O perfil do pesquisador em educação ambiental: elementos para um estudo sobre a constituição de um campo de pesquisa em educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kawasaki, Clarice Sumi
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: dos Santos Matos, Mauricio, Motokane, Marcelo Tadeu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6118
Resumo: Com base na caracterização do perfil inicial do pesquisador em educaçãoambiental, em termos de sua formação e atuação no campo profissional ecientífico, buscou-se reconhecer elementos que pudessem servir de referenciaispara o estudo sobre a constituição de um campo de pesquisa em educaçãoambiental (EA). Foram considerados, como sujeitos desta pesquisa, todos osparticipantes e demais envolvidos no I Encontro de Pesquisa em EducaçãoAmbiental (I EPEA), evento caracterizado por sua especificidade na discussãoda temática ambiental sob o foco da pesquisa em EA. Os dados necessáriospara a caracterização desse perfil foram obtidos por meio de fichas de inscriçãopreenchidas pelos participantes do evento e por meio dos currículos,disponíveis na plataforma Lattes do CNPq, de todos os sujeitos envolvidos no IEPEA, buscando reconhecer correspondências com os temas identificados nostrabalhos apresentados no evento. A análise dos dados obtidos na pesquisa foirealizada assumindo ambas as abordagens metodológicas, quantitativa equalitativa, tendo como referenciais estudos sobre o perfil do educadorambiental. Como resultado dessa análise, foram identificados perfis variadosde pesquisador em EA, resultantes de trajetórias não lineares, destacando-se amultiplicidade e a diversidade de sujeitos e contextos de formação e atuação. A partir da aplicação das categorias bourdieunianas, pôde ser reconhecido umcampo de pesquisa em EA em formação, resultante da confluência de diferentescampos: o ambiental, o educacional e o científico. Outros contornos a respeitodesse campo em formação foram também discutidos, apontando perspectivaspara futuros estudos.
id UNESP-3_b6edb2f8d445def805f2a6096daeb853
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6118
network_acronym_str UNESP-3
network_name_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling O perfil do pesquisador em educação ambiental: elementos para um estudo sobre a constituição de um campo de pesquisa em educação ambientalCom base na caracterização do perfil inicial do pesquisador em educaçãoambiental, em termos de sua formação e atuação no campo profissional ecientífico, buscou-se reconhecer elementos que pudessem servir de referenciaispara o estudo sobre a constituição de um campo de pesquisa em educaçãoambiental (EA). Foram considerados, como sujeitos desta pesquisa, todos osparticipantes e demais envolvidos no I Encontro de Pesquisa em EducaçãoAmbiental (I EPEA), evento caracterizado por sua especificidade na discussãoda temática ambiental sob o foco da pesquisa em EA. Os dados necessáriospara a caracterização desse perfil foram obtidos por meio de fichas de inscriçãopreenchidas pelos participantes do evento e por meio dos currículos,disponíveis na plataforma Lattes do CNPq, de todos os sujeitos envolvidos no IEPEA, buscando reconhecer correspondências com os temas identificados nostrabalhos apresentados no evento. A análise dos dados obtidos na pesquisa foirealizada assumindo ambas as abordagens metodológicas, quantitativa equalitativa, tendo como referenciais estudos sobre o perfil do educadorambiental. Como resultado dessa análise, foram identificados perfis variadosde pesquisador em EA, resultantes de trajetórias não lineares, destacando-se amultiplicidade e a diversidade de sujeitos e contextos de formação e atuação. A partir da aplicação das categorias bourdieunianas, pôde ser reconhecido umcampo de pesquisa em EA em formação, resultante da confluência de diferentescampos: o ambiental, o educacional e o científico. Outros contornos a respeitodesse campo em formação foram também discutidos, apontando perspectivaspara futuros estudos.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2012-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/611810.18675/2177-580X.vol1.n1.p111-140Pesquisa em Educação Ambiental; v. 1 n. 1 (2006); 111-1402177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6118/4487Kawasaki, Clarice Sumidos Santos Matos, MauricioMotokane, Marcelo Tadeuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-17T14:43:56Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6118Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2016-03-17T14:43:56Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O perfil do pesquisador em educação ambiental: elementos para um estudo sobre a constituição de um campo de pesquisa em educação ambiental
title O perfil do pesquisador em educação ambiental: elementos para um estudo sobre a constituição de um campo de pesquisa em educação ambiental
spellingShingle O perfil do pesquisador em educação ambiental: elementos para um estudo sobre a constituição de um campo de pesquisa em educação ambiental
Kawasaki, Clarice Sumi
title_short O perfil do pesquisador em educação ambiental: elementos para um estudo sobre a constituição de um campo de pesquisa em educação ambiental
title_full O perfil do pesquisador em educação ambiental: elementos para um estudo sobre a constituição de um campo de pesquisa em educação ambiental
title_fullStr O perfil do pesquisador em educação ambiental: elementos para um estudo sobre a constituição de um campo de pesquisa em educação ambiental
title_full_unstemmed O perfil do pesquisador em educação ambiental: elementos para um estudo sobre a constituição de um campo de pesquisa em educação ambiental
title_sort O perfil do pesquisador em educação ambiental: elementos para um estudo sobre a constituição de um campo de pesquisa em educação ambiental
author Kawasaki, Clarice Sumi
author_facet Kawasaki, Clarice Sumi
dos Santos Matos, Mauricio
Motokane, Marcelo Tadeu
author_role author
author2 dos Santos Matos, Mauricio
Motokane, Marcelo Tadeu
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kawasaki, Clarice Sumi
dos Santos Matos, Mauricio
Motokane, Marcelo Tadeu
description Com base na caracterização do perfil inicial do pesquisador em educaçãoambiental, em termos de sua formação e atuação no campo profissional ecientífico, buscou-se reconhecer elementos que pudessem servir de referenciaispara o estudo sobre a constituição de um campo de pesquisa em educaçãoambiental (EA). Foram considerados, como sujeitos desta pesquisa, todos osparticipantes e demais envolvidos no I Encontro de Pesquisa em EducaçãoAmbiental (I EPEA), evento caracterizado por sua especificidade na discussãoda temática ambiental sob o foco da pesquisa em EA. Os dados necessáriospara a caracterização desse perfil foram obtidos por meio de fichas de inscriçãopreenchidas pelos participantes do evento e por meio dos currículos,disponíveis na plataforma Lattes do CNPq, de todos os sujeitos envolvidos no IEPEA, buscando reconhecer correspondências com os temas identificados nostrabalhos apresentados no evento. A análise dos dados obtidos na pesquisa foirealizada assumindo ambas as abordagens metodológicas, quantitativa equalitativa, tendo como referenciais estudos sobre o perfil do educadorambiental. Como resultado dessa análise, foram identificados perfis variadosde pesquisador em EA, resultantes de trajetórias não lineares, destacando-se amultiplicidade e a diversidade de sujeitos e contextos de formação e atuação. A partir da aplicação das categorias bourdieunianas, pôde ser reconhecido umcampo de pesquisa em EA em formação, resultante da confluência de diferentescampos: o ambiental, o educacional e o científico. Outros contornos a respeitodesse campo em formação foram também discutidos, apontando perspectivaspara futuros estudos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6118
10.18675/2177-580X.vol1.n1.p111-140
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6118
identifier_str_mv 10.18675/2177-580X.vol1.n1.p111-140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6118/4487
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental; v. 1 n. 1 (2006); 111-140
2177-580X
reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
collection Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br
_version_ 1800214362803142656