A TEORIA DOS CAMPOS MÓRFICOS E A EMERGÊNCIA DA VISÃO SISTÊMICA SOBRE O EQUILÍBRIO NO MEIO AMBIENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saito, Carlos Hiroo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Saito, Ivete Teresinha, Ribeiro, Ivana de Campos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/12269
Resumo: Acredita-se que o conhecimento dos processos ecológicos é fundamental e, sua ausência a seria a causa primordial de comportamentos danosos ao ambiente. Percebe-se a necessidade de equilibrar o aprendizado de conceitos científicos sobre processos na natureza com a mudança de percepção e de valores na Educação Ambiental (EA). O objetivo deste trabalho é a avaliação dos resultados de uma experiencia de intervenção com 120 alunos entre 10 e 11 anos, utilizando-se um jogo lúdico para tratar o conceito de equilíbrio dinâmico na natureza. Os resultados apontaram a antecipação do conceito o qual seria trabalhado posteriormente. A mudança de percepção dos processos, aliada ao desenvolvimento de valores por meio de jogos educativos, pode ser um caminho produtivo para a realização de uma Educação Ambiental mais profunda. Esta EA deve buscar seu sustentáculo em bases transdisciplinares, onde a teoria dos campos mórficos pode ser um lastro forte para compreender os processos de desenvolvimento de um novo saber e valores ecocêntricos.
id UNESP-3_d9a228a4cd68f08962703eb7d8e40b54
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/12269
network_acronym_str UNESP-3
network_name_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling A TEORIA DOS CAMPOS MÓRFICOS E A EMERGÊNCIA DA VISÃO SISTÊMICA SOBRE O EQUILÍBRIO NO MEIO AMBIENTEAcredita-se que o conhecimento dos processos ecológicos é fundamental e, sua ausência a seria a causa primordial de comportamentos danosos ao ambiente. Percebe-se a necessidade de equilibrar o aprendizado de conceitos científicos sobre processos na natureza com a mudança de percepção e de valores na Educação Ambiental (EA). O objetivo deste trabalho é a avaliação dos resultados de uma experiencia de intervenção com 120 alunos entre 10 e 11 anos, utilizando-se um jogo lúdico para tratar o conceito de equilíbrio dinâmico na natureza. Os resultados apontaram a antecipação do conceito o qual seria trabalhado posteriormente. A mudança de percepção dos processos, aliada ao desenvolvimento de valores por meio de jogos educativos, pode ser um caminho produtivo para a realização de uma Educação Ambiental mais profunda. Esta EA deve buscar seu sustentáculo em bases transdisciplinares, onde a teoria dos campos mórficos pode ser um lastro forte para compreender os processos de desenvolvimento de um novo saber e valores ecocêntricos.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2019-01-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/1226910.18675/2177-580X.vol13.n2.p69-81Pesquisa em Educação Ambiental; v. 13 n. 2 (2018); 69-812177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/12269/8775Copyright (c) 2019 Pesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSaito, Carlos HirooSaito, Ivete TeresinhaRibeiro, Ivana de Campos2019-05-22T12:27:56Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/12269Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2019-05-22T12:27:56Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A TEORIA DOS CAMPOS MÓRFICOS E A EMERGÊNCIA DA VISÃO SISTÊMICA SOBRE O EQUILÍBRIO NO MEIO AMBIENTE
title A TEORIA DOS CAMPOS MÓRFICOS E A EMERGÊNCIA DA VISÃO SISTÊMICA SOBRE O EQUILÍBRIO NO MEIO AMBIENTE
spellingShingle A TEORIA DOS CAMPOS MÓRFICOS E A EMERGÊNCIA DA VISÃO SISTÊMICA SOBRE O EQUILÍBRIO NO MEIO AMBIENTE
Saito, Carlos Hiroo
title_short A TEORIA DOS CAMPOS MÓRFICOS E A EMERGÊNCIA DA VISÃO SISTÊMICA SOBRE O EQUILÍBRIO NO MEIO AMBIENTE
title_full A TEORIA DOS CAMPOS MÓRFICOS E A EMERGÊNCIA DA VISÃO SISTÊMICA SOBRE O EQUILÍBRIO NO MEIO AMBIENTE
title_fullStr A TEORIA DOS CAMPOS MÓRFICOS E A EMERGÊNCIA DA VISÃO SISTÊMICA SOBRE O EQUILÍBRIO NO MEIO AMBIENTE
title_full_unstemmed A TEORIA DOS CAMPOS MÓRFICOS E A EMERGÊNCIA DA VISÃO SISTÊMICA SOBRE O EQUILÍBRIO NO MEIO AMBIENTE
title_sort A TEORIA DOS CAMPOS MÓRFICOS E A EMERGÊNCIA DA VISÃO SISTÊMICA SOBRE O EQUILÍBRIO NO MEIO AMBIENTE
author Saito, Carlos Hiroo
author_facet Saito, Carlos Hiroo
Saito, Ivete Teresinha
Ribeiro, Ivana de Campos
author_role author
author2 Saito, Ivete Teresinha
Ribeiro, Ivana de Campos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saito, Carlos Hiroo
Saito, Ivete Teresinha
Ribeiro, Ivana de Campos
description Acredita-se que o conhecimento dos processos ecológicos é fundamental e, sua ausência a seria a causa primordial de comportamentos danosos ao ambiente. Percebe-se a necessidade de equilibrar o aprendizado de conceitos científicos sobre processos na natureza com a mudança de percepção e de valores na Educação Ambiental (EA). O objetivo deste trabalho é a avaliação dos resultados de uma experiencia de intervenção com 120 alunos entre 10 e 11 anos, utilizando-se um jogo lúdico para tratar o conceito de equilíbrio dinâmico na natureza. Os resultados apontaram a antecipação do conceito o qual seria trabalhado posteriormente. A mudança de percepção dos processos, aliada ao desenvolvimento de valores por meio de jogos educativos, pode ser um caminho produtivo para a realização de uma Educação Ambiental mais profunda. Esta EA deve buscar seu sustentáculo em bases transdisciplinares, onde a teoria dos campos mórficos pode ser um lastro forte para compreender os processos de desenvolvimento de um novo saber e valores ecocêntricos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/12269
10.18675/2177-580X.vol13.n2.p69-81
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/12269
identifier_str_mv 10.18675/2177-580X.vol13.n2.p69-81
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/12269/8775
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Pesquisa em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Pesquisa em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental; v. 13 n. 2 (2018); 69-81
2177-580X
reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
collection Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br
_version_ 1800214363799289856