O perfil do pesquisador em educação ambiental: elementos para um estudo sobre a constituição de um campo de pesquisa em educação ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6118 |
Resumo: | Com base na caracterização do perfil inicial do pesquisador em educaçãoambiental, em termos de sua formação e atuação no campo profissional ecientífico, buscou-se reconhecer elementos que pudessem servir de referenciaispara o estudo sobre a constituição de um campo de pesquisa em educaçãoambiental (EA). Foram considerados, como sujeitos desta pesquisa, todos osparticipantes e demais envolvidos no I Encontro de Pesquisa em EducaçãoAmbiental (I EPEA), evento caracterizado por sua especificidade na discussãoda temática ambiental sob o foco da pesquisa em EA. Os dados necessáriospara a caracterização desse perfil foram obtidos por meio de fichas de inscriçãopreenchidas pelos participantes do evento e por meio dos currículos,disponíveis na plataforma Lattes do CNPq, de todos os sujeitos envolvidos no IEPEA, buscando reconhecer correspondências com os temas identificados nostrabalhos apresentados no evento. A análise dos dados obtidos na pesquisa foirealizada assumindo ambas as abordagens metodológicas, quantitativa equalitativa, tendo como referenciais estudos sobre o perfil do educadorambiental. Como resultado dessa análise, foram identificados perfis variadosde pesquisador em EA, resultantes de trajetórias não lineares, destacando-se amultiplicidade e a diversidade de sujeitos e contextos de formação e atuação. A partir da aplicação das categorias bourdieunianas, pôde ser reconhecido umcampo de pesquisa em EA em formação, resultante da confluência de diferentescampos: o ambiental, o educacional e o científico. Outros contornos a respeitodesse campo em formação foram também discutidos, apontando perspectivaspara futuros estudos. |
id |
UNESP-3_b6edb2f8d445def805f2a6096daeb853 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6118 |
network_acronym_str |
UNESP-3 |
network_name_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O perfil do pesquisador em educação ambiental: elementos para um estudo sobre a constituição de um campo de pesquisa em educação ambientalCom base na caracterização do perfil inicial do pesquisador em educaçãoambiental, em termos de sua formação e atuação no campo profissional ecientífico, buscou-se reconhecer elementos que pudessem servir de referenciaispara o estudo sobre a constituição de um campo de pesquisa em educaçãoambiental (EA). Foram considerados, como sujeitos desta pesquisa, todos osparticipantes e demais envolvidos no I Encontro de Pesquisa em EducaçãoAmbiental (I EPEA), evento caracterizado por sua especificidade na discussãoda temática ambiental sob o foco da pesquisa em EA. Os dados necessáriospara a caracterização desse perfil foram obtidos por meio de fichas de inscriçãopreenchidas pelos participantes do evento e por meio dos currículos,disponíveis na plataforma Lattes do CNPq, de todos os sujeitos envolvidos no IEPEA, buscando reconhecer correspondências com os temas identificados nostrabalhos apresentados no evento. A análise dos dados obtidos na pesquisa foirealizada assumindo ambas as abordagens metodológicas, quantitativa equalitativa, tendo como referenciais estudos sobre o perfil do educadorambiental. Como resultado dessa análise, foram identificados perfis variadosde pesquisador em EA, resultantes de trajetórias não lineares, destacando-se amultiplicidade e a diversidade de sujeitos e contextos de formação e atuação. A partir da aplicação das categorias bourdieunianas, pôde ser reconhecido umcampo de pesquisa em EA em formação, resultante da confluência de diferentescampos: o ambiental, o educacional e o científico. Outros contornos a respeitodesse campo em formação foram também discutidos, apontando perspectivaspara futuros estudos.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2012-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/611810.18675/2177-580X.vol1.n1.p111-140Pesquisa em Educação Ambiental; v. 1 n. 1 (2006); 111-1402177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6118/4487Kawasaki, Clarice Sumidos Santos Matos, MauricioMotokane, Marcelo Tadeuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-17T14:43:56Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6118Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2016-03-17T14:43:56Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O perfil do pesquisador em educação ambiental: elementos para um estudo sobre a constituição de um campo de pesquisa em educação ambiental |
title |
O perfil do pesquisador em educação ambiental: elementos para um estudo sobre a constituição de um campo de pesquisa em educação ambiental |
spellingShingle |
O perfil do pesquisador em educação ambiental: elementos para um estudo sobre a constituição de um campo de pesquisa em educação ambiental Kawasaki, Clarice Sumi |
title_short |
O perfil do pesquisador em educação ambiental: elementos para um estudo sobre a constituição de um campo de pesquisa em educação ambiental |
title_full |
O perfil do pesquisador em educação ambiental: elementos para um estudo sobre a constituição de um campo de pesquisa em educação ambiental |
title_fullStr |
O perfil do pesquisador em educação ambiental: elementos para um estudo sobre a constituição de um campo de pesquisa em educação ambiental |
title_full_unstemmed |
O perfil do pesquisador em educação ambiental: elementos para um estudo sobre a constituição de um campo de pesquisa em educação ambiental |
title_sort |
O perfil do pesquisador em educação ambiental: elementos para um estudo sobre a constituição de um campo de pesquisa em educação ambiental |
author |
Kawasaki, Clarice Sumi |
author_facet |
Kawasaki, Clarice Sumi dos Santos Matos, Mauricio Motokane, Marcelo Tadeu |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos Matos, Mauricio Motokane, Marcelo Tadeu |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kawasaki, Clarice Sumi dos Santos Matos, Mauricio Motokane, Marcelo Tadeu |
description |
Com base na caracterização do perfil inicial do pesquisador em educaçãoambiental, em termos de sua formação e atuação no campo profissional ecientífico, buscou-se reconhecer elementos que pudessem servir de referenciaispara o estudo sobre a constituição de um campo de pesquisa em educaçãoambiental (EA). Foram considerados, como sujeitos desta pesquisa, todos osparticipantes e demais envolvidos no I Encontro de Pesquisa em EducaçãoAmbiental (I EPEA), evento caracterizado por sua especificidade na discussãoda temática ambiental sob o foco da pesquisa em EA. Os dados necessáriospara a caracterização desse perfil foram obtidos por meio de fichas de inscriçãopreenchidas pelos participantes do evento e por meio dos currículos,disponíveis na plataforma Lattes do CNPq, de todos os sujeitos envolvidos no IEPEA, buscando reconhecer correspondências com os temas identificados nostrabalhos apresentados no evento. A análise dos dados obtidos na pesquisa foirealizada assumindo ambas as abordagens metodológicas, quantitativa equalitativa, tendo como referenciais estudos sobre o perfil do educadorambiental. Como resultado dessa análise, foram identificados perfis variadosde pesquisador em EA, resultantes de trajetórias não lineares, destacando-se amultiplicidade e a diversidade de sujeitos e contextos de formação e atuação. A partir da aplicação das categorias bourdieunianas, pôde ser reconhecido umcampo de pesquisa em EA em formação, resultante da confluência de diferentescampos: o ambiental, o educacional e o científico. Outros contornos a respeitodesse campo em formação foram também discutidos, apontando perspectivaspara futuros estudos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6118 10.18675/2177-580X.vol1.n1.p111-140 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6118 |
identifier_str_mv |
10.18675/2177-580X.vol1.n1.p111-140 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6118/4487 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental; v. 1 n. 1 (2006); 111-140 2177-580X reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br |
_version_ |
1800214362803142656 |