O discurso sobre sustentabilidade e os desafios ambientais na Revista Nova Escola: notas para reflexão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: guimarães, iara vieira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Moraes Hortêncio, Lucélia Bárbara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/8715
Resumo: O texto analisa um artefato cultural criado para promover a informação e a formação de professores da educação básica. Busca-se compreender o modo como a Revista Nova Escola (RNE), publicada pela Editora Abril, apresenta aos educadores diferentes tipos de textos e sentidos sobre a questão da Educação Ambiental no ano de 2012. De maneira mais específica a problemática que orientou a discussão empreendida no presente texto pode ser expressa segundo os seguintes questionamentos: como as questões ambientais são apresentadas na Revista Nova Escola? Que discursos a revista defende sobre meio ambiente? A pesquisa empreendida caracterizou-se como qualitativa com procedimentos próprios da análise documental. Observou-se que o discurso sobre meio ambiente, construído por Nova Escola, está profundamente conectado ao discurso empresarial e à defesa do desenvolvimento sustentável. A publicação divulga como verdadeira a ideia de que o meio ambiente saudável e equilibrado pode coexistir com o modo de produção capitalista. O discurso da sustentabilidade é veementemente defendido pela revista como única alternativa para a resolução dos desafios ambientais. Não há evidências no corpus analisado sobre questionamentos em relação a tal ideia, tampouco a apresentação de toda uma discussão feita atualmente em torno dos limites e problemas do chamado desenvolvimento sustentável.
id UNESP-3_f9ab4ac3d778661964711120e5a95487
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8715
network_acronym_str UNESP-3
network_name_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling O discurso sobre sustentabilidade e os desafios ambientais na Revista Nova Escola: notas para reflexãoO texto analisa um artefato cultural criado para promover a informação e a formação de professores da educação básica. Busca-se compreender o modo como a Revista Nova Escola (RNE), publicada pela Editora Abril, apresenta aos educadores diferentes tipos de textos e sentidos sobre a questão da Educação Ambiental no ano de 2012. De maneira mais específica a problemática que orientou a discussão empreendida no presente texto pode ser expressa segundo os seguintes questionamentos: como as questões ambientais são apresentadas na Revista Nova Escola? Que discursos a revista defende sobre meio ambiente? A pesquisa empreendida caracterizou-se como qualitativa com procedimentos próprios da análise documental. Observou-se que o discurso sobre meio ambiente, construído por Nova Escola, está profundamente conectado ao discurso empresarial e à defesa do desenvolvimento sustentável. A publicação divulga como verdadeira a ideia de que o meio ambiente saudável e equilibrado pode coexistir com o modo de produção capitalista. O discurso da sustentabilidade é veementemente defendido pela revista como única alternativa para a resolução dos desafios ambientais. Não há evidências no corpus analisado sobre questionamentos em relação a tal ideia, tampouco a apresentação de toda uma discussão feita atualmente em torno dos limites e problemas do chamado desenvolvimento sustentável.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2015-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/zipapplication/ziphttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/871510.18675/2177-580X.vol10.n2.p63-77Pesquisa em Educação Ambiental; v. 10 n. 2 (2015); 63-772177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/8715/7315https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/8715/9769https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/8715/9956Copyright (c) 2015 Pesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessguimarães, iara vieiraMoraes Hortêncio, Lucélia Bárbara2016-03-11T13:15:19Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8715Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2016-03-11T13:15:19Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O discurso sobre sustentabilidade e os desafios ambientais na Revista Nova Escola: notas para reflexão
title O discurso sobre sustentabilidade e os desafios ambientais na Revista Nova Escola: notas para reflexão
spellingShingle O discurso sobre sustentabilidade e os desafios ambientais na Revista Nova Escola: notas para reflexão
guimarães, iara vieira
title_short O discurso sobre sustentabilidade e os desafios ambientais na Revista Nova Escola: notas para reflexão
title_full O discurso sobre sustentabilidade e os desafios ambientais na Revista Nova Escola: notas para reflexão
title_fullStr O discurso sobre sustentabilidade e os desafios ambientais na Revista Nova Escola: notas para reflexão
title_full_unstemmed O discurso sobre sustentabilidade e os desafios ambientais na Revista Nova Escola: notas para reflexão
title_sort O discurso sobre sustentabilidade e os desafios ambientais na Revista Nova Escola: notas para reflexão
author guimarães, iara vieira
author_facet guimarães, iara vieira
Moraes Hortêncio, Lucélia Bárbara
author_role author
author2 Moraes Hortêncio, Lucélia Bárbara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv guimarães, iara vieira
Moraes Hortêncio, Lucélia Bárbara
description O texto analisa um artefato cultural criado para promover a informação e a formação de professores da educação básica. Busca-se compreender o modo como a Revista Nova Escola (RNE), publicada pela Editora Abril, apresenta aos educadores diferentes tipos de textos e sentidos sobre a questão da Educação Ambiental no ano de 2012. De maneira mais específica a problemática que orientou a discussão empreendida no presente texto pode ser expressa segundo os seguintes questionamentos: como as questões ambientais são apresentadas na Revista Nova Escola? Que discursos a revista defende sobre meio ambiente? A pesquisa empreendida caracterizou-se como qualitativa com procedimentos próprios da análise documental. Observou-se que o discurso sobre meio ambiente, construído por Nova Escola, está profundamente conectado ao discurso empresarial e à defesa do desenvolvimento sustentável. A publicação divulga como verdadeira a ideia de que o meio ambiente saudável e equilibrado pode coexistir com o modo de produção capitalista. O discurso da sustentabilidade é veementemente defendido pela revista como única alternativa para a resolução dos desafios ambientais. Não há evidências no corpus analisado sobre questionamentos em relação a tal ideia, tampouco a apresentação de toda uma discussão feita atualmente em torno dos limites e problemas do chamado desenvolvimento sustentável.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/8715
10.18675/2177-580X.vol10.n2.p63-77
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/8715
identifier_str_mv 10.18675/2177-580X.vol10.n2.p63-77
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/8715/7315
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/8715/9769
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/8715/9956
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Pesquisa em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Pesquisa em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/zip
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental; v. 10 n. 2 (2015); 63-77
2177-580X
reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
collection Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br
_version_ 1800214363721695232