Paráfrases lexicais: fonte produtiva para definições e designações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laface, Antonieta
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alfa (São José do Rio Preto. Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/3934
Resumo: Trata-se de questão relativa à pedagogia-ensino do léxico, objeto de estudo e de discussão nos últimos anos. Considera-se a restrição do vocabulário do estudante como uma das causas do seu mau desempenho escolar. Discutem-se, no presente artigo, atividades com a palavra, encontradas em livros didáticos diversos. Sugere-se um trabalho pedagógico de leitura e de redação, centrado em paráfrases lexicais, no plano da sinonímia e da parassinonímia, fonte produtiva para definição e designações de objeto a ser descrito em contexto discursivo. A análise de um texto de Millôr Fernandes torna-se instrumento para demonstrar a validade deste tipo de trabalho sugerido - uma contribuição para melhor desempenho do estudante.
id UNESP-4_41cd0df47af3d3fd39ac1f6985ea60e7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3934
network_acronym_str UNESP-4
network_name_str Alfa (São José do Rio Preto. Online)
repository_id_str
spelling Paráfrases lexicais: fonte produtiva para definições e designaçõesLéxicovocabulárioensino do léxicoparáfrases lexicaisdefiniçãodesignaçãoTrata-se de questão relativa à pedagogia-ensino do léxico, objeto de estudo e de discussão nos últimos anos. Considera-se a restrição do vocabulário do estudante como uma das causas do seu mau desempenho escolar. Discutem-se, no presente artigo, atividades com a palavra, encontradas em livros didáticos diversos. Sugere-se um trabalho pedagógico de leitura e de redação, centrado em paráfrases lexicais, no plano da sinonímia e da parassinonímia, fonte produtiva para definição e designações de objeto a ser descrito em contexto discursivo. A análise de um texto de Millôr Fernandes torna-se instrumento para demonstrar a validade deste tipo de trabalho sugerido - uma contribuição para melhor desempenho do estudante.UNESP2001-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/3934ALFA: Revista de Linguística; v. 37 (1993): Lingüística e ensino de língua1981-5794reponame:Alfa (São José do Rio Preto. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/3934/3612Copyright (c) 2001 ALFA: Revista de Linguísticainfo:eu-repo/semantics/openAccessLaface, Antonieta2013-09-09T19:26:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3934Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1981-5794&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpalfa@unesp.br1981-57940002-5216opendoar:2013-09-09T19:26:37Alfa (São José do Rio Preto. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Paráfrases lexicais: fonte produtiva para definições e designações
title Paráfrases lexicais: fonte produtiva para definições e designações
spellingShingle Paráfrases lexicais: fonte produtiva para definições e designações
Laface, Antonieta
Léxico
vocabulário
ensino do léxico
paráfrases lexicais
definição
designação
title_short Paráfrases lexicais: fonte produtiva para definições e designações
title_full Paráfrases lexicais: fonte produtiva para definições e designações
title_fullStr Paráfrases lexicais: fonte produtiva para definições e designações
title_full_unstemmed Paráfrases lexicais: fonte produtiva para definições e designações
title_sort Paráfrases lexicais: fonte produtiva para definições e designações
author Laface, Antonieta
author_facet Laface, Antonieta
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Laface, Antonieta
dc.subject.por.fl_str_mv Léxico
vocabulário
ensino do léxico
paráfrases lexicais
definição
designação
topic Léxico
vocabulário
ensino do léxico
paráfrases lexicais
definição
designação
description Trata-se de questão relativa à pedagogia-ensino do léxico, objeto de estudo e de discussão nos últimos anos. Considera-se a restrição do vocabulário do estudante como uma das causas do seu mau desempenho escolar. Discutem-se, no presente artigo, atividades com a palavra, encontradas em livros didáticos diversos. Sugere-se um trabalho pedagógico de leitura e de redação, centrado em paráfrases lexicais, no plano da sinonímia e da parassinonímia, fonte produtiva para definição e designações de objeto a ser descrito em contexto discursivo. A análise de um texto de Millôr Fernandes torna-se instrumento para demonstrar a validade deste tipo de trabalho sugerido - uma contribuição para melhor desempenho do estudante.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-02-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/3934
url https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/3934
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/3934/3612
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2001 ALFA: Revista de Linguística
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2001 ALFA: Revista de Linguística
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv ALFA: Revista de Linguística; v. 37 (1993): Lingüística e ensino de língua
1981-5794
reponame:Alfa (São José do Rio Preto. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Alfa (São José do Rio Preto. Online)
collection Alfa (São José do Rio Preto. Online)
repository.name.fl_str_mv Alfa (São José do Rio Preto. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv alfa@unesp.br
_version_ 1800214375717404672