O perfil dos educadores ambientais participantes do CESCAR: a relação entre as trajetórias de vida e os processos de formação dos representantes das instituições parceiras e dos participantes dos processos formativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6206 |
Resumo: | O trabalho caracterizou o Coletivo Educador de São Carlos,Araraquara, Jaboticabal e Região (CESCAR) a partir das narrativas deseus participantes e verificou em que medida suas histórias de vidacontribuíram para o seu processo de formação como educadoresambientais. Participaram desta pesquisa 46 pessoas envolvidas com oCESCAR que escreveram sobre suas histórias/experiências na área ambiental. Os referenciais teóricos adotados foram as Narrativas e aAnálise Textual Discursiva. A análise das narrativas mostrou a relaçãoentre a história de vida e a formação do Educador Ambiental,caracterizando o CESCAR como um grupo de pessoas de diferentesáreas do conhecimento, comprometidas com as questõessocioambientais e políticas. Observou-se também que o interesse pelasquestões ambientais surge em diferentes fases da vida e por diferentesmotivos. Dessa forma, os resultados indicam que o processo deformação dos educadores ambientais do CESCAR está intimamenterelacionado à história de vida de cada um deles. |
id |
UNESP-3_e0c23b6eb7a149264d0e56d27940d1a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6206 |
network_acronym_str |
UNESP-3 |
network_name_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O perfil dos educadores ambientais participantes do CESCAR: a relação entre as trajetórias de vida e os processos de formação dos representantes das instituições parceiras e dos participantes dos processos formativosO trabalho caracterizou o Coletivo Educador de São Carlos,Araraquara, Jaboticabal e Região (CESCAR) a partir das narrativas deseus participantes e verificou em que medida suas histórias de vidacontribuíram para o seu processo de formação como educadoresambientais. Participaram desta pesquisa 46 pessoas envolvidas com oCESCAR que escreveram sobre suas histórias/experiências na área ambiental. Os referenciais teóricos adotados foram as Narrativas e aAnálise Textual Discursiva. A análise das narrativas mostrou a relaçãoentre a história de vida e a formação do Educador Ambiental,caracterizando o CESCAR como um grupo de pessoas de diferentesáreas do conhecimento, comprometidas com as questõessocioambientais e políticas. Observou-se também que o interesse pelasquestões ambientais surge em diferentes fases da vida e por diferentesmotivos. Dessa forma, os resultados indicam que o processo deformação dos educadores ambientais do CESCAR está intimamenterelacionado à história de vida de cada um deles.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2012-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/620610.18675/2177-580X.vol5.n1.p71-95Pesquisa em Educação Ambiental; v. 5 n. 1 (2010); 71-952177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6206/4554Santos, Silvia Aparecida Martins dosPrudêncio, Christiana Andréa ViannaOliveira, Haydée Torres deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-17T13:58:20Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6206Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2016-03-17T13:58:20Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O perfil dos educadores ambientais participantes do CESCAR: a relação entre as trajetórias de vida e os processos de formação dos representantes das instituições parceiras e dos participantes dos processos formativos |
title |
O perfil dos educadores ambientais participantes do CESCAR: a relação entre as trajetórias de vida e os processos de formação dos representantes das instituições parceiras e dos participantes dos processos formativos |
spellingShingle |
O perfil dos educadores ambientais participantes do CESCAR: a relação entre as trajetórias de vida e os processos de formação dos representantes das instituições parceiras e dos participantes dos processos formativos Santos, Silvia Aparecida Martins dos |
title_short |
O perfil dos educadores ambientais participantes do CESCAR: a relação entre as trajetórias de vida e os processos de formação dos representantes das instituições parceiras e dos participantes dos processos formativos |
title_full |
O perfil dos educadores ambientais participantes do CESCAR: a relação entre as trajetórias de vida e os processos de formação dos representantes das instituições parceiras e dos participantes dos processos formativos |
title_fullStr |
O perfil dos educadores ambientais participantes do CESCAR: a relação entre as trajetórias de vida e os processos de formação dos representantes das instituições parceiras e dos participantes dos processos formativos |
title_full_unstemmed |
O perfil dos educadores ambientais participantes do CESCAR: a relação entre as trajetórias de vida e os processos de formação dos representantes das instituições parceiras e dos participantes dos processos formativos |
title_sort |
O perfil dos educadores ambientais participantes do CESCAR: a relação entre as trajetórias de vida e os processos de formação dos representantes das instituições parceiras e dos participantes dos processos formativos |
author |
Santos, Silvia Aparecida Martins dos |
author_facet |
Santos, Silvia Aparecida Martins dos Prudêncio, Christiana Andréa Vianna Oliveira, Haydée Torres de |
author_role |
author |
author2 |
Prudêncio, Christiana Andréa Vianna Oliveira, Haydée Torres de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Silvia Aparecida Martins dos Prudêncio, Christiana Andréa Vianna Oliveira, Haydée Torres de |
description |
O trabalho caracterizou o Coletivo Educador de São Carlos,Araraquara, Jaboticabal e Região (CESCAR) a partir das narrativas deseus participantes e verificou em que medida suas histórias de vidacontribuíram para o seu processo de formação como educadoresambientais. Participaram desta pesquisa 46 pessoas envolvidas com oCESCAR que escreveram sobre suas histórias/experiências na área ambiental. Os referenciais teóricos adotados foram as Narrativas e aAnálise Textual Discursiva. A análise das narrativas mostrou a relaçãoentre a história de vida e a formação do Educador Ambiental,caracterizando o CESCAR como um grupo de pessoas de diferentesáreas do conhecimento, comprometidas com as questõessocioambientais e políticas. Observou-se também que o interesse pelasquestões ambientais surge em diferentes fases da vida e por diferentesmotivos. Dessa forma, os resultados indicam que o processo deformação dos educadores ambientais do CESCAR está intimamenterelacionado à história de vida de cada um deles. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6206 10.18675/2177-580X.vol5.n1.p71-95 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6206 |
identifier_str_mv |
10.18675/2177-580X.vol5.n1.p71-95 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6206/4554 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental; v. 5 n. 1 (2010); 71-95 2177-580X reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br |
_version_ |
1800214363232010240 |