Processo de ambientalização curricular e a educação para sustentabilidade no curso de Administração: o caso da Universidade do Oeste Paulista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13986 |
Resumo: | A preocupação ambiental e as ações que visam a sustentabilidade estão sendo colocadas como metas nos Planos de Logística Sustentável de diversas instituições de ensino superior publicas e privadas. O potencial para formação de profissionais para o mercado regional, justifica a importância em se avaliar o modo como o curso de Administração em uma universidade do Oeste Paulista tem incorporado as problemáticas ambientais na formação de bacharéis. Este estudo teve como objetivo avaliar o processo de Ambientalização Curricular no curso de graduação em Administração da Universidade do Oeste Paulista em Presidente Prudente – SP. A metodologia utilizada foi a de análise documental tendo como base o plano de desenvolvimento institucional, projeto pedagógico do curso, planos de ensino, projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelo curso. Foi utilizada a técnica de questionário junto a coordenação do curso. Os dados foram avaliados por meio de análise de conteúdoe pelos indicadores de Ambientalização curricular elaboradas pela Rede ACES. Os resultados indicaram que do total de planos de ensino avaliados, 13% apresentam indicadores de ambientalização curricular. Contudo, tanto a instituição quanto a coordenação do curso mostram que as ações voltadas para a sustentabilidade são praticadas na universidade e se mostram anunciadas na proposta pedagógica do curso, atendendo as características do processo de Ambientalização Curricular proposto pela Rede ACES. |
id |
UNESP-3_bad5ebcaa353e98a7a12d8f0c8406722 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/13986 |
network_acronym_str |
UNESP-3 |
network_name_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Processo de ambientalização curricular e a educação para sustentabilidade no curso de Administração: o caso da Universidade do Oeste PaulistaA preocupação ambiental e as ações que visam a sustentabilidade estão sendo colocadas como metas nos Planos de Logística Sustentável de diversas instituições de ensino superior publicas e privadas. O potencial para formação de profissionais para o mercado regional, justifica a importância em se avaliar o modo como o curso de Administração em uma universidade do Oeste Paulista tem incorporado as problemáticas ambientais na formação de bacharéis. Este estudo teve como objetivo avaliar o processo de Ambientalização Curricular no curso de graduação em Administração da Universidade do Oeste Paulista em Presidente Prudente – SP. A metodologia utilizada foi a de análise documental tendo como base o plano de desenvolvimento institucional, projeto pedagógico do curso, planos de ensino, projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelo curso. Foi utilizada a técnica de questionário junto a coordenação do curso. Os dados foram avaliados por meio de análise de conteúdoe pelos indicadores de Ambientalização curricular elaboradas pela Rede ACES. Os resultados indicaram que do total de planos de ensino avaliados, 13% apresentam indicadores de ambientalização curricular. Contudo, tanto a instituição quanto a coordenação do curso mostram que as ações voltadas para a sustentabilidade são praticadas na universidade e se mostram anunciadas na proposta pedagógica do curso, atendendo as características do processo de Ambientalização Curricular proposto pela Rede ACES.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2022-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/1398610.18675/2177-580X.2022-13986Pesquisa em Educação Ambiental; v. 17 n. 2 (2022); 24-452177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13986/12618Copyright (c) 2023 Pesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGusmão, Stephanie Funari AmaralBertolli, Suzana Chiai BertolliArana, Alba Regina Azevedo2023-02-06T14:15:05Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/13986Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2023-02-06T14:15:05Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processo de ambientalização curricular e a educação para sustentabilidade no curso de Administração: o caso da Universidade do Oeste Paulista |
title |
Processo de ambientalização curricular e a educação para sustentabilidade no curso de Administração: o caso da Universidade do Oeste Paulista |
spellingShingle |
Processo de ambientalização curricular e a educação para sustentabilidade no curso de Administração: o caso da Universidade do Oeste Paulista Gusmão, Stephanie Funari Amaral |
title_short |
Processo de ambientalização curricular e a educação para sustentabilidade no curso de Administração: o caso da Universidade do Oeste Paulista |
title_full |
Processo de ambientalização curricular e a educação para sustentabilidade no curso de Administração: o caso da Universidade do Oeste Paulista |
title_fullStr |
Processo de ambientalização curricular e a educação para sustentabilidade no curso de Administração: o caso da Universidade do Oeste Paulista |
title_full_unstemmed |
Processo de ambientalização curricular e a educação para sustentabilidade no curso de Administração: o caso da Universidade do Oeste Paulista |
title_sort |
Processo de ambientalização curricular e a educação para sustentabilidade no curso de Administração: o caso da Universidade do Oeste Paulista |
author |
Gusmão, Stephanie Funari Amaral |
author_facet |
Gusmão, Stephanie Funari Amaral Bertolli, Suzana Chiai Bertolli Arana, Alba Regina Azevedo |
author_role |
author |
author2 |
Bertolli, Suzana Chiai Bertolli Arana, Alba Regina Azevedo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gusmão, Stephanie Funari Amaral Bertolli, Suzana Chiai Bertolli Arana, Alba Regina Azevedo |
description |
A preocupação ambiental e as ações que visam a sustentabilidade estão sendo colocadas como metas nos Planos de Logística Sustentável de diversas instituições de ensino superior publicas e privadas. O potencial para formação de profissionais para o mercado regional, justifica a importância em se avaliar o modo como o curso de Administração em uma universidade do Oeste Paulista tem incorporado as problemáticas ambientais na formação de bacharéis. Este estudo teve como objetivo avaliar o processo de Ambientalização Curricular no curso de graduação em Administração da Universidade do Oeste Paulista em Presidente Prudente – SP. A metodologia utilizada foi a de análise documental tendo como base o plano de desenvolvimento institucional, projeto pedagógico do curso, planos de ensino, projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelo curso. Foi utilizada a técnica de questionário junto a coordenação do curso. Os dados foram avaliados por meio de análise de conteúdoe pelos indicadores de Ambientalização curricular elaboradas pela Rede ACES. Os resultados indicaram que do total de planos de ensino avaliados, 13% apresentam indicadores de ambientalização curricular. Contudo, tanto a instituição quanto a coordenação do curso mostram que as ações voltadas para a sustentabilidade são praticadas na universidade e se mostram anunciadas na proposta pedagógica do curso, atendendo as características do processo de Ambientalização Curricular proposto pela Rede ACES. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13986 10.18675/2177-580X.2022-13986 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13986 |
identifier_str_mv |
10.18675/2177-580X.2022-13986 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13986/12618 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Pesquisa em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Pesquisa em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental; v. 17 n. 2 (2022); 24-45 2177-580X reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br |
_version_ |
1800214364223963136 |