O perfil dos educadores ambientais participantes do CESCAR: a relação entre as trajetórias de vida e os processos de formação dos representantes das instituições parceiras e dos participantes dos processos formativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Silvia Aparecida Martins dos
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Prudêncio, Christiana Andréa Vianna, Oliveira, Haydée Torres de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6206
Resumo: O trabalho caracterizou o Coletivo Educador de São Carlos,Araraquara, Jaboticabal e Região (CESCAR) a partir das narrativas deseus participantes e verificou em que medida suas histórias de vidacontribuíram para o seu processo de formação como educadoresambientais. Participaram desta pesquisa 46 pessoas envolvidas com oCESCAR que escreveram sobre suas histórias/experiências na área ambiental. Os referenciais teóricos adotados foram as Narrativas e aAnálise Textual Discursiva. A análise das narrativas mostrou a relaçãoentre a história de vida e a formação do Educador Ambiental,caracterizando o CESCAR como um grupo de pessoas de diferentesáreas do conhecimento, comprometidas com as questõessocioambientais e políticas. Observou-se também que o interesse pelasquestões ambientais surge em diferentes fases da vida e por diferentesmotivos. Dessa forma, os resultados indicam que o processo deformação dos educadores ambientais do CESCAR está intimamenterelacionado à história de vida de cada um deles.
id UNESP-3_e0c23b6eb7a149264d0e56d27940d1a2
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6206
network_acronym_str UNESP-3
network_name_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling O perfil dos educadores ambientais participantes do CESCAR: a relação entre as trajetórias de vida e os processos de formação dos representantes das instituições parceiras e dos participantes dos processos formativosO trabalho caracterizou o Coletivo Educador de São Carlos,Araraquara, Jaboticabal e Região (CESCAR) a partir das narrativas deseus participantes e verificou em que medida suas histórias de vidacontribuíram para o seu processo de formação como educadoresambientais. Participaram desta pesquisa 46 pessoas envolvidas com oCESCAR que escreveram sobre suas histórias/experiências na área ambiental. Os referenciais teóricos adotados foram as Narrativas e aAnálise Textual Discursiva. A análise das narrativas mostrou a relaçãoentre a história de vida e a formação do Educador Ambiental,caracterizando o CESCAR como um grupo de pessoas de diferentesáreas do conhecimento, comprometidas com as questõessocioambientais e políticas. Observou-se também que o interesse pelasquestões ambientais surge em diferentes fases da vida e por diferentesmotivos. Dessa forma, os resultados indicam que o processo deformação dos educadores ambientais do CESCAR está intimamenterelacionado à história de vida de cada um deles.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2012-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/620610.18675/2177-580X.vol5.n1.p71-95Pesquisa em Educação Ambiental; v. 5 n. 1 (2010); 71-952177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6206/4554Santos, Silvia Aparecida Martins dosPrudêncio, Christiana Andréa ViannaOliveira, Haydée Torres deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-17T13:58:20Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6206Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2016-03-17T13:58:20Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O perfil dos educadores ambientais participantes do CESCAR: a relação entre as trajetórias de vida e os processos de formação dos representantes das instituições parceiras e dos participantes dos processos formativos
title O perfil dos educadores ambientais participantes do CESCAR: a relação entre as trajetórias de vida e os processos de formação dos representantes das instituições parceiras e dos participantes dos processos formativos
spellingShingle O perfil dos educadores ambientais participantes do CESCAR: a relação entre as trajetórias de vida e os processos de formação dos representantes das instituições parceiras e dos participantes dos processos formativos
Santos, Silvia Aparecida Martins dos
title_short O perfil dos educadores ambientais participantes do CESCAR: a relação entre as trajetórias de vida e os processos de formação dos representantes das instituições parceiras e dos participantes dos processos formativos
title_full O perfil dos educadores ambientais participantes do CESCAR: a relação entre as trajetórias de vida e os processos de formação dos representantes das instituições parceiras e dos participantes dos processos formativos
title_fullStr O perfil dos educadores ambientais participantes do CESCAR: a relação entre as trajetórias de vida e os processos de formação dos representantes das instituições parceiras e dos participantes dos processos formativos
title_full_unstemmed O perfil dos educadores ambientais participantes do CESCAR: a relação entre as trajetórias de vida e os processos de formação dos representantes das instituições parceiras e dos participantes dos processos formativos
title_sort O perfil dos educadores ambientais participantes do CESCAR: a relação entre as trajetórias de vida e os processos de formação dos representantes das instituições parceiras e dos participantes dos processos formativos
author Santos, Silvia Aparecida Martins dos
author_facet Santos, Silvia Aparecida Martins dos
Prudêncio, Christiana Andréa Vianna
Oliveira, Haydée Torres de
author_role author
author2 Prudêncio, Christiana Andréa Vianna
Oliveira, Haydée Torres de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Silvia Aparecida Martins dos
Prudêncio, Christiana Andréa Vianna
Oliveira, Haydée Torres de
description O trabalho caracterizou o Coletivo Educador de São Carlos,Araraquara, Jaboticabal e Região (CESCAR) a partir das narrativas deseus participantes e verificou em que medida suas histórias de vidacontribuíram para o seu processo de formação como educadoresambientais. Participaram desta pesquisa 46 pessoas envolvidas com oCESCAR que escreveram sobre suas histórias/experiências na área ambiental. Os referenciais teóricos adotados foram as Narrativas e aAnálise Textual Discursiva. A análise das narrativas mostrou a relaçãoentre a história de vida e a formação do Educador Ambiental,caracterizando o CESCAR como um grupo de pessoas de diferentesáreas do conhecimento, comprometidas com as questõessocioambientais e políticas. Observou-se também que o interesse pelasquestões ambientais surge em diferentes fases da vida e por diferentesmotivos. Dessa forma, os resultados indicam que o processo deformação dos educadores ambientais do CESCAR está intimamenterelacionado à história de vida de cada um deles.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6206
10.18675/2177-580X.vol5.n1.p71-95
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6206
identifier_str_mv 10.18675/2177-580X.vol5.n1.p71-95
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6206/4554
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental; v. 5 n. 1 (2010); 71-95
2177-580X
reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
collection Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br
_version_ 1800214363232010240