Biodiversidade: sentidos atribuídos e as contribuições do tema para uma educação ambiental crítica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7633 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados de nossa pesquisa, na qual buscamos compreender quais os sentidos atribuídos à biodiversidade por pesquisadoras/es e estudantes das áreas de Ciências Biológicas e afins, e vislumbrar possibilidades de abordar a biodiversidade como tema de processos de educação ambiental. A pesquisa se fundamentou em uma perspectiva hermenêutica, baseando-se na interpretação dos dados obtidos com o Método Delphi. Foram criadas nove categorias emergentes de sentidos atribuídos à biodiversidade: Concretude, Simbólico, Conhecimento, Holismo, Caleidoscópio, Oculta, Ameaçada, Inclusiva e Exclusiva. Em relação às possibilidades de trabalho, fica aberto um leque de alternativas para abordar o tema da biodiversidade em processos educativos conduzidos dentro dos princípios de uma educação ambiental crítica, entendida como aquela que respeita a multiplicidade de olhares e busca a compreensão e a construção de acordos que permitam a ação em prol da diversidade de vida do planeta com base na participação e no diálogo. |
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Biodiversidade: sentidos atribuídos e as contribuições do tema para uma educação ambiental críticaEste artigo apresenta os resultados de nossa pesquisa, na qual buscamos compreender quais os sentidos atribuídos à biodiversidade por pesquisadoras/es e estudantes das áreas de Ciências Biológicas e afins, e vislumbrar possibilidades de abordar a biodiversidade como tema de processos de educação ambiental. A pesquisa se fundamentou em uma perspectiva hermenêutica, baseando-se na interpretação dos dados obtidos com o Método Delphi. Foram criadas nove categorias emergentes de sentidos atribuídos à biodiversidade: Concretude, Simbólico, Conhecimento, Holismo, Caleidoscópio, Oculta, Ameaçada, Inclusiva e Exclusiva. Em relação às possibilidades de trabalho, fica aberto um leque de alternativas para abordar o tema da biodiversidade em processos educativos conduzidos dentro dos princípios de uma educação ambiental crítica, entendida como aquela que respeita a multiplicidade de olhares e busca a compreensão e a construção de acordos que permitam a ação em prol da diversidade de vida do planeta com base na participação e no diálogo.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2013-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/763310.18675/2177-580X.vol8.n1.p114-128Pesquisa em Educação Ambiental; v. 8 n. 1 (2013); 114-1282177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7633/5515https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7633/9755Thiemann, Flávia Torreãode Oliveira, Haydée Torresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-27T22:52:55Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/7633Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2021-06-27T22:52:55Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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