Conservação da Onça Parda (Puma Concolor) Como Tema Para a Educação ambiental no Entorno de Áreas Protegidas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/12576 |
Resumo: | Os objetivos deste trabalho foram problematizar o tema da conservação da onça parda no entorno das Estações Ecológica e Experimental de Itirapina (SP) a partir da visão de pessoas envolvidas nesta realidade e, junto com elas, identificar as dimensões exclusoras e transformadoras de se desenvolver em ações de educação ambiental com base neste tema. A pesquisa foi baseada na metodologia comunicativa crítica. Realizamos seis grupos focais comunicativos e duas entrevistas comunicativas, totalizando 25 pessoas com diferentes conexões com o tema de estudo. Identificamos que a parceria com pesquisadoras/es, a valorização da inteligência cultural e da dimensão instrumental podem aproximar a população da biodiversidade local. É preciso cuidar dos valores éticos e estéticos pelo fato desses animais participarem de conflitos com os seres humanos. Destacamos a importância de associar outros temas relevantes para a comunidade. Essas indicações podem inspirar ações educativas com outras espécies e em diferentes contextos. |
id |
UNESP-3_eb346c6819660262fda708655fe7da5e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/12576 |
network_acronym_str |
UNESP-3 |
network_name_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Conservação da Onça Parda (Puma Concolor) Como Tema Para a Educação ambiental no Entorno de Áreas ProtegidasOs objetivos deste trabalho foram problematizar o tema da conservação da onça parda no entorno das Estações Ecológica e Experimental de Itirapina (SP) a partir da visão de pessoas envolvidas nesta realidade e, junto com elas, identificar as dimensões exclusoras e transformadoras de se desenvolver em ações de educação ambiental com base neste tema. A pesquisa foi baseada na metodologia comunicativa crítica. Realizamos seis grupos focais comunicativos e duas entrevistas comunicativas, totalizando 25 pessoas com diferentes conexões com o tema de estudo. Identificamos que a parceria com pesquisadoras/es, a valorização da inteligência cultural e da dimensão instrumental podem aproximar a população da biodiversidade local. É preciso cuidar dos valores éticos e estéticos pelo fato desses animais participarem de conflitos com os seres humanos. Destacamos a importância de associar outros temas relevantes para a comunidade. Essas indicações podem inspirar ações educativas com outras espécies e em diferentes contextos.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2019-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/1257610.18675/2177-580X.vol14.n1.p72-88Pesquisa em Educação Ambiental; v. 14 n. 1 (2019); 72-882177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/12576/11266Copyright (c) 2019 Pesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessValenti, Mayla WillikOliveira, Haydée TorresLogarezzi, Amadeu José Montagnini2020-01-29T13:30:57Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/12576Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2020-01-29T13:30:57Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conservação da Onça Parda (Puma Concolor) Como Tema Para a Educação ambiental no Entorno de Áreas Protegidas |
title |
Conservação da Onça Parda (Puma Concolor) Como Tema Para a Educação ambiental no Entorno de Áreas Protegidas |
spellingShingle |
Conservação da Onça Parda (Puma Concolor) Como Tema Para a Educação ambiental no Entorno de Áreas Protegidas Valenti, Mayla Willik |
title_short |
Conservação da Onça Parda (Puma Concolor) Como Tema Para a Educação ambiental no Entorno de Áreas Protegidas |
title_full |
Conservação da Onça Parda (Puma Concolor) Como Tema Para a Educação ambiental no Entorno de Áreas Protegidas |
title_fullStr |
Conservação da Onça Parda (Puma Concolor) Como Tema Para a Educação ambiental no Entorno de Áreas Protegidas |
title_full_unstemmed |
Conservação da Onça Parda (Puma Concolor) Como Tema Para a Educação ambiental no Entorno de Áreas Protegidas |
title_sort |
Conservação da Onça Parda (Puma Concolor) Como Tema Para a Educação ambiental no Entorno de Áreas Protegidas |
author |
Valenti, Mayla Willik |
author_facet |
Valenti, Mayla Willik Oliveira, Haydée Torres Logarezzi, Amadeu José Montagnini |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Haydée Torres Logarezzi, Amadeu José Montagnini |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valenti, Mayla Willik Oliveira, Haydée Torres Logarezzi, Amadeu José Montagnini |
description |
Os objetivos deste trabalho foram problematizar o tema da conservação da onça parda no entorno das Estações Ecológica e Experimental de Itirapina (SP) a partir da visão de pessoas envolvidas nesta realidade e, junto com elas, identificar as dimensões exclusoras e transformadoras de se desenvolver em ações de educação ambiental com base neste tema. A pesquisa foi baseada na metodologia comunicativa crítica. Realizamos seis grupos focais comunicativos e duas entrevistas comunicativas, totalizando 25 pessoas com diferentes conexões com o tema de estudo. Identificamos que a parceria com pesquisadoras/es, a valorização da inteligência cultural e da dimensão instrumental podem aproximar a população da biodiversidade local. É preciso cuidar dos valores éticos e estéticos pelo fato desses animais participarem de conflitos com os seres humanos. Destacamos a importância de associar outros temas relevantes para a comunidade. Essas indicações podem inspirar ações educativas com outras espécies e em diferentes contextos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/12576 10.18675/2177-580X.vol14.n1.p72-88 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/12576 |
identifier_str_mv |
10.18675/2177-580X.vol14.n1.p72-88 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/12576/11266 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pesquisa em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pesquisa em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental; v. 14 n. 1 (2019); 72-88 2177-580X reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br |
_version_ |
1800214363810824192 |