PERSPECTIVAS (TEÓRICO)-METODOLÓGICAS PARA O CAMPO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DILEMAS E AVANÇOS NO GDP METODOLOGIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13486 |
Resumo: | Analisam-se as perspectivas teórico-metodológicas dos trabalhos apresentados nos Encontros de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA). Estas partem dos olhares e vivências dos coordenadores dos Grupos de Discussão em Pesquisa (GDP Metodologia) junto às discussões realizadas nesses grupos, cujos relatos encontram-se na forma de produções textuais, identificando-se os pontos limitantes e as potencialidades do campo metodológico da pesquisa em educação ambiental ao longo dos EPEAs. Em meio à multirreferencialidade de perspectivas presentes nesses trabalhos, problemas de natureza epistemológico-metodológica são identificados, principalmente em função de uma forte tendência em atrelar as escolhas metodológicas dos investigadores a uma pesquisa voltada para a transformação social e às perspectivas críticas e metodologias participativas como as abordagens metodológicas que melhor responderiam a essa tendência. Os dilemas envolvidos e as implicações disso para as discussões teórico-metodológicas no campo da pesquisa em EA são discutidos, trazendo avanços para as discussões no GDP Metodologia. Para além dessas questões, uma pesquisa subversiva, em consonância com uma EA subversiva, se avizinha no horizonte, trazendo novas discussões para esse cenário. |
id |
UNESP-3_debc88c408acc07775505bd59b525460 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/13486 |
network_acronym_str |
UNESP-3 |
network_name_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PERSPECTIVAS (TEÓRICO)-METODOLÓGICAS PARA O CAMPO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DILEMAS E AVANÇOS NO GDP METODOLOGIAAnalisam-se as perspectivas teórico-metodológicas dos trabalhos apresentados nos Encontros de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA). Estas partem dos olhares e vivências dos coordenadores dos Grupos de Discussão em Pesquisa (GDP Metodologia) junto às discussões realizadas nesses grupos, cujos relatos encontram-se na forma de produções textuais, identificando-se os pontos limitantes e as potencialidades do campo metodológico da pesquisa em educação ambiental ao longo dos EPEAs. Em meio à multirreferencialidade de perspectivas presentes nesses trabalhos, problemas de natureza epistemológico-metodológica são identificados, principalmente em função de uma forte tendência em atrelar as escolhas metodológicas dos investigadores a uma pesquisa voltada para a transformação social e às perspectivas críticas e metodologias participativas como as abordagens metodológicas que melhor responderiam a essa tendência. Os dilemas envolvidos e as implicações disso para as discussões teórico-metodológicas no campo da pesquisa em EA são discutidos, trazendo avanços para as discussões no GDP Metodologia. Para além dessas questões, uma pesquisa subversiva, em consonância com uma EA subversiva, se avizinha no horizonte, trazendo novas discussões para esse cenário.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2018-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/1348610.18675/2177-580X.vol13.n1.p100-110Pesquisa em Educação Ambiental; v. 13 n. 1 (2018); 100-1102177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13486/8590Copyright (c) 2018 Pesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSumi Kawasaki, Clariceda Cunha Teixeira, Marcos2019-05-22T12:35:56Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/13486Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2019-05-22T12:35:56Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERSPECTIVAS (TEÓRICO)-METODOLÓGICAS PARA O CAMPO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DILEMAS E AVANÇOS NO GDP METODOLOGIA |
title |
PERSPECTIVAS (TEÓRICO)-METODOLÓGICAS PARA O CAMPO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DILEMAS E AVANÇOS NO GDP METODOLOGIA |
spellingShingle |
PERSPECTIVAS (TEÓRICO)-METODOLÓGICAS PARA O CAMPO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DILEMAS E AVANÇOS NO GDP METODOLOGIA Sumi Kawasaki, Clarice |
title_short |
PERSPECTIVAS (TEÓRICO)-METODOLÓGICAS PARA O CAMPO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DILEMAS E AVANÇOS NO GDP METODOLOGIA |
title_full |
PERSPECTIVAS (TEÓRICO)-METODOLÓGICAS PARA O CAMPO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DILEMAS E AVANÇOS NO GDP METODOLOGIA |
title_fullStr |
PERSPECTIVAS (TEÓRICO)-METODOLÓGICAS PARA O CAMPO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DILEMAS E AVANÇOS NO GDP METODOLOGIA |
title_full_unstemmed |
PERSPECTIVAS (TEÓRICO)-METODOLÓGICAS PARA O CAMPO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DILEMAS E AVANÇOS NO GDP METODOLOGIA |
title_sort |
PERSPECTIVAS (TEÓRICO)-METODOLÓGICAS PARA O CAMPO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DILEMAS E AVANÇOS NO GDP METODOLOGIA |
author |
Sumi Kawasaki, Clarice |
author_facet |
Sumi Kawasaki, Clarice da Cunha Teixeira, Marcos |
author_role |
author |
author2 |
da Cunha Teixeira, Marcos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sumi Kawasaki, Clarice da Cunha Teixeira, Marcos |
description |
Analisam-se as perspectivas teórico-metodológicas dos trabalhos apresentados nos Encontros de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA). Estas partem dos olhares e vivências dos coordenadores dos Grupos de Discussão em Pesquisa (GDP Metodologia) junto às discussões realizadas nesses grupos, cujos relatos encontram-se na forma de produções textuais, identificando-se os pontos limitantes e as potencialidades do campo metodológico da pesquisa em educação ambiental ao longo dos EPEAs. Em meio à multirreferencialidade de perspectivas presentes nesses trabalhos, problemas de natureza epistemológico-metodológica são identificados, principalmente em função de uma forte tendência em atrelar as escolhas metodológicas dos investigadores a uma pesquisa voltada para a transformação social e às perspectivas críticas e metodologias participativas como as abordagens metodológicas que melhor responderiam a essa tendência. Os dilemas envolvidos e as implicações disso para as discussões teórico-metodológicas no campo da pesquisa em EA são discutidos, trazendo avanços para as discussões no GDP Metodologia. Para além dessas questões, uma pesquisa subversiva, em consonância com uma EA subversiva, se avizinha no horizonte, trazendo novas discussões para esse cenário. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13486 10.18675/2177-580X.vol13.n1.p100-110 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13486 |
identifier_str_mv |
10.18675/2177-580X.vol13.n1.p100-110 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13486/8590 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pesquisa em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pesquisa em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental; v. 13 n. 1 (2018); 100-110 2177-580X reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br |
_version_ |
1800214364204040192 |