A FORMAÇÃO DE EDUCADORAS/ES AMBIENTAIS A PARTIR DO PIBID: REFLEXÕES SOBRE LIMITES E POSSIBILIDADES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/12211 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo colaborar com a produção de conhecimento sobre formação docente em educação ambiental em uma perspectiva crítica, a partir das experiências de um grupo do Pibid da Unesp de Rio Claro. A pesquisa contou com a participação de estudantes do curso de ciências biológicas e de uma professora de ciências e de biologia da rede pública de ensino, sendo desenvolvida a partir das orientações da metodologia comunicativo-crítica. Foram realizados grupos de discussão comunicativos e as análises da pesquisa buscaram identificar elementos transformadores e obstaculizadores em relação ao tema investigado. Os resultados evidenciaram possibilidades reais e viáveis de práticas de educação ambiental em uma perspectiva crítica, no contexto escolar, a partir do Pibid e, com isso, consideramos de grande importância programas de formação docente que ofereçam às/aos licenciandas/os um contato mais estreito com a escola, a partir de um trabalho coletivo e interdisciplinar. |
id |
UNESP-3_b41fef0cafeee289acd2817fcfe229f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/12211 |
network_acronym_str |
UNESP-3 |
network_name_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A FORMAÇÃO DE EDUCADORAS/ES AMBIENTAIS A PARTIR DO PIBID: REFLEXÕES SOBRE LIMITES E POSSIBILIDADESEste artigo tem como objetivo colaborar com a produção de conhecimento sobre formação docente em educação ambiental em uma perspectiva crítica, a partir das experiências de um grupo do Pibid da Unesp de Rio Claro. A pesquisa contou com a participação de estudantes do curso de ciências biológicas e de uma professora de ciências e de biologia da rede pública de ensino, sendo desenvolvida a partir das orientações da metodologia comunicativo-crítica. Foram realizados grupos de discussão comunicativos e as análises da pesquisa buscaram identificar elementos transformadores e obstaculizadores em relação ao tema investigado. Os resultados evidenciaram possibilidades reais e viáveis de práticas de educação ambiental em uma perspectiva crítica, no contexto escolar, a partir do Pibid e, com isso, consideramos de grande importância programas de formação docente que ofereçam às/aos licenciandas/os um contato mais estreito com a escola, a partir de um trabalho coletivo e interdisciplinar.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2018-02-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/1221110.18675/2177-580X.vol12.n2.p93-112Pesquisa em Educação Ambiental; v. 12 n. 2 (2017); 93-1122177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/12211/8382https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/12211/10949Copyright (c) 2018 Pesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessTibúrcio, Gabriela SantosLogarezzi, Amadeu José Montagnini2018-02-28T14:46:20Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/12211Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2018-02-28T14:46:20Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FORMAÇÃO DE EDUCADORAS/ES AMBIENTAIS A PARTIR DO PIBID: REFLEXÕES SOBRE LIMITES E POSSIBILIDADES |
title |
A FORMAÇÃO DE EDUCADORAS/ES AMBIENTAIS A PARTIR DO PIBID: REFLEXÕES SOBRE LIMITES E POSSIBILIDADES |
spellingShingle |
A FORMAÇÃO DE EDUCADORAS/ES AMBIENTAIS A PARTIR DO PIBID: REFLEXÕES SOBRE LIMITES E POSSIBILIDADES Tibúrcio, Gabriela Santos |
title_short |
A FORMAÇÃO DE EDUCADORAS/ES AMBIENTAIS A PARTIR DO PIBID: REFLEXÕES SOBRE LIMITES E POSSIBILIDADES |
title_full |
A FORMAÇÃO DE EDUCADORAS/ES AMBIENTAIS A PARTIR DO PIBID: REFLEXÕES SOBRE LIMITES E POSSIBILIDADES |
title_fullStr |
A FORMAÇÃO DE EDUCADORAS/ES AMBIENTAIS A PARTIR DO PIBID: REFLEXÕES SOBRE LIMITES E POSSIBILIDADES |
title_full_unstemmed |
A FORMAÇÃO DE EDUCADORAS/ES AMBIENTAIS A PARTIR DO PIBID: REFLEXÕES SOBRE LIMITES E POSSIBILIDADES |
title_sort |
A FORMAÇÃO DE EDUCADORAS/ES AMBIENTAIS A PARTIR DO PIBID: REFLEXÕES SOBRE LIMITES E POSSIBILIDADES |
author |
Tibúrcio, Gabriela Santos |
author_facet |
Tibúrcio, Gabriela Santos Logarezzi, Amadeu José Montagnini |
author_role |
author |
author2 |
Logarezzi, Amadeu José Montagnini |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tibúrcio, Gabriela Santos Logarezzi, Amadeu José Montagnini |
description |
Este artigo tem como objetivo colaborar com a produção de conhecimento sobre formação docente em educação ambiental em uma perspectiva crítica, a partir das experiências de um grupo do Pibid da Unesp de Rio Claro. A pesquisa contou com a participação de estudantes do curso de ciências biológicas e de uma professora de ciências e de biologia da rede pública de ensino, sendo desenvolvida a partir das orientações da metodologia comunicativo-crítica. Foram realizados grupos de discussão comunicativos e as análises da pesquisa buscaram identificar elementos transformadores e obstaculizadores em relação ao tema investigado. Os resultados evidenciaram possibilidades reais e viáveis de práticas de educação ambiental em uma perspectiva crítica, no contexto escolar, a partir do Pibid e, com isso, consideramos de grande importância programas de formação docente que ofereçam às/aos licenciandas/os um contato mais estreito com a escola, a partir de um trabalho coletivo e interdisciplinar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/12211 10.18675/2177-580X.vol12.n2.p93-112 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/12211 |
identifier_str_mv |
10.18675/2177-580X.vol12.n2.p93-112 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/12211/8382 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/12211/10949 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pesquisa em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pesquisa em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental; v. 12 n. 2 (2017); 93-112 2177-580X reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br |
_version_ |
1800214363798241280 |