Conservação da Onça Parda (Puma Concolor) Como Tema Para a Educação ambiental no Entorno de Áreas Protegidas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valenti, Mayla Willik
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira, Haydée Torres, Logarezzi, Amadeu José Montagnini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/12576
Resumo: Os objetivos deste trabalho foram problematizar o tema da conservação da onça parda no entorno das Estações Ecológica e Experimental de Itirapina (SP) a partir da visão de pessoas envolvidas nesta realidade e, junto com elas, identificar as dimensões exclusoras e transformadoras de se desenvolver em ações de educação ambiental com base neste tema. A pesquisa foi baseada na metodologia comunicativa crítica. Realizamos seis grupos focais comunicativos e duas entrevistas comunicativas, totalizando 25 pessoas com diferentes conexões com o tema de estudo. Identificamos que a parceria com pesquisadoras/es, a valorização da inteligência cultural e da dimensão instrumental podem aproximar a população da biodiversidade local. É preciso cuidar dos valores éticos e estéticos pelo fato desses animais participarem de conflitos com os seres humanos. Destacamos a importância de associar outros temas relevantes para a comunidade. Essas indicações podem inspirar ações educativas com outras espécies e em diferentes contextos.
id UNESP-3_eb346c6819660262fda708655fe7da5e
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/12576
network_acronym_str UNESP-3
network_name_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Conservação da Onça Parda (Puma Concolor) Como Tema Para a Educação ambiental no Entorno de Áreas ProtegidasOs objetivos deste trabalho foram problematizar o tema da conservação da onça parda no entorno das Estações Ecológica e Experimental de Itirapina (SP) a partir da visão de pessoas envolvidas nesta realidade e, junto com elas, identificar as dimensões exclusoras e transformadoras de se desenvolver em ações de educação ambiental com base neste tema. A pesquisa foi baseada na metodologia comunicativa crítica. Realizamos seis grupos focais comunicativos e duas entrevistas comunicativas, totalizando 25 pessoas com diferentes conexões com o tema de estudo. Identificamos que a parceria com pesquisadoras/es, a valorização da inteligência cultural e da dimensão instrumental podem aproximar a população da biodiversidade local. É preciso cuidar dos valores éticos e estéticos pelo fato desses animais participarem de conflitos com os seres humanos. Destacamos a importância de associar outros temas relevantes para a comunidade. Essas indicações podem inspirar ações educativas com outras espécies e em diferentes contextos.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2019-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/1257610.18675/2177-580X.vol14.n1.p72-88Pesquisa em Educação Ambiental; v. 14 n. 1 (2019); 72-882177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/12576/11266Copyright (c) 2019 Pesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessValenti, Mayla WillikOliveira, Haydée TorresLogarezzi, Amadeu José Montagnini2020-01-29T13:30:57Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/12576Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2020-01-29T13:30:57Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conservação da Onça Parda (Puma Concolor) Como Tema Para a Educação ambiental no Entorno de Áreas Protegidas
title Conservação da Onça Parda (Puma Concolor) Como Tema Para a Educação ambiental no Entorno de Áreas Protegidas
spellingShingle Conservação da Onça Parda (Puma Concolor) Como Tema Para a Educação ambiental no Entorno de Áreas Protegidas
Valenti, Mayla Willik
title_short Conservação da Onça Parda (Puma Concolor) Como Tema Para a Educação ambiental no Entorno de Áreas Protegidas
title_full Conservação da Onça Parda (Puma Concolor) Como Tema Para a Educação ambiental no Entorno de Áreas Protegidas
title_fullStr Conservação da Onça Parda (Puma Concolor) Como Tema Para a Educação ambiental no Entorno de Áreas Protegidas
title_full_unstemmed Conservação da Onça Parda (Puma Concolor) Como Tema Para a Educação ambiental no Entorno de Áreas Protegidas
title_sort Conservação da Onça Parda (Puma Concolor) Como Tema Para a Educação ambiental no Entorno de Áreas Protegidas
author Valenti, Mayla Willik
author_facet Valenti, Mayla Willik
Oliveira, Haydée Torres
Logarezzi, Amadeu José Montagnini
author_role author
author2 Oliveira, Haydée Torres
Logarezzi, Amadeu José Montagnini
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valenti, Mayla Willik
Oliveira, Haydée Torres
Logarezzi, Amadeu José Montagnini
description Os objetivos deste trabalho foram problematizar o tema da conservação da onça parda no entorno das Estações Ecológica e Experimental de Itirapina (SP) a partir da visão de pessoas envolvidas nesta realidade e, junto com elas, identificar as dimensões exclusoras e transformadoras de se desenvolver em ações de educação ambiental com base neste tema. A pesquisa foi baseada na metodologia comunicativa crítica. Realizamos seis grupos focais comunicativos e duas entrevistas comunicativas, totalizando 25 pessoas com diferentes conexões com o tema de estudo. Identificamos que a parceria com pesquisadoras/es, a valorização da inteligência cultural e da dimensão instrumental podem aproximar a população da biodiversidade local. É preciso cuidar dos valores éticos e estéticos pelo fato desses animais participarem de conflitos com os seres humanos. Destacamos a importância de associar outros temas relevantes para a comunidade. Essas indicações podem inspirar ações educativas com outras espécies e em diferentes contextos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/12576
10.18675/2177-580X.vol14.n1.p72-88
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/12576
identifier_str_mv 10.18675/2177-580X.vol14.n1.p72-88
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/12576/11266
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Pesquisa em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Pesquisa em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental; v. 14 n. 1 (2019); 72-88
2177-580X
reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
collection Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br
_version_ 1800214363810824192