Interculturadidade, exclusão e libertação em Paulo Freire na leitura de Enrique Dussel: Aproximações “Crítico-Metodológicas” para a pesquisa em Educação Ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/9283 |
Resumo: | O propósito deste artigo é destacar alguns pressupostos e implicações políticas da pedagogia libertadora de Paulo Freire na leitura filosófica de Enrique Dussel, visando trazer contribuições crítico-metodológicas para as pesquisas em Educação Ambiental. Assim, nossa argumentação está sistematizada em três tópicos. No primeiro, reafirmaremos a relação intrínseca entre Paulo Freire e Enrique Dussel enquanto pensadores que buscam tematizar de forma radical a América Latina. No segundo tópico, versaremos sobre alguns pontos reflexivos da educação freireana na leitura filosófica de Enrique Dussel, destacando seu pensamento e sua crítica acerca do educador brasileiro. Por fim, buscaremos pensar filosoficamente a realidade latino-americana a partir das categorias “interculturalidade, exclusão e libertação” na compreensão dusseliana e freireana, as quais revelam a necessidade de questionar e refletir a subjugação da natureza e a condição daqueles que historicamente estão postos como subalternos pelo projeto societário capitalista imposto pelo pensamento eurocêntrico. Finalizaremos nosso trabalho, elencando a relevância política dos conceitos apontados para a pesquisa em Educação Ambiental crítica. |
id |
UNESP-3_e2b766e9eed3b1aea13c26d60a15de2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9283 |
network_acronym_str |
UNESP-3 |
network_name_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Interculturadidade, exclusão e libertação em Paulo Freire na leitura de Enrique Dussel: Aproximações “Crítico-Metodológicas” para a pesquisa em Educação AmbientalO propósito deste artigo é destacar alguns pressupostos e implicações políticas da pedagogia libertadora de Paulo Freire na leitura filosófica de Enrique Dussel, visando trazer contribuições crítico-metodológicas para as pesquisas em Educação Ambiental. Assim, nossa argumentação está sistematizada em três tópicos. No primeiro, reafirmaremos a relação intrínseca entre Paulo Freire e Enrique Dussel enquanto pensadores que buscam tematizar de forma radical a América Latina. No segundo tópico, versaremos sobre alguns pontos reflexivos da educação freireana na leitura filosófica de Enrique Dussel, destacando seu pensamento e sua crítica acerca do educador brasileiro. Por fim, buscaremos pensar filosoficamente a realidade latino-americana a partir das categorias “interculturalidade, exclusão e libertação” na compreensão dusseliana e freireana, as quais revelam a necessidade de questionar e refletir a subjugação da natureza e a condição daqueles que historicamente estão postos como subalternos pelo projeto societário capitalista imposto pelo pensamento eurocêntrico. Finalizaremos nosso trabalho, elencando a relevância política dos conceitos apontados para a pesquisa em Educação Ambiental crítica.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2015-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/ziphttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/928310.18675/2177-580X.vol10.n1.p70-87Pesquisa em Educação Ambiental; v. 10 n. 1 (2015); 70-872177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/9283/6733https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/9283/10235Copyright (c) 2015 Pesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Cesar AugustoLoureiro, Carlos Frederico2016-03-11T13:33:06Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9283Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2016-03-11T13:33:06Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interculturadidade, exclusão e libertação em Paulo Freire na leitura de Enrique Dussel: Aproximações “Crítico-Metodológicas” para a pesquisa em Educação Ambiental |
title |
Interculturadidade, exclusão e libertação em Paulo Freire na leitura de Enrique Dussel: Aproximações “Crítico-Metodológicas” para a pesquisa em Educação Ambiental |
spellingShingle |
Interculturadidade, exclusão e libertação em Paulo Freire na leitura de Enrique Dussel: Aproximações “Crítico-Metodológicas” para a pesquisa em Educação Ambiental Costa, Cesar Augusto |
title_short |
Interculturadidade, exclusão e libertação em Paulo Freire na leitura de Enrique Dussel: Aproximações “Crítico-Metodológicas” para a pesquisa em Educação Ambiental |
title_full |
Interculturadidade, exclusão e libertação em Paulo Freire na leitura de Enrique Dussel: Aproximações “Crítico-Metodológicas” para a pesquisa em Educação Ambiental |
title_fullStr |
Interculturadidade, exclusão e libertação em Paulo Freire na leitura de Enrique Dussel: Aproximações “Crítico-Metodológicas” para a pesquisa em Educação Ambiental |
title_full_unstemmed |
Interculturadidade, exclusão e libertação em Paulo Freire na leitura de Enrique Dussel: Aproximações “Crítico-Metodológicas” para a pesquisa em Educação Ambiental |
title_sort |
Interculturadidade, exclusão e libertação em Paulo Freire na leitura de Enrique Dussel: Aproximações “Crítico-Metodológicas” para a pesquisa em Educação Ambiental |
author |
Costa, Cesar Augusto |
author_facet |
Costa, Cesar Augusto Loureiro, Carlos Frederico |
author_role |
author |
author2 |
Loureiro, Carlos Frederico |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Cesar Augusto Loureiro, Carlos Frederico |
description |
O propósito deste artigo é destacar alguns pressupostos e implicações políticas da pedagogia libertadora de Paulo Freire na leitura filosófica de Enrique Dussel, visando trazer contribuições crítico-metodológicas para as pesquisas em Educação Ambiental. Assim, nossa argumentação está sistematizada em três tópicos. No primeiro, reafirmaremos a relação intrínseca entre Paulo Freire e Enrique Dussel enquanto pensadores que buscam tematizar de forma radical a América Latina. No segundo tópico, versaremos sobre alguns pontos reflexivos da educação freireana na leitura filosófica de Enrique Dussel, destacando seu pensamento e sua crítica acerca do educador brasileiro. Por fim, buscaremos pensar filosoficamente a realidade latino-americana a partir das categorias “interculturalidade, exclusão e libertação” na compreensão dusseliana e freireana, as quais revelam a necessidade de questionar e refletir a subjugação da natureza e a condição daqueles que historicamente estão postos como subalternos pelo projeto societário capitalista imposto pelo pensamento eurocêntrico. Finalizaremos nosso trabalho, elencando a relevância política dos conceitos apontados para a pesquisa em Educação Ambiental crítica. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/9283 10.18675/2177-580X.vol10.n1.p70-87 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/9283 |
identifier_str_mv |
10.18675/2177-580X.vol10.n1.p70-87 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/9283/6733 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/9283/10235 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Pesquisa em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Pesquisa em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental; v. 10 n. 1 (2015); 70-87 2177-580X reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br |
_version_ |
1800214362793705472 |