Publicidade e figurativização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Diana Luz Pessoa de
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alfa (São José do Rio Preto. Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4294
Resumo: Examinam-se neste artigo as diferentes funções do procedimento de figurativizaçãodos discursos, na perspectiva da semiótica discursiva de linha francesa. A figurativização assinala,com os temas, a determinação sócio-histórica e ideológica dos discursos; dá aos discursostemático-figurativos coerência semântica; participa, nos discursos temáticos, das estratégiasde persuasão argumentativa, com figuras ocasionais e esparsas; concretiza os temasabstratos e produz efeitos de realidade; cria efeitos de concretização sensorial e dá "corporalidade"ao discurso e às relações entre enunciador e enunciatário; contribui para a produção deefeitos de novidade e de criatividade estética, para dar prazer estético ao destinatário e paraque enunciador e enunciatário partilhem instantes de "perfeição". Foram analisadas, entre outras,figuras das diferentes idades do homem, em anúncios publicitários de bancos, apresentadosna imprensa escrita, de agosto de 2000 a abril de 2004.
id UNESP-4_220fb92f946802527e2d01b369852943
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4294
network_acronym_str UNESP-4
network_name_str Alfa (São José do Rio Preto. Online)
repository_id_str
spelling Publicidade e figurativizaçãoSemióticafigurativização discursivasensorialidadecriatividadeideologiapublicidadeExaminam-se neste artigo as diferentes funções do procedimento de figurativizaçãodos discursos, na perspectiva da semiótica discursiva de linha francesa. A figurativização assinala,com os temas, a determinação sócio-histórica e ideológica dos discursos; dá aos discursostemático-figurativos coerência semântica; participa, nos discursos temáticos, das estratégiasde persuasão argumentativa, com figuras ocasionais e esparsas; concretiza os temasabstratos e produz efeitos de realidade; cria efeitos de concretização sensorial e dá "corporalidade"ao discurso e às relações entre enunciador e enunciatário; contribui para a produção deefeitos de novidade e de criatividade estética, para dar prazer estético ao destinatário e paraque enunciador e enunciatário partilhem instantes de "perfeição". Foram analisadas, entre outras,figuras das diferentes idades do homem, em anúncios publicitários de bancos, apresentadosna imprensa escrita, de agosto de 2000 a abril de 2004.UNESP2004-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4294ALFA: Revista de Linguística; v. 48 n. 2 (2004)1981-5794reponame:Alfa (São José do Rio Preto. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4294/3882Copyright (c) 2004 ALFA: Revista de Linguísticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBarros, Diana Luz Pessoa de2013-09-09T19:32:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4294Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1981-5794&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpalfa@unesp.br1981-57940002-5216opendoar:2013-09-09T19:32:35Alfa (São José do Rio Preto. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Publicidade e figurativização
title Publicidade e figurativização
spellingShingle Publicidade e figurativização
Barros, Diana Luz Pessoa de
Semiótica
figurativização discursiva
sensorialidade
criatividade
ideologia
publicidade
title_short Publicidade e figurativização
title_full Publicidade e figurativização
title_fullStr Publicidade e figurativização
title_full_unstemmed Publicidade e figurativização
title_sort Publicidade e figurativização
author Barros, Diana Luz Pessoa de
author_facet Barros, Diana Luz Pessoa de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Diana Luz Pessoa de
dc.subject.por.fl_str_mv Semiótica
figurativização discursiva
sensorialidade
criatividade
ideologia
publicidade
topic Semiótica
figurativização discursiva
sensorialidade
criatividade
ideologia
publicidade
description Examinam-se neste artigo as diferentes funções do procedimento de figurativizaçãodos discursos, na perspectiva da semiótica discursiva de linha francesa. A figurativização assinala,com os temas, a determinação sócio-histórica e ideológica dos discursos; dá aos discursostemático-figurativos coerência semântica; participa, nos discursos temáticos, das estratégiasde persuasão argumentativa, com figuras ocasionais e esparsas; concretiza os temasabstratos e produz efeitos de realidade; cria efeitos de concretização sensorial e dá "corporalidade"ao discurso e às relações entre enunciador e enunciatário; contribui para a produção deefeitos de novidade e de criatividade estética, para dar prazer estético ao destinatário e paraque enunciador e enunciatário partilhem instantes de "perfeição". Foram analisadas, entre outras,figuras das diferentes idades do homem, em anúncios publicitários de bancos, apresentadosna imprensa escrita, de agosto de 2000 a abril de 2004.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4294
url https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4294/3882
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2004 ALFA: Revista de Linguística
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2004 ALFA: Revista de Linguística
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv ALFA: Revista de Linguística; v. 48 n. 2 (2004)
1981-5794
reponame:Alfa (São José do Rio Preto. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Alfa (São José do Rio Preto. Online)
collection Alfa (São José do Rio Preto. Online)
repository.name.fl_str_mv Alfa (São José do Rio Preto. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv alfa@unesp.br
_version_ 1800214376481816577