Um possível diálogo entre a teoria das operações enunciativas e a aquisição: identidade semântica e produtividade discursiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romero, Márcia
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alfa (São José do Rio Preto. Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/3183
Resumo: A partir de diálogos estabelecidos com o conceito de “função integrativa” da unidade linguística postulado por Émile Benveniste (1995) e com os conceitos de “noção” e “forma esquemática” postulados pela Teoria das Operações Enunciativas de Antoine Culioli (1990), sustentamos, neste artigo, que a identidade semântica da unidade linguística deve ser buscada no próprio desenrolar do processo enunciativo. Esses diálogos, ao estimularem uma ampla refl exão sobre o que vem a ser a matéria semântica da “palavra”, permitem, no abandono de toda estabilidade anterior à interação discursiva, avançar hipóteses sobre alguns dos temas que tanto interessam à aquisição de linguagem, em particular, à questão da produtividade da “palavra-frase” ou dos enunciados de um único termo que caracterizam os primeiros enunciados da criança. Permitem ainda mostrar, por meio da conceituação de “enunciado” como organização de “marcadores”, a criatividade enunciativa infantil relacionada à própria ausência de categorização gramatical prévia atribuída aos termos observados nas interações constitutivas da produção verbal da criança em seus primeiros enunciados.
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