A FORMAÇÃO DE EDUCADORAS/ES AMBIENTAIS A PARTIR DO PIBID: REFLEXÕES SOBRE LIMITES E POSSIBILIDADES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tibúrcio, Gabriela Santos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Logarezzi, Amadeu José Montagnini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/12211
Resumo: Este artigo tem como objetivo colaborar com a produção de conhecimento sobre formação docente em educação ambiental em uma perspectiva crítica, a partir das experiências de um grupo do Pibid da Unesp de Rio Claro. A pesquisa contou com a participação de estudantes do curso de ciências biológicas e de uma professora de ciências e de biologia da rede pública de ensino, sendo desenvolvida a partir das orientações da metodologia comunicativo-crítica. Foram realizados grupos de discussão comunicativos e as análises da pesquisa buscaram identificar elementos transformadores e obstaculizadores em relação ao tema investigado. Os resultados evidenciaram possibilidades reais e viáveis de práticas de educação ambiental em uma perspectiva crítica, no contexto escolar, a partir do Pibid e, com isso, consideramos de grande importância programas de formação docente que ofereçam às/aos licenciandas/os um contato mais estreito com a escola, a partir de um trabalho coletivo e interdisciplinar.
id UNESP-3_b41fef0cafeee289acd2817fcfe229f3
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/12211
network_acronym_str UNESP-3
network_name_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling A FORMAÇÃO DE EDUCADORAS/ES AMBIENTAIS A PARTIR DO PIBID: REFLEXÕES SOBRE LIMITES E POSSIBILIDADESEste artigo tem como objetivo colaborar com a produção de conhecimento sobre formação docente em educação ambiental em uma perspectiva crítica, a partir das experiências de um grupo do Pibid da Unesp de Rio Claro. A pesquisa contou com a participação de estudantes do curso de ciências biológicas e de uma professora de ciências e de biologia da rede pública de ensino, sendo desenvolvida a partir das orientações da metodologia comunicativo-crítica. Foram realizados grupos de discussão comunicativos e as análises da pesquisa buscaram identificar elementos transformadores e obstaculizadores em relação ao tema investigado. Os resultados evidenciaram possibilidades reais e viáveis de práticas de educação ambiental em uma perspectiva crítica, no contexto escolar, a partir do Pibid e, com isso, consideramos de grande importância programas de formação docente que ofereçam às/aos licenciandas/os um contato mais estreito com a escola, a partir de um trabalho coletivo e interdisciplinar.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2018-02-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/1221110.18675/2177-580X.vol12.n2.p93-112Pesquisa em Educação Ambiental; v. 12 n. 2 (2017); 93-1122177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/12211/8382https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/12211/10949Copyright (c) 2018 Pesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessTibúrcio, Gabriela SantosLogarezzi, Amadeu José Montagnini2018-02-28T14:46:20Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/12211Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2018-02-28T14:46:20Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO DE EDUCADORAS/ES AMBIENTAIS A PARTIR DO PIBID: REFLEXÕES SOBRE LIMITES E POSSIBILIDADES
title A FORMAÇÃO DE EDUCADORAS/ES AMBIENTAIS A PARTIR DO PIBID: REFLEXÕES SOBRE LIMITES E POSSIBILIDADES
spellingShingle A FORMAÇÃO DE EDUCADORAS/ES AMBIENTAIS A PARTIR DO PIBID: REFLEXÕES SOBRE LIMITES E POSSIBILIDADES
Tibúrcio, Gabriela Santos
title_short A FORMAÇÃO DE EDUCADORAS/ES AMBIENTAIS A PARTIR DO PIBID: REFLEXÕES SOBRE LIMITES E POSSIBILIDADES
title_full A FORMAÇÃO DE EDUCADORAS/ES AMBIENTAIS A PARTIR DO PIBID: REFLEXÕES SOBRE LIMITES E POSSIBILIDADES
title_fullStr A FORMAÇÃO DE EDUCADORAS/ES AMBIENTAIS A PARTIR DO PIBID: REFLEXÕES SOBRE LIMITES E POSSIBILIDADES
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO DE EDUCADORAS/ES AMBIENTAIS A PARTIR DO PIBID: REFLEXÕES SOBRE LIMITES E POSSIBILIDADES
title_sort A FORMAÇÃO DE EDUCADORAS/ES AMBIENTAIS A PARTIR DO PIBID: REFLEXÕES SOBRE LIMITES E POSSIBILIDADES
author Tibúrcio, Gabriela Santos
author_facet Tibúrcio, Gabriela Santos
Logarezzi, Amadeu José Montagnini
author_role author
author2 Logarezzi, Amadeu José Montagnini
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tibúrcio, Gabriela Santos
Logarezzi, Amadeu José Montagnini
description Este artigo tem como objetivo colaborar com a produção de conhecimento sobre formação docente em educação ambiental em uma perspectiva crítica, a partir das experiências de um grupo do Pibid da Unesp de Rio Claro. A pesquisa contou com a participação de estudantes do curso de ciências biológicas e de uma professora de ciências e de biologia da rede pública de ensino, sendo desenvolvida a partir das orientações da metodologia comunicativo-crítica. Foram realizados grupos de discussão comunicativos e as análises da pesquisa buscaram identificar elementos transformadores e obstaculizadores em relação ao tema investigado. Os resultados evidenciaram possibilidades reais e viáveis de práticas de educação ambiental em uma perspectiva crítica, no contexto escolar, a partir do Pibid e, com isso, consideramos de grande importância programas de formação docente que ofereçam às/aos licenciandas/os um contato mais estreito com a escola, a partir de um trabalho coletivo e interdisciplinar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/12211
10.18675/2177-580X.vol12.n2.p93-112
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/12211
identifier_str_mv 10.18675/2177-580X.vol12.n2.p93-112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/12211/8382
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/12211/10949
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Pesquisa em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Pesquisa em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental; v. 12 n. 2 (2017); 93-112
2177-580X
reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
collection Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br
_version_ 1800214363798241280