Processo de ambientalização curricular e a educação para sustentabilidade no curso de Administração: o caso da Universidade do Oeste Paulista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gusmão, Stephanie Funari Amaral
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Bertolli, Suzana Chiai Bertolli, Arana, Alba Regina Azevedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13986
Resumo: A preocupação ambiental e as ações que visam a sustentabilidade estão sendo colocadas como metas nos Planos de Logística Sustentável de diversas instituições de ensino superior publicas e privadas. O potencial para formação de profissionais para o mercado regional, justifica a importância em se avaliar o modo como o curso de Administração em uma universidade do Oeste Paulista tem incorporado as problemáticas ambientais na formação de bacharéis. Este estudo teve como objetivo avaliar o processo de Ambientalização Curricular no curso de graduação em Administração da Universidade do Oeste Paulista em Presidente Prudente – SP.  A metodologia utilizada foi a de análise documental tendo como base o plano de desenvolvimento institucional, projeto pedagógico do curso, planos de ensino, projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelo curso. Foi utilizada a técnica de questionário junto a coordenação do curso. Os dados foram avaliados por meio de análise de conteúdoe pelos indicadores de Ambientalização curricular elaboradas pela Rede ACES. Os resultados indicaram que do total de planos de ensino avaliados, 13% apresentam indicadores de ambientalização curricular. Contudo, tanto a instituição quanto a coordenação do curso mostram que as ações voltadas para a sustentabilidade são praticadas na universidade e se mostram anunciadas na proposta pedagógica do curso, atendendo as características do processo de Ambientalização Curricular proposto pela Rede ACES.
id UNESP-3_bad5ebcaa353e98a7a12d8f0c8406722
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/13986
network_acronym_str UNESP-3
network_name_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Processo de ambientalização curricular e a educação para sustentabilidade no curso de Administração: o caso da Universidade do Oeste PaulistaA preocupação ambiental e as ações que visam a sustentabilidade estão sendo colocadas como metas nos Planos de Logística Sustentável de diversas instituições de ensino superior publicas e privadas. O potencial para formação de profissionais para o mercado regional, justifica a importância em se avaliar o modo como o curso de Administração em uma universidade do Oeste Paulista tem incorporado as problemáticas ambientais na formação de bacharéis. Este estudo teve como objetivo avaliar o processo de Ambientalização Curricular no curso de graduação em Administração da Universidade do Oeste Paulista em Presidente Prudente – SP.  A metodologia utilizada foi a de análise documental tendo como base o plano de desenvolvimento institucional, projeto pedagógico do curso, planos de ensino, projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelo curso. Foi utilizada a técnica de questionário junto a coordenação do curso. Os dados foram avaliados por meio de análise de conteúdoe pelos indicadores de Ambientalização curricular elaboradas pela Rede ACES. Os resultados indicaram que do total de planos de ensino avaliados, 13% apresentam indicadores de ambientalização curricular. Contudo, tanto a instituição quanto a coordenação do curso mostram que as ações voltadas para a sustentabilidade são praticadas na universidade e se mostram anunciadas na proposta pedagógica do curso, atendendo as características do processo de Ambientalização Curricular proposto pela Rede ACES.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2022-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/1398610.18675/2177-580X.2022-13986Pesquisa em Educação Ambiental; v. 17 n. 2 (2022); 24-452177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13986/12618Copyright (c) 2023 Pesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGusmão, Stephanie Funari AmaralBertolli, Suzana Chiai BertolliArana, Alba Regina Azevedo2023-02-06T14:15:05Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/13986Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2023-02-06T14:15:05Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo de ambientalização curricular e a educação para sustentabilidade no curso de Administração: o caso da Universidade do Oeste Paulista
title Processo de ambientalização curricular e a educação para sustentabilidade no curso de Administração: o caso da Universidade do Oeste Paulista
spellingShingle Processo de ambientalização curricular e a educação para sustentabilidade no curso de Administração: o caso da Universidade do Oeste Paulista
Gusmão, Stephanie Funari Amaral
title_short Processo de ambientalização curricular e a educação para sustentabilidade no curso de Administração: o caso da Universidade do Oeste Paulista
title_full Processo de ambientalização curricular e a educação para sustentabilidade no curso de Administração: o caso da Universidade do Oeste Paulista
title_fullStr Processo de ambientalização curricular e a educação para sustentabilidade no curso de Administração: o caso da Universidade do Oeste Paulista
title_full_unstemmed Processo de ambientalização curricular e a educação para sustentabilidade no curso de Administração: o caso da Universidade do Oeste Paulista
title_sort Processo de ambientalização curricular e a educação para sustentabilidade no curso de Administração: o caso da Universidade do Oeste Paulista
author Gusmão, Stephanie Funari Amaral
author_facet Gusmão, Stephanie Funari Amaral
Bertolli, Suzana Chiai Bertolli
Arana, Alba Regina Azevedo
author_role author
author2 Bertolli, Suzana Chiai Bertolli
Arana, Alba Regina Azevedo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gusmão, Stephanie Funari Amaral
Bertolli, Suzana Chiai Bertolli
Arana, Alba Regina Azevedo
description A preocupação ambiental e as ações que visam a sustentabilidade estão sendo colocadas como metas nos Planos de Logística Sustentável de diversas instituições de ensino superior publicas e privadas. O potencial para formação de profissionais para o mercado regional, justifica a importância em se avaliar o modo como o curso de Administração em uma universidade do Oeste Paulista tem incorporado as problemáticas ambientais na formação de bacharéis. Este estudo teve como objetivo avaliar o processo de Ambientalização Curricular no curso de graduação em Administração da Universidade do Oeste Paulista em Presidente Prudente – SP.  A metodologia utilizada foi a de análise documental tendo como base o plano de desenvolvimento institucional, projeto pedagógico do curso, planos de ensino, projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelo curso. Foi utilizada a técnica de questionário junto a coordenação do curso. Os dados foram avaliados por meio de análise de conteúdoe pelos indicadores de Ambientalização curricular elaboradas pela Rede ACES. Os resultados indicaram que do total de planos de ensino avaliados, 13% apresentam indicadores de ambientalização curricular. Contudo, tanto a instituição quanto a coordenação do curso mostram que as ações voltadas para a sustentabilidade são praticadas na universidade e se mostram anunciadas na proposta pedagógica do curso, atendendo as características do processo de Ambientalização Curricular proposto pela Rede ACES.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13986
10.18675/2177-580X.2022-13986
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13986
identifier_str_mv 10.18675/2177-580X.2022-13986
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13986/12618
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Pesquisa em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Pesquisa em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental; v. 17 n. 2 (2022); 24-45
2177-580X
reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
collection Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br
_version_ 1800214364223963136