PIBID: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Bruna Dias
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Dias, Vera Lúcia Catoto, Oliveira, Anamaria da Silva Martin Gascón
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UniVap (online)
Texto Completo: https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1688
Resumo: Este trabalho é continuidade de pesquisa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID, convênio firmado entre universidade comunitária e escola pública estadual, para formação inicial de professores da educação básica. O trabalho tem como objetivo investigar a contribuição do Programa Ler & escrever e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID, na formação e construção da identidade docente. A metodologia centrou-se em pesquisa teórico-bibliográfica, seguida de comparativos dos principais objetivos nos dois Programas. A fundamentação teórica centrou-se em: Delors (2003), Nóvoa (1995), Gatti (2013) dentre outros. Os resultados apontaram que a participação de alunos do Curso de Pedagogia em Programas de formação contribuem com a formação e com a construção da identidade docente.
id UNIVAP-1_23e3defe85a699d6d5f213d75046d6ee
oai_identifier_str oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1688
network_acronym_str UNIVAP-1
network_name_str Revista UniVap (online)
repository_id_str
spelling PIBID: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORESPIBIDLer & EscreverFormação Docentevalorização de professores.Formação de professoresEste trabalho é continuidade de pesquisa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID, convênio firmado entre universidade comunitária e escola pública estadual, para formação inicial de professores da educação básica. O trabalho tem como objetivo investigar a contribuição do Programa Ler & escrever e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID, na formação e construção da identidade docente. A metodologia centrou-se em pesquisa teórico-bibliográfica, seguida de comparativos dos principais objetivos nos dois Programas. A fundamentação teórica centrou-se em: Delors (2003), Nóvoa (1995), Gatti (2013) dentre outros. Os resultados apontaram que a participação de alunos do Curso de Pedagogia em Programas de formação contribuem com a formação e com a construção da identidade docente.IBICT2017-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/168810.18066/revistaunivap.v22i40.1688Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 841Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 8412237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1688/1297https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1688/179910.18066/revistaunivap.v22i40.1688.s353Copyright (c) 2017 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Bruna DiasDias, Vera Lúcia CatotoOliveira, Anamaria da Silva Martin Gascón2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1688Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false
dc.title.none.fl_str_mv PIBID: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title PIBID: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
spellingShingle PIBID: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Rodrigues, Bruna Dias
PIBID
Ler & Escrever
Formação Docente
valorização de professores.
Formação de professores
title_short PIBID: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title_full PIBID: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title_fullStr PIBID: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title_full_unstemmed PIBID: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title_sort PIBID: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
author Rodrigues, Bruna Dias
author_facet Rodrigues, Bruna Dias
Dias, Vera Lúcia Catoto
Oliveira, Anamaria da Silva Martin Gascón
author_role author
author2 Dias, Vera Lúcia Catoto
Oliveira, Anamaria da Silva Martin Gascón
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Bruna Dias
Dias, Vera Lúcia Catoto
Oliveira, Anamaria da Silva Martin Gascón
dc.subject.por.fl_str_mv PIBID
Ler & Escrever
Formação Docente
valorização de professores.
Formação de professores
topic PIBID
Ler & Escrever
Formação Docente
valorização de professores.
Formação de professores
description Este trabalho é continuidade de pesquisa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID, convênio firmado entre universidade comunitária e escola pública estadual, para formação inicial de professores da educação básica. O trabalho tem como objetivo investigar a contribuição do Programa Ler & escrever e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID, na formação e construção da identidade docente. A metodologia centrou-se em pesquisa teórico-bibliográfica, seguida de comparativos dos principais objetivos nos dois Programas. A fundamentação teórica centrou-se em: Delors (2003), Nóvoa (1995), Gatti (2013) dentre outros. Os resultados apontaram que a participação de alunos do Curso de Pedagogia em Programas de formação contribuem com a formação e com a construção da identidade docente.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1688
10.18066/revistaunivap.v22i40.1688
url https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1688
identifier_str_mv 10.18066/revistaunivap.v22i40.1688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1688/1297
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1688/1799
10.18066/revistaunivap.v22i40.1688.s353
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Univap
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Univap
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv IBICT
publisher.none.fl_str_mv IBICT
dc.source.none.fl_str_mv Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 841
Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 841
2237-1753
1517-3275
10.18066/revistaunivap.v22i40
reponame:Revista UniVap (online)
instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron:UNIVAP
instname_str Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron_str UNIVAP
institution UNIVAP
reponame_str Revista UniVap (online)
collection Revista UniVap (online)
repository.name.fl_str_mv Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
repository.mail.fl_str_mv revista@univap.br
_version_ 1797042290475139072