PERSPECTIVA TEÓRICO-METODOLÓGICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Araujo, Maria Inêz
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Domingos, Patrícia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13491
Resumo: O sistema escolar brasileiro em muito dificulta a implementação da educação ambiental na escola. Diferentes ações, buscam inserir as questões socioambientais nas práticas pedagógicas, no sentido de possibilitar aos seus alunos o desenvolvimento de atitudes e de valores éticos que vislumbrem a sustentabilidade socioambiental. Nesse sentido, o presente artigo buscou verificar como a educação ambiental está sendo tratada nas escolas. Para tanto, buscamos evidências sobre macrotendências: práticas pedagógicas e inserção das questões ambientais nos currículos, em 26 artigos apresentados no IX Encontro Pesquisa de Educação Ambiental. Os resultados mostram que a comunidade escolar, em enfrentamento às adversidades, busca desenvolver e implementar a educação ambiental crítica, mediante práticas multidisciplinares.
id UNESP-3_eb456db1f8faf27fc5b75f48cf2865fb
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/13491
network_acronym_str UNESP-3
network_name_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling PERSPECTIVA TEÓRICO-METODOLÓGICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLAO sistema escolar brasileiro em muito dificulta a implementação da educação ambiental na escola. Diferentes ações, buscam inserir as questões socioambientais nas práticas pedagógicas, no sentido de possibilitar aos seus alunos o desenvolvimento de atitudes e de valores éticos que vislumbrem a sustentabilidade socioambiental. Nesse sentido, o presente artigo buscou verificar como a educação ambiental está sendo tratada nas escolas. Para tanto, buscamos evidências sobre macrotendências: práticas pedagógicas e inserção das questões ambientais nos currículos, em 26 artigos apresentados no IX Encontro Pesquisa de Educação Ambiental. Os resultados mostram que a comunidade escolar, em enfrentamento às adversidades, busca desenvolver e implementar a educação ambiental crítica, mediante práticas multidisciplinares.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2018-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/1349110.18675/2177-580X.vol13.n1.p182-195Pesquisa em Educação Ambiental; v. 13 n. 1 (2018); 182-1952177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13491/8595Copyright (c) 2018 Pesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira Araujo, Maria InêzDomingos, Patrícia2019-05-22T12:30:41Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/13491Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2019-05-22T12:30:41Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv PERSPECTIVA TEÓRICO-METODOLÓGICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA
title PERSPECTIVA TEÓRICO-METODOLÓGICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA
spellingShingle PERSPECTIVA TEÓRICO-METODOLÓGICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA
Oliveira Araujo, Maria Inêz
title_short PERSPECTIVA TEÓRICO-METODOLÓGICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA
title_full PERSPECTIVA TEÓRICO-METODOLÓGICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA
title_fullStr PERSPECTIVA TEÓRICO-METODOLÓGICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA
title_full_unstemmed PERSPECTIVA TEÓRICO-METODOLÓGICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA
title_sort PERSPECTIVA TEÓRICO-METODOLÓGICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA
author Oliveira Araujo, Maria Inêz
author_facet Oliveira Araujo, Maria Inêz
Domingos, Patrícia
author_role author
author2 Domingos, Patrícia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Araujo, Maria Inêz
Domingos, Patrícia
description O sistema escolar brasileiro em muito dificulta a implementação da educação ambiental na escola. Diferentes ações, buscam inserir as questões socioambientais nas práticas pedagógicas, no sentido de possibilitar aos seus alunos o desenvolvimento de atitudes e de valores éticos que vislumbrem a sustentabilidade socioambiental. Nesse sentido, o presente artigo buscou verificar como a educação ambiental está sendo tratada nas escolas. Para tanto, buscamos evidências sobre macrotendências: práticas pedagógicas e inserção das questões ambientais nos currículos, em 26 artigos apresentados no IX Encontro Pesquisa de Educação Ambiental. Os resultados mostram que a comunidade escolar, em enfrentamento às adversidades, busca desenvolver e implementar a educação ambiental crítica, mediante práticas multidisciplinares.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13491
10.18675/2177-580X.vol13.n1.p182-195
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13491
identifier_str_mv 10.18675/2177-580X.vol13.n1.p182-195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13491/8595
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Pesquisa em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Pesquisa em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental; v. 13 n. 1 (2018); 182-195
2177-580X
reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
collection Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br
_version_ 1800214364213477376