dissertação (mestrado) - Universidaded Estadual de Campinas,, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612339. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612339
identifier_str_mv CECCON, Sheila Zanchi. Estudo de caso do Programa de Educação Ambiental Fruto da Terra: a pedagogia de projetos como instrumento de educação ambiental. 2010. 83 f. Dissertação (mestrado) - Universidaded Estadual de Campinas,, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612339. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/770874
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
83 f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189033204514816