O Teatro do Oprimido como instrumento para a educação ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6236 |
Resumo: | ste artigo é o resultado de uma pesquisa com um grupo de estudantes de umaescola pública no bairro Mutirão da cidade de Bayeux – PB, no segundo semestrede 2008 e no primeiro semestre de 2009. Durante esse período, coordenamostrinta oficinas lúdico-pedagógicas baseadas no Teatro do Oprimido e discutimostemas ligados à questão ambiental. Ao final de cada semestre, o grupo apresentoupeças teatrais com as temáticas lixo na escola e degradação do Parque Estadual daMata do Xem-Xem, localizado no mesmo bairro. Para averiguar o resultado danossa pesquisa, aplicamos questionários às turmas do 9° ano do EnsinoFundamental e do 2º ano do Ensino Médio ao início e ao término do nossotrabalho. Pudemos constatar um crescimento no nível de entendimento da maioriados educandos das referidas turmas acerca da problemática ambiental,confirmando que o Teatro do Oprimido pode ser utilizado como ferramentapedagógica para facilitar a educação ambiental. |
id |
UNESP-3_c926e0389ee1e69cd6fc6bd7cdf653c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6236 |
network_acronym_str |
UNESP-3 |
network_name_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Teatro do Oprimido como instrumento para a educação ambientalste artigo é o resultado de uma pesquisa com um grupo de estudantes de umaescola pública no bairro Mutirão da cidade de Bayeux – PB, no segundo semestrede 2008 e no primeiro semestre de 2009. Durante esse período, coordenamostrinta oficinas lúdico-pedagógicas baseadas no Teatro do Oprimido e discutimostemas ligados à questão ambiental. Ao final de cada semestre, o grupo apresentoupeças teatrais com as temáticas lixo na escola e degradação do Parque Estadual daMata do Xem-Xem, localizado no mesmo bairro. Para averiguar o resultado danossa pesquisa, aplicamos questionários às turmas do 9° ano do EnsinoFundamental e do 2º ano do Ensino Médio ao início e ao término do nossotrabalho. Pudemos constatar um crescimento no nível de entendimento da maioriados educandos das referidas turmas acerca da problemática ambiental,confirmando que o Teatro do Oprimido pode ser utilizado como ferramentapedagógica para facilitar a educação ambiental.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2012-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/623610.18675/2177-580X.vol6.n2.p61-78Pesquisa em Educação Ambiental; v. 6 n. 2 (2011); 61-782177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6236/4581Silva, Flávio José Rocha daAbílio, Francisco José Pegadoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-15T14:12:26Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6236Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2016-03-15T14:12:26Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Teatro do Oprimido como instrumento para a educação ambiental |
title |
O Teatro do Oprimido como instrumento para a educação ambiental |
spellingShingle |
O Teatro do Oprimido como instrumento para a educação ambiental Silva, Flávio José Rocha da |
title_short |
O Teatro do Oprimido como instrumento para a educação ambiental |
title_full |
O Teatro do Oprimido como instrumento para a educação ambiental |
title_fullStr |
O Teatro do Oprimido como instrumento para a educação ambiental |
title_full_unstemmed |
O Teatro do Oprimido como instrumento para a educação ambiental |
title_sort |
O Teatro do Oprimido como instrumento para a educação ambiental |
author |
Silva, Flávio José Rocha da |
author_facet |
Silva, Flávio José Rocha da Abílio, Francisco José Pegado |
author_role |
author |
author2 |
Abílio, Francisco José Pegado |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Flávio José Rocha da Abílio, Francisco José Pegado |
description |
ste artigo é o resultado de uma pesquisa com um grupo de estudantes de umaescola pública no bairro Mutirão da cidade de Bayeux – PB, no segundo semestrede 2008 e no primeiro semestre de 2009. Durante esse período, coordenamostrinta oficinas lúdico-pedagógicas baseadas no Teatro do Oprimido e discutimostemas ligados à questão ambiental. Ao final de cada semestre, o grupo apresentoupeças teatrais com as temáticas lixo na escola e degradação do Parque Estadual daMata do Xem-Xem, localizado no mesmo bairro. Para averiguar o resultado danossa pesquisa, aplicamos questionários às turmas do 9° ano do EnsinoFundamental e do 2º ano do Ensino Médio ao início e ao término do nossotrabalho. Pudemos constatar um crescimento no nível de entendimento da maioriados educandos das referidas turmas acerca da problemática ambiental,confirmando que o Teatro do Oprimido pode ser utilizado como ferramentapedagógica para facilitar a educação ambiental. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6236 10.18675/2177-580X.vol6.n2.p61-78 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6236 |
identifier_str_mv |
10.18675/2177-580X.vol6.n2.p61-78 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6236/4581 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental; v. 6 n. 2 (2011); 61-78 2177-580X reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br |
_version_ |
1800214363269758976 |