PERSPECTIVAS (TEÓRICO)-METODOLÓGICAS PARA O CAMPO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DILEMAS E AVANÇOS NO GDP METODOLOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sumi Kawasaki, Clarice
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: da Cunha Teixeira, Marcos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13486
Resumo: Analisam-se as perspectivas teórico-metodológicas dos trabalhos apresentados nos Encontros de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA). Estas partem dos olhares e vivências dos coordenadores dos Grupos de Discussão em Pesquisa (GDP Metodologia) junto às discussões realizadas nesses grupos, cujos relatos encontram-se na forma de produções textuais, identificando-se os pontos limitantes e as potencialidades do campo metodológico da pesquisa em educação ambiental ao longo dos EPEAs.  Em meio à multirreferencialidade de perspectivas presentes nesses trabalhos, problemas de natureza epistemológico-metodológica são identificados, principalmente em função de uma forte tendência em atrelar as escolhas metodológicas dos investigadores a uma pesquisa voltada para a transformação social e às perspectivas críticas e metodologias participativas como as abordagens metodológicas que melhor responderiam a essa tendência. Os dilemas envolvidos e as implicações disso para as discussões teórico-metodológicas no campo da pesquisa em EA são discutidos, trazendo avanços para as discussões no GDP Metodologia. Para além dessas questões, uma pesquisa subversiva, em consonância com uma EA subversiva, se avizinha no horizonte, trazendo novas discussões para esse cenário.
id UNESP-3_debc88c408acc07775505bd59b525460
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/13486
network_acronym_str UNESP-3
network_name_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling PERSPECTIVAS (TEÓRICO)-METODOLÓGICAS PARA O CAMPO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DILEMAS E AVANÇOS NO GDP METODOLOGIAAnalisam-se as perspectivas teórico-metodológicas dos trabalhos apresentados nos Encontros de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA). Estas partem dos olhares e vivências dos coordenadores dos Grupos de Discussão em Pesquisa (GDP Metodologia) junto às discussões realizadas nesses grupos, cujos relatos encontram-se na forma de produções textuais, identificando-se os pontos limitantes e as potencialidades do campo metodológico da pesquisa em educação ambiental ao longo dos EPEAs.  Em meio à multirreferencialidade de perspectivas presentes nesses trabalhos, problemas de natureza epistemológico-metodológica são identificados, principalmente em função de uma forte tendência em atrelar as escolhas metodológicas dos investigadores a uma pesquisa voltada para a transformação social e às perspectivas críticas e metodologias participativas como as abordagens metodológicas que melhor responderiam a essa tendência. Os dilemas envolvidos e as implicações disso para as discussões teórico-metodológicas no campo da pesquisa em EA são discutidos, trazendo avanços para as discussões no GDP Metodologia. Para além dessas questões, uma pesquisa subversiva, em consonância com uma EA subversiva, se avizinha no horizonte, trazendo novas discussões para esse cenário.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2018-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/1348610.18675/2177-580X.vol13.n1.p100-110Pesquisa em Educação Ambiental; v. 13 n. 1 (2018); 100-1102177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13486/8590Copyright (c) 2018 Pesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSumi Kawasaki, Clariceda Cunha Teixeira, Marcos2019-05-22T12:35:56Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/13486Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2019-05-22T12:35:56Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv PERSPECTIVAS (TEÓRICO)-METODOLÓGICAS PARA O CAMPO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DILEMAS E AVANÇOS NO GDP METODOLOGIA
title PERSPECTIVAS (TEÓRICO)-METODOLÓGICAS PARA O CAMPO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DILEMAS E AVANÇOS NO GDP METODOLOGIA
spellingShingle PERSPECTIVAS (TEÓRICO)-METODOLÓGICAS PARA O CAMPO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DILEMAS E AVANÇOS NO GDP METODOLOGIA
Sumi Kawasaki, Clarice
title_short PERSPECTIVAS (TEÓRICO)-METODOLÓGICAS PARA O CAMPO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DILEMAS E AVANÇOS NO GDP METODOLOGIA
title_full PERSPECTIVAS (TEÓRICO)-METODOLÓGICAS PARA O CAMPO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DILEMAS E AVANÇOS NO GDP METODOLOGIA
title_fullStr PERSPECTIVAS (TEÓRICO)-METODOLÓGICAS PARA O CAMPO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DILEMAS E AVANÇOS NO GDP METODOLOGIA
title_full_unstemmed PERSPECTIVAS (TEÓRICO)-METODOLÓGICAS PARA O CAMPO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DILEMAS E AVANÇOS NO GDP METODOLOGIA
title_sort PERSPECTIVAS (TEÓRICO)-METODOLÓGICAS PARA O CAMPO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DILEMAS E AVANÇOS NO GDP METODOLOGIA
author Sumi Kawasaki, Clarice
author_facet Sumi Kawasaki, Clarice
da Cunha Teixeira, Marcos
author_role author
author2 da Cunha Teixeira, Marcos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sumi Kawasaki, Clarice
da Cunha Teixeira, Marcos
description Analisam-se as perspectivas teórico-metodológicas dos trabalhos apresentados nos Encontros de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA). Estas partem dos olhares e vivências dos coordenadores dos Grupos de Discussão em Pesquisa (GDP Metodologia) junto às discussões realizadas nesses grupos, cujos relatos encontram-se na forma de produções textuais, identificando-se os pontos limitantes e as potencialidades do campo metodológico da pesquisa em educação ambiental ao longo dos EPEAs.  Em meio à multirreferencialidade de perspectivas presentes nesses trabalhos, problemas de natureza epistemológico-metodológica são identificados, principalmente em função de uma forte tendência em atrelar as escolhas metodológicas dos investigadores a uma pesquisa voltada para a transformação social e às perspectivas críticas e metodologias participativas como as abordagens metodológicas que melhor responderiam a essa tendência. Os dilemas envolvidos e as implicações disso para as discussões teórico-metodológicas no campo da pesquisa em EA são discutidos, trazendo avanços para as discussões no GDP Metodologia. Para além dessas questões, uma pesquisa subversiva, em consonância com uma EA subversiva, se avizinha no horizonte, trazendo novas discussões para esse cenário.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13486
10.18675/2177-580X.vol13.n1.p100-110
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13486
identifier_str_mv 10.18675/2177-580X.vol13.n1.p100-110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13486/8590
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Pesquisa em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Pesquisa em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental; v. 13 n. 1 (2018); 100-110
2177-580X
reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
collection Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br
_version_ 1800214364204040192