Aspectos linguísticos e educação ambiental na aprendizagem infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6233 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo discutir a linguagem de crianças de 5 a 6 anosapresentada em mediações sobre a temática ambiental, sobre conceitos e atitudesrelativos ao tema “água”, a fim de contribuir para a compreensão dessa linguageme suas consequências para as propostas de ensino e mediações de educadores queatuam com essa faixa etária. O estudo é fruto de uma pesquisa cujo objetivo foianalisar a peculiaridade da expressão linguística das crianças. Apresentamos asconcepções adotadas de educação ambiental, do processo de ensino eaprendizagem e do desenvolvimento/funcionamento da linguagem na infância.Os procedimentos metodológicos aos quais recorremos foram: pesquisa comintervenção e Paradigma Indiciário. Nas análises destacaram-se as discussõessobre o papel da linguagem nas mediações sobre a água, em especial aproximidade ou distanciamento entre os conceitos cotidianos e científicos, acompreensão de metáforas e as argumentações relativas à lavagem de calçadas. |
id |
UNESP-3_d11adefc2261a593761f22ad8288167e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6233 |
network_acronym_str |
UNESP-3 |
network_name_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aspectos linguísticos e educação ambiental na aprendizagem infantilEste estudo tem por objetivo discutir a linguagem de crianças de 5 a 6 anosapresentada em mediações sobre a temática ambiental, sobre conceitos e atitudesrelativos ao tema “água”, a fim de contribuir para a compreensão dessa linguageme suas consequências para as propostas de ensino e mediações de educadores queatuam com essa faixa etária. O estudo é fruto de uma pesquisa cujo objetivo foianalisar a peculiaridade da expressão linguística das crianças. Apresentamos asconcepções adotadas de educação ambiental, do processo de ensino eaprendizagem e do desenvolvimento/funcionamento da linguagem na infância.Os procedimentos metodológicos aos quais recorremos foram: pesquisa comintervenção e Paradigma Indiciário. Nas análises destacaram-se as discussõessobre o papel da linguagem nas mediações sobre a água, em especial aproximidade ou distanciamento entre os conceitos cotidianos e científicos, acompreensão de metáforas e as argumentações relativas à lavagem de calçadas.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2012-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/623310.18675/2177-580X.vol6.n2.p11-32Pesquisa em Educação Ambiental; v. 6 n. 2 (2011); 11-322177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6233/4579Montanhim, Graziela CristinaCaron, Mônica FilomenaCinquetti, Heloísa Chalmers Sislainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-15T14:12:36Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6233Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2016-03-15T14:12:36Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aspectos linguísticos e educação ambiental na aprendizagem infantil |
title |
Aspectos linguísticos e educação ambiental na aprendizagem infantil |
spellingShingle |
Aspectos linguísticos e educação ambiental na aprendizagem infantil Montanhim, Graziela Cristina |
title_short |
Aspectos linguísticos e educação ambiental na aprendizagem infantil |
title_full |
Aspectos linguísticos e educação ambiental na aprendizagem infantil |
title_fullStr |
Aspectos linguísticos e educação ambiental na aprendizagem infantil |
title_full_unstemmed |
Aspectos linguísticos e educação ambiental na aprendizagem infantil |
title_sort |
Aspectos linguísticos e educação ambiental na aprendizagem infantil |
author |
Montanhim, Graziela Cristina |
author_facet |
Montanhim, Graziela Cristina Caron, Mônica Filomena Cinquetti, Heloísa Chalmers Sisla |
author_role |
author |
author2 |
Caron, Mônica Filomena Cinquetti, Heloísa Chalmers Sisla |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Montanhim, Graziela Cristina Caron, Mônica Filomena Cinquetti, Heloísa Chalmers Sisla |
description |
Este estudo tem por objetivo discutir a linguagem de crianças de 5 a 6 anosapresentada em mediações sobre a temática ambiental, sobre conceitos e atitudesrelativos ao tema “água”, a fim de contribuir para a compreensão dessa linguageme suas consequências para as propostas de ensino e mediações de educadores queatuam com essa faixa etária. O estudo é fruto de uma pesquisa cujo objetivo foianalisar a peculiaridade da expressão linguística das crianças. Apresentamos asconcepções adotadas de educação ambiental, do processo de ensino eaprendizagem e do desenvolvimento/funcionamento da linguagem na infância.Os procedimentos metodológicos aos quais recorremos foram: pesquisa comintervenção e Paradigma Indiciário. Nas análises destacaram-se as discussõessobre o papel da linguagem nas mediações sobre a água, em especial aproximidade ou distanciamento entre os conceitos cotidianos e científicos, acompreensão de metáforas e as argumentações relativas à lavagem de calçadas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6233 10.18675/2177-580X.vol6.n2.p11-32 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6233 |
identifier_str_mv |
10.18675/2177-580X.vol6.n2.p11-32 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6233/4579 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental; v. 6 n. 2 (2011); 11-32 2177-580X reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br |
_version_ |
1800214363266613248 |