A TEORIA DOS CAMPOS MÓRFICOS E A EMERGÊNCIA DA VISÃO SISTÊMICA SOBRE O EQUILÍBRIO NO MEIO AMBIENTE
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/12269 |
Resumo: | Acredita-se que o conhecimento dos processos ecológicos é fundamental e, sua ausência a seria a causa primordial de comportamentos danosos ao ambiente. Percebe-se a necessidade de equilibrar o aprendizado de conceitos científicos sobre processos na natureza com a mudança de percepção e de valores na Educação Ambiental (EA). O objetivo deste trabalho é a avaliação dos resultados de uma experiencia de intervenção com 120 alunos entre 10 e 11 anos, utilizando-se um jogo lúdico para tratar o conceito de equilíbrio dinâmico na natureza. Os resultados apontaram a antecipação do conceito o qual seria trabalhado posteriormente. A mudança de percepção dos processos, aliada ao desenvolvimento de valores por meio de jogos educativos, pode ser um caminho produtivo para a realização de uma Educação Ambiental mais profunda. Esta EA deve buscar seu sustentáculo em bases transdisciplinares, onde a teoria dos campos mórficos pode ser um lastro forte para compreender os processos de desenvolvimento de um novo saber e valores ecocêntricos. |
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Acredita-se que o conhecimento dos processos ecológicos é fundamental e, sua ausência a seria a causa primordial de comportamentos danosos ao ambiente. Percebe-se a necessidade de equilibrar o aprendizado de conceitos científicos sobre processos na natureza com a mudança de percepção e de valores na Educação Ambiental (EA). O objetivo deste trabalho é a avaliação dos resultados de uma experiencia de intervenção com 120 alunos entre 10 e 11 anos, utilizando-se um jogo lúdico para tratar o conceito de equilíbrio dinâmico na natureza. Os resultados apontaram a antecipação do conceito o qual seria trabalhado posteriormente. A mudança de percepção dos processos, aliada ao desenvolvimento de valores por meio de jogos educativos, pode ser um caminho produtivo para a realização de uma Educação Ambiental mais profunda. Esta EA deve buscar seu sustentáculo em bases transdisciplinares, onde a teoria dos campos mórficos pode ser um lastro forte para compreender os processos de desenvolvimento de um novo saber e valores ecocêntricos. |
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