O tema biodiversidade em teses e dissertações de Educação Ambiental no ensino fundamental de 6. a 9. ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bortolotti, Jonas [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/156429
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-04-26/000897711.pdf
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo analisar teses e dissertações sobre educação ambiental que se voltam para o tema biodiversidade no Ensino Fundamental II. Após realizar uma reflexão sobre o conceito de biodiversidade e como ele se constituiu historicamente, focalizamos a importância de ações pedagógicas em torno dessa discussão e como, a partir disso, considera-se necessário estabelecer uma educação que seja ambientalmente crítica. Após essas primeiras reflexões, apresentamos o resultado da análise do corpus documental selecionado, para, a partir de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa e como estado da arte, elucidar como tem sido tratada a temática da biodiversidade no Ensino Fundamental II no contexto da pesquisa acadêmica em Educação Ambiental. O estudo indica que o debate sobre a biodiversidade precisa ser ampliado e as propostas didáticas para uma EA crítica precisam ultrapassar a simples transmissão e apreensão de conteúdos pelos alunos para propor discussões sobre valores, tão caros à discussão sobre a importância da biodiversidade, assim como desenvolver a criticidade para ações conscientes e transformadoras
id UNSP_3be373701804df43ed79975d1827fbd4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/156429
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O tema biodiversidade em teses e dissertações de Educação Ambiental no ensino fundamental de 6. a 9. anoEducação ambientalBiodiversidadeEnsino fundamentalTesesEsse trabalho tem como objetivo analisar teses e dissertações sobre educação ambiental que se voltam para o tema biodiversidade no Ensino Fundamental II. Após realizar uma reflexão sobre o conceito de biodiversidade e como ele se constituiu historicamente, focalizamos a importância de ações pedagógicas em torno dessa discussão e como, a partir disso, considera-se necessário estabelecer uma educação que seja ambientalmente crítica. Após essas primeiras reflexões, apresentamos o resultado da análise do corpus documental selecionado, para, a partir de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa e como estado da arte, elucidar como tem sido tratada a temática da biodiversidade no Ensino Fundamental II no contexto da pesquisa acadêmica em Educação Ambiental. O estudo indica que o debate sobre a biodiversidade precisa ser ampliado e as propostas didáticas para uma EA crítica precisam ultrapassar a simples transmissão e apreensão de conteúdos pelos alunos para propor discussões sobre valores, tão caros à discussão sobre a importância da biodiversidade, assim como desenvolver a criticidade para ações conscientes e transformadorasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Maria Bernadete Sarti da Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bortolotti, Jonas [UNESP]2018-09-19T17:27:21Z2018-09-19T17:27:21Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis30 f.application/pdfBORTOLOTTI, Jonas. O tema biodiversidade em teses e dissertações de Educação Ambiental no ensino fundamental de 6. a 9. ano. 2017. 30 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017.http://hdl.handle.net/11449/156429000897711http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-04-26/000897711.pdf6039026972914644Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-24T06:13:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/156429Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-24T06:13:52Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O tema biodiversidade em teses e dissertações de Educação Ambiental no ensino fundamental de 6. a 9. ano
title O tema biodiversidade em teses e dissertações de Educação Ambiental no ensino fundamental de 6. a 9. ano
spellingShingle O tema biodiversidade em teses e dissertações de Educação Ambiental no ensino fundamental de 6. a 9. ano
Bortolotti, Jonas [UNESP]
Educação ambiental
Biodiversidade
Ensino fundamental
Teses
title_short O tema biodiversidade em teses e dissertações de Educação Ambiental no ensino fundamental de 6. a 9. ano
title_full O tema biodiversidade em teses e dissertações de Educação Ambiental no ensino fundamental de 6. a 9. ano
title_fullStr O tema biodiversidade em teses e dissertações de Educação Ambiental no ensino fundamental de 6. a 9. ano
title_full_unstemmed O tema biodiversidade em teses e dissertações de Educação Ambiental no ensino fundamental de 6. a 9. ano
title_sort O tema biodiversidade em teses e dissertações de Educação Ambiental no ensino fundamental de 6. a 9. ano
author Bortolotti, Jonas [UNESP]
author_facet Bortolotti, Jonas [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Maria Bernadete Sarti da Silva [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bortolotti, Jonas [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Biodiversidade
Ensino fundamental
Teses
topic Educação ambiental
Biodiversidade
Ensino fundamental
Teses
description Esse trabalho tem como objetivo analisar teses e dissertações sobre educação ambiental que se voltam para o tema biodiversidade no Ensino Fundamental II. Após realizar uma reflexão sobre o conceito de biodiversidade e como ele se constituiu historicamente, focalizamos a importância de ações pedagógicas em torno dessa discussão e como, a partir disso, considera-se necessário estabelecer uma educação que seja ambientalmente crítica. Após essas primeiras reflexões, apresentamos o resultado da análise do corpus documental selecionado, para, a partir de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa e como estado da arte, elucidar como tem sido tratada a temática da biodiversidade no Ensino Fundamental II no contexto da pesquisa acadêmica em Educação Ambiental. O estudo indica que o debate sobre a biodiversidade precisa ser ampliado e as propostas didáticas para uma EA crítica precisam ultrapassar a simples transmissão e apreensão de conteúdos pelos alunos para propor discussões sobre valores, tão caros à discussão sobre a importância da biodiversidade, assim como desenvolver a criticidade para ações conscientes e transformadoras
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-09-19T17:27:21Z
2018-09-19T17:27:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BORTOLOTTI, Jonas. O tema biodiversidade em teses e dissertações de Educação Ambiental no ensino fundamental de 6. a 9. ano. 2017. 30 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017.
http://hdl.handle.net/11449/156429
000897711
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-04-26/000897711.pdf
6039026972914644
identifier_str_mv BORTOLOTTI, Jonas. O tema biodiversidade em teses e dissertações de Educação Ambiental no ensino fundamental de 6. a 9. ano. 2017. 30 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017.
000897711
6039026972914644
url http://hdl.handle.net/11449/156429
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-04-26/000897711.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 30 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650068184563712