Enquadrando o início da TV : projeções do cinema sobre a surgente televisão e o alerta do filme S.O.S. Tidal Wave (1939) acerca de fake news em telejornalismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Busetto, Áureo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Faces da História
Texto Completo: https://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/2314
Resumo: Focus and historical analysis of cinematographic productions shown in Brazil that, notably produced by Hollywood and defined as B-movie, incorporate television technologies or open TV as elements of their scripts, reflecting the advances of these in the course of the 1920s and 1930s. And the projections that film plots invest on the operation, uses and possible impacts of those technologies on society. All positioned, understood, and explained historically, at the intersection between technological, communicational, and sociopolitical dimensions. In the same way, it follows the detailed approach of the film S.O.S. Tidal Wave (1939), whose plot deals with the production of the emerging telejournalism, in addition to issuing a clear warning about the risks of televising fake news. Film plot mirroring the growing and widespread political use of the media, in general, and even the newcomer TV.
id UNESP-6_9f2f36b0ade26681df9dec911661bef0
oai_identifier_str oai:seer.assis.unesp.br:article/2314
network_acronym_str UNESP-6
network_name_str Faces da História
repository_id_str
spelling Enquadrando o início da TV : projeções do cinema sobre a surgente televisão e o alerta do filme S.O.S. Tidal Wave (1939) acerca de fake news em telejornalismo cinemafilme btelevisãotelejornalismofake newscinemab-movietelevisiontelejournalismfake newsFocus and historical analysis of cinematographic productions shown in Brazil that, notably produced by Hollywood and defined as B-movie, incorporate television technologies or open TV as elements of their scripts, reflecting the advances of these in the course of the 1920s and 1930s. And the projections that film plots invest on the operation, uses and possible impacts of those technologies on society. All positioned, understood, and explained historically, at the intersection between technological, communicational, and sociopolitical dimensions. In the same way, it follows the detailed approach of the film S.O.S. Tidal Wave (1939), whose plot deals with the production of the emerging telejournalism, in addition to issuing a clear warning about the risks of televising fake news. Film plot mirroring the growing and widespread political use of the media, in general, and even the newcomer TV.Enfoque e análise histórica de produções cinematográficas exibidas no Brasil que, notadamente produzidas por Hollywood e definidas como Filmes B, incorporam como elementos de seus roteiros tecnologias televisivas ou a TV aberta, a refletir os avanços dessas no correr dos anos 1920 e 1930. E as projeções que as tramas fílmicas investem sobre a operação, os usos e possíveis impactos daquelas tecnologias na sociedade. Todas posicionadas, compreendidas e explicadas historicamente, na interseção entre dimensões tecnológicas, comunicacionais e sociopolíticas. Com igual caminho, segue o enfoque detalhado do filme S.O.S. Tidal Wave (1939), cuja trama trata da produção do surgente telejornalismo, além de emitir claro alerta sobre riscos do televisionamento de fake news. Trama fílmica a espelhar o crescente e disseminado uso político dos meios de comunicação social, em geral, e mesmo da estreante TV.UNESP2022-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos parestext/htmlapplication/pdfhttps://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/2314Faces da História; Vol. 9 Núm. 1 (2022): A cultura cinematográfica e sua história; 58-82Faces da História; v. 9 n. 1 (2022): A cultura cinematográfica e sua história; 58-822358-3878reponame:Faces da Históriainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/2314/1938https://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/2314/1939Copyright (c) 2022 Áureo Busettoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBusetto, Áureo 2022-06-28T13:30:52Zoai:seer.assis.unesp.br:article/2314Revistahttps://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoriaPUBhttps://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/oai||facesdahistoria@assis.unesp.br|| facesdahistoria@gmail.com2358-38782358-3878opendoar:2022-06-28T13:30:52Faces da História - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Enquadrando o início da TV : projeções do cinema sobre a surgente televisão e o alerta do filme S.O.S. Tidal Wave (1939) acerca de fake news em telejornalismo
title Enquadrando o início da TV : projeções do cinema sobre a surgente televisão e o alerta do filme S.O.S. Tidal Wave (1939) acerca de fake news em telejornalismo
spellingShingle Enquadrando o início da TV : projeções do cinema sobre a surgente televisão e o alerta do filme S.O.S. Tidal Wave (1939) acerca de fake news em telejornalismo
Busetto, Áureo
cinema
filme b
televisão
telejornalismo
fake news
cinema
b-movie
television
telejournalism
fake news
title_short Enquadrando o início da TV : projeções do cinema sobre a surgente televisão e o alerta do filme S.O.S. Tidal Wave (1939) acerca de fake news em telejornalismo
title_full Enquadrando o início da TV : projeções do cinema sobre a surgente televisão e o alerta do filme S.O.S. Tidal Wave (1939) acerca de fake news em telejornalismo
title_fullStr Enquadrando o início da TV : projeções do cinema sobre a surgente televisão e o alerta do filme S.O.S. Tidal Wave (1939) acerca de fake news em telejornalismo
title_full_unstemmed Enquadrando o início da TV : projeções do cinema sobre a surgente televisão e o alerta do filme S.O.S. Tidal Wave (1939) acerca de fake news em telejornalismo
title_sort Enquadrando o início da TV : projeções do cinema sobre a surgente televisão e o alerta do filme S.O.S. Tidal Wave (1939) acerca de fake news em telejornalismo
author Busetto, Áureo
author_facet Busetto, Áureo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Busetto, Áureo
dc.subject.por.fl_str_mv cinema
filme b
televisão
telejornalismo
fake news
cinema
b-movie
television
telejournalism
fake news
topic cinema
filme b
televisão
telejornalismo
fake news
cinema
b-movie
television
telejournalism
fake news
description Focus and historical analysis of cinematographic productions shown in Brazil that, notably produced by Hollywood and defined as B-movie, incorporate television technologies or open TV as elements of their scripts, reflecting the advances of these in the course of the 1920s and 1930s. And the projections that film plots invest on the operation, uses and possible impacts of those technologies on society. All positioned, understood, and explained historically, at the intersection between technological, communicational, and sociopolitical dimensions. In the same way, it follows the detailed approach of the film S.O.S. Tidal Wave (1939), whose plot deals with the production of the emerging telejournalism, in addition to issuing a clear warning about the risks of televising fake news. Film plot mirroring the growing and widespread political use of the media, in general, and even the newcomer TV.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/2314
url https://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/2314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/2314/1938
https://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/2314/1939
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Áureo Busetto
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Áureo Busetto
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Faces da História; Vol. 9 Núm. 1 (2022): A cultura cinematográfica e sua história; 58-82
Faces da História; v. 9 n. 1 (2022): A cultura cinematográfica e sua história; 58-82
2358-3878
reponame:Faces da História
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Faces da História
collection Faces da História
repository.name.fl_str_mv Faces da História - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||facesdahistoria@assis.unesp.br|| facesdahistoria@gmail.com
_version_ 1800215832497750016