O discurso sobre sustentabilidade e os desafios ambientais na Revista Nova Escola: notas para reflexão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/8715 |
Resumo: | O texto analisa um artefato cultural criado para promover a informação e a formação de professores da educação básica. Busca-se compreender o modo como a Revista Nova Escola (RNE), publicada pela Editora Abril, apresenta aos educadores diferentes tipos de textos e sentidos sobre a questão da Educação Ambiental no ano de 2012. De maneira mais específica a problemática que orientou a discussão empreendida no presente texto pode ser expressa segundo os seguintes questionamentos: como as questões ambientais são apresentadas na Revista Nova Escola? Que discursos a revista defende sobre meio ambiente? A pesquisa empreendida caracterizou-se como qualitativa com procedimentos próprios da análise documental. Observou-se que o discurso sobre meio ambiente, construído por Nova Escola, está profundamente conectado ao discurso empresarial e à defesa do desenvolvimento sustentável. A publicação divulga como verdadeira a ideia de que o meio ambiente saudável e equilibrado pode coexistir com o modo de produção capitalista. O discurso da sustentabilidade é veementemente defendido pela revista como única alternativa para a resolução dos desafios ambientais. Não há evidências no corpus analisado sobre questionamentos em relação a tal ideia, tampouco a apresentação de toda uma discussão feita atualmente em torno dos limites e problemas do chamado desenvolvimento sustentável. |
id |
UNESP-3_f9ab4ac3d778661964711120e5a95487 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8715 |
network_acronym_str |
UNESP-3 |
network_name_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O discurso sobre sustentabilidade e os desafios ambientais na Revista Nova Escola: notas para reflexãoO texto analisa um artefato cultural criado para promover a informação e a formação de professores da educação básica. Busca-se compreender o modo como a Revista Nova Escola (RNE), publicada pela Editora Abril, apresenta aos educadores diferentes tipos de textos e sentidos sobre a questão da Educação Ambiental no ano de 2012. De maneira mais específica a problemática que orientou a discussão empreendida no presente texto pode ser expressa segundo os seguintes questionamentos: como as questões ambientais são apresentadas na Revista Nova Escola? Que discursos a revista defende sobre meio ambiente? A pesquisa empreendida caracterizou-se como qualitativa com procedimentos próprios da análise documental. Observou-se que o discurso sobre meio ambiente, construído por Nova Escola, está profundamente conectado ao discurso empresarial e à defesa do desenvolvimento sustentável. A publicação divulga como verdadeira a ideia de que o meio ambiente saudável e equilibrado pode coexistir com o modo de produção capitalista. O discurso da sustentabilidade é veementemente defendido pela revista como única alternativa para a resolução dos desafios ambientais. Não há evidências no corpus analisado sobre questionamentos em relação a tal ideia, tampouco a apresentação de toda uma discussão feita atualmente em torno dos limites e problemas do chamado desenvolvimento sustentável.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2015-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/zipapplication/ziphttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/871510.18675/2177-580X.vol10.n2.p63-77Pesquisa em Educação Ambiental; v. 10 n. 2 (2015); 63-772177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/8715/7315https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/8715/9769https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/8715/9956Copyright (c) 2015 Pesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessguimarães, iara vieiraMoraes Hortêncio, Lucélia Bárbara2016-03-11T13:15:19Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8715Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2016-03-11T13:15:19Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O discurso sobre sustentabilidade e os desafios ambientais na Revista Nova Escola: notas para reflexão |
title |
O discurso sobre sustentabilidade e os desafios ambientais na Revista Nova Escola: notas para reflexão |
spellingShingle |
O discurso sobre sustentabilidade e os desafios ambientais na Revista Nova Escola: notas para reflexão guimarães, iara vieira |
title_short |
O discurso sobre sustentabilidade e os desafios ambientais na Revista Nova Escola: notas para reflexão |
title_full |
O discurso sobre sustentabilidade e os desafios ambientais na Revista Nova Escola: notas para reflexão |
title_fullStr |
O discurso sobre sustentabilidade e os desafios ambientais na Revista Nova Escola: notas para reflexão |
title_full_unstemmed |
O discurso sobre sustentabilidade e os desafios ambientais na Revista Nova Escola: notas para reflexão |
title_sort |
O discurso sobre sustentabilidade e os desafios ambientais na Revista Nova Escola: notas para reflexão |
author |
guimarães, iara vieira |
author_facet |
guimarães, iara vieira Moraes Hortêncio, Lucélia Bárbara |
author_role |
author |
author2 |
Moraes Hortêncio, Lucélia Bárbara |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
guimarães, iara vieira Moraes Hortêncio, Lucélia Bárbara |
description |
O texto analisa um artefato cultural criado para promover a informação e a formação de professores da educação básica. Busca-se compreender o modo como a Revista Nova Escola (RNE), publicada pela Editora Abril, apresenta aos educadores diferentes tipos de textos e sentidos sobre a questão da Educação Ambiental no ano de 2012. De maneira mais específica a problemática que orientou a discussão empreendida no presente texto pode ser expressa segundo os seguintes questionamentos: como as questões ambientais são apresentadas na Revista Nova Escola? Que discursos a revista defende sobre meio ambiente? A pesquisa empreendida caracterizou-se como qualitativa com procedimentos próprios da análise documental. Observou-se que o discurso sobre meio ambiente, construído por Nova Escola, está profundamente conectado ao discurso empresarial e à defesa do desenvolvimento sustentável. A publicação divulga como verdadeira a ideia de que o meio ambiente saudável e equilibrado pode coexistir com o modo de produção capitalista. O discurso da sustentabilidade é veementemente defendido pela revista como única alternativa para a resolução dos desafios ambientais. Não há evidências no corpus analisado sobre questionamentos em relação a tal ideia, tampouco a apresentação de toda uma discussão feita atualmente em torno dos limites e problemas do chamado desenvolvimento sustentável. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/8715 10.18675/2177-580X.vol10.n2.p63-77 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/8715 |
identifier_str_mv |
10.18675/2177-580X.vol10.n2.p63-77 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/8715/7315 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/8715/9769 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/8715/9956 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Pesquisa em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Pesquisa em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/zip application/zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental; v. 10 n. 2 (2015); 63-77 2177-580X reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br |
_version_ |
1800214363721695232 |