“Il modello e il disegno sono italiani”: Os pintores brasileiros e a cultura artística europeia na Amazônia Imperial (1840-1880)
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Faces da História |
Texto Completo: | https://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/1133 |
Resumo: | Durante a segunda metade do século XIX, no contexto político do Segundo Reinado no Brasil, a Amazônia, particularmente a província do Pará, foi palco de um intenso intercâmbio econômico e cultural com os países da Europa Ocidental. Na época, as relações entre o extremo norte do país e o Velho Mundo se intensificaram, com destaque para o cenário artístico italiano. De lá chagavam objetos de arte, artistas e inovadores movimentos estéticos de alcance global. Enquanto isso, a província do Pará enviava para as academias italianas jovens aspirantes a artista, que deveriam aprender com a cultura figurativa produzia ali e, depois, propagá-la na Amazônia. É sobre esse vínculo entre o ambiente artístico paraense e a Itália que tratarei neste breve artigo. Foi exatamente nesse momento que esses laços culturais se estreitaram, produzindo um longo, frutífero e privilegiado diálogos no campo das artes. |
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“Il modello e il disegno sono italiani”: Os pintores brasileiros e a cultura artística europeia na Amazônia Imperial (1840-1880)Arte ItalianaAmazônia ImperialCultura artísticaDurante a segunda metade do século XIX, no contexto político do Segundo Reinado no Brasil, a Amazônia, particularmente a província do Pará, foi palco de um intenso intercâmbio econômico e cultural com os países da Europa Ocidental. Na época, as relações entre o extremo norte do país e o Velho Mundo se intensificaram, com destaque para o cenário artístico italiano. De lá chagavam objetos de arte, artistas e inovadores movimentos estéticos de alcance global. Enquanto isso, a província do Pará enviava para as academias italianas jovens aspirantes a artista, que deveriam aprender com a cultura figurativa produzia ali e, depois, propagá-la na Amazônia. É sobre esse vínculo entre o ambiente artístico paraense e a Itália que tratarei neste breve artigo. Foi exatamente nesse momento que esses laços culturais se estreitaram, produzindo um longo, frutífero e privilegiado diálogos no campo das artes.UNESP2018-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/1133Faces da História; Vol. 5 Núm. 2 (2018): Arte e Literatura na Amazônia Global; 85-102Faces da História; v. 5 n. 2 (2018): Arte e Literatura na Amazônia Global; 85-1022358-3878reponame:Faces da Históriainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/1133/1143Copyright (c) 2018 Faces da Historiainfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Silvio Ferreira2021-01-11T13:54:15Zoai:seer.assis.unesp.br:article/1133Revistahttps://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoriaPUBhttps://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/oai||facesdahistoria@assis.unesp.br|| facesdahistoria@gmail.com2358-38782358-3878opendoar:2021-01-11T13:54:15Faces da História - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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